[0] A educação como agente de mudança (de voto)

Artur Salles Lisboa de Oliveira - É um consenso que a Educação é um forte agente de mudanças, já que com um amplo acesso a livros e, por conseguinte, ao conhecimento, argumentam os defensores da ansiada revolução educacional, a população teria mais elementos para tomar decisões melhores. A leitura , sem sombra de dúvida, permite que tenhamos um entendimento maior da realidade que nos cerca, mas será que no que diz respeito à escolha de representantes, um nível maior de desenvolvimento intelectual desempenha realmente um papel t

[0] Documentários sobre a Segunda Guerra Mundial

Paulo Roberto Elias - Documentários sobre a Segunda Guerra feitos após a abertura de arquivos revelam a estrutura política que ainda se vive em muitos países.

[0] Pinturas no Google: o Van Gogh do ímã de geladeira

Fernand Alphen - O jornalista escreveu: “Agora, as pessoas terão acesso a milhares de obras classificadas por data, popularidade e cor”. Ah tá. A democratização da cultura.

[0] WordPress, Joomla ou Drupal qual escolher

Vicente Tardin - Saiba responder depois de comparar as características, os números, as vantagens, os pontos fortes e os pontos fracos dos três CMSs.

[0] Trabalhando com conforto no Windows 10 Creator Update

Paulo Roberto Elias - O Windows 10 Creator Update traz uma inovação na forma de ajustar a interface gráfica de programas para as telas com resolução alta.

[0] Robô Baxter dá um passo adiante na interação com o humanos

Edmardo Galli - A principal função do robô Baxter é identificar um pensamento. É o começo de uma nova era, com a expansão das fronteiras da interação entre humanos e robôs.

[0] Os táxis perderam a capacidade de serem regulados pelo consumidor

Carlos Nepomuceno - O modelo dos táxis faliu, como outros na sociedade, pois o mundo aumentou o patamar de complexidade demográfica e o modelo de administração não acompanhou.

[0] Taxa de rejeição alta nem sempre é problema, conversão baixa sim

Rafael Damasceno - Taxa de rejeição alta é métrica secundária. Muito mais importante é a taxa de conversão, que mostra onde e como o site está gerando dinheiro.

[0] Sully: um roteiro sobre heroísmo, sem super heróis

Paulo Roberto Elias - Sully, filme de Clint Eastwod, aborda a salvação heróica de 155 pessoas, devia servir de lição a estúdios que exploram o tema de forma incessante.

[0] Como imagens e objetos fofos influenciam o consumo hedonista

JC Rodrigues - Como as imagens de bebês e bichinhos e os objetos inanimados que incorporam elementos fofos podem influenciar no uso ou no consumo mais tolerante, digamos assim.

[0] Drive para reproduzir Blu-Ray 4K lançado no mercado

Paulo Roberto Elias - A Pioneer lança um drive interno e outro externo para reproduzir Blu-Ray 4K. Mas o usuário vai enfrentar obstáculos com esquemas de proteção contra cópia.

[0] Caixas com CDs movimentam o mercado de discos com discrição

Paulo Roberto Elias - Caixas com CDs diversos e raros têm aparecido no mercado de discos brasileiro, embalados em cartolina simulando as capas dos LPs antigos. As remasterizações estão ótimas.

[0] Filme Miles Ahead é uma homenagem a Miles Davis

Paulo Roberto Elias - No ano passado, o ator Don Cheadle levou à tela um filme com o título “ Miles Ahead ”, no qual ele coloca a sua admiração de fã ao lendário trompetista de Jazz Miles Davis , atuando como co-roteirista e diretor. Eu devia estar distraído o suficiente para não ter notado o lançamento nos cinemas deste filme (não há inclusive registro no IMDb sobre isso), então tive que assistir pela TV. Para quem ainda não viu ou não sabe do que se trata, o trailer, com legendas em português dos patrícios, pode s

[0] A inclusão digital funcional

JC Rodrigues - Estudo avalia o uso da internet como ferramenta para crescimento pessoal e profissional e percebe que boa parte das pessoas não acredita que isso é possível ou não entende como poderia ser.

[0] Reviews falsos no e-commerce atrapalham todos

Tatiana Pezoa - Confiança é o pilar básico no comércio, que sofre quando os próprios lojistas contratam pessoas para escrever sobre um determinado produto.

[0] O marketing de conteúdo na construção de autoridade

Sandro Lenzi - Pare e pense: quem te influencia? Não tem jeito, alguém ou alguma marca, em dado momento, influencia sua vida e suas tomadas de decisão. Isso não é ruim. Porém, é preciso entender como este processo acontece. Ele se baseia em uma das premissas do marketing digital e do inbound em geral: criação de autoridade. Mas como o marketing de conteúdo influencia nesta construção? Esta é uma das dúvidas mais comuns dos clientes que procuram esta solução. Como o marketing de conteúdo nos auxilia na constru

[0] O papel do professor no processo do ensino para a aprendizagem

Cíntia Oliveira Pires Galego - O papel do professor: mesmo sem recursos, a criatividade e a vontade de transmitir a força das ideias vai se encarregar de que a aprendizagem aconteça.

[0] Dieta financeira: conquiste 120 mil em 10 anos

Reinaldo Domingos - A dieta financeira junta o útil ao agradável: ter uma alimentação saudável e conquistar uma boa quantia ao longo dos anos. Economize R$ 120 mil em 10 anos.

[0] Novo modelo administrativo tira a gestão do gerente

Carlos Nepomuceno - A principal mudança hoje acontece na administração, onde a gestão caminha para a curadoria baseada em reputação digital, na qual todos avaliam todos.

[0] Reviews negativos no e-commerce têm valor, entenda

Tatiana Pezoa - Não esconda as opiniões negativas. Responda, identifique e resolva o problema, se for no seu serviço. E as críticas aos produtos ajudam os compradores.

[0] Se cancelar a TV por assinatura ninguém vai notar

Michel Lent Schwartzman - Netflix e os novos canais de TV não vão conseguir pagar as contas e bancar todo o custo das incríveis produções que tanto adoramos.

[0] Há um continente 3.0 e não o enxergamos

Carlos Nepomuceno - Há um novo mundo a ser desbravado e o principal problema é psicológico: a incapacidade que temos de ver que os limites antigos não existem mais.

[0] Está difícil ir ao cinema e não é por causa da idade

Paulo Roberto Elias - Filmes novos destinados a grandes bilheterias chegam às telas com problemas técnicos capazes de fazer fãs e cinéfilos desistirem de ir ao cinema.

[0] Acerte na hospedagem de seu site

Arthur Furlan - Ao contratar hospedagem para o seu site, a escolha por um cloud server é a mais segura em qualidade e previsão de custos. Entenda por quê.

[0] Uma reflexão sobre a lavagem de dinheiro no ambiente digital

JC Rodrigues - A digitalização das relações financeiras abriu um caminho para o dinheiro de origem ilícita. Quanto já deve estar circulando em nossas lavanderias virtuais?

[0] Como atrair visitas para uma loja virtual

Márcio Eugênio - A propaganda continua sendo a alma do negócio, seja ele virtual ou físico. Se você não mostrar o que tem para vender ou oferecer seu negócio, não terá sucesso. A propaganda impulsiona seu produto ou serviço para as pessoas com o intuito de que elas conheçam e saibam quem você é, o que faz, como faz e onde se encontra, junto com outros fatores e um conjunto de ações que farão seu negócio aparecer e começar a existir para todos. Vamos estudar alguns tópicos para você iniciar sua divulgação Crie u

[0] Apresentação de campanha

Fernand Alphen - Propaganda é assunto sério e caro. Mas a apresentação de campanha poderia ser menos pretensiosa e deixar de parecer o oposto do que deveria ser.

[0] Tudo sobre o Dolby Atmos, o som 3D, em um só filme

Paulo Roberto Elias - Durante uma das últimas visitas ao shopping eu acho na prateleira da loja a cópia da edição em lançamento do Blu-Ray do filme “ A Invocação do Mal 2 ”, com trilha sonora Dolby Atmos/Dolby TrueHD 7.1 canais. Não fazia tanto tempo assim que se viu o lançamento aqui de “ A Colina Escarlate ”, estreando uma trilha em DTS:X, por coincidência com requintes de filmes de terror, embora predominantemente em estilo gótico. Não tendo visto sequer “A Invocação do Mal” versão 1, eu fiquei na dúvida se devia

[0] No esplendor do 70 mm

Paulo Roberto Elias - Uma edição recente em Blu-Ray do filme Oliver!, dirigido por Carol Reed, relembra a apresentação espetacular em cinema com tela de 70 mm.

[1] Conteúdo para cadastrar produtos no e-commerce - Webinsider

Ao cadastrar itens de sua loja, use boas imagens e conteúdo original que descreva o produto o melhor possível. Evite copiar o que já existe e se destaque.

[4] Passado digital dificulta migração para outra rede social

O Facebook ampliou o alcance dos posts orgânicos familiares e a recuperação do histórico para que você não tenha vontade de migrar para outra rede.

[4] Trabalhar com marketing digital: o início - Webinsider

Para dar certo é preciso ter uma boa estratégia. Use estas referências para criar um plano completo e trabalhar com marketing digital.

[1] Cinema fechado para reforma

Eu conheci o Renato Santana em um dos eventos do Festival Cinemúsica, que rola todo ano no mês de setembro em Conservatória, Rio de Janeiro. E ainda por esses dias encontrei de novo, casualmente, com ele, quando então tivemos chance de conversar sobre a situação atual da memória dos cinemas que fecharam as portas e sobre os quais perdura uma imensa dificuldade de se encontrar fotos, imagens e documentação de projetores e cabines. O Renato, que tem ótimo conhecimento sobre projetores, e que even

[4] O bom atendimento ao cliente no e-commerce

Bom atendimento ao cliente – é tudo o que um empreendedor de e-commerce deve buscar ao se relacionar com seu público. E aqueles que realizam essa tarefa devem ser especialmente treinados, não só para desenvolver uma compreensão profunda do produto em si mas também para manter um excelente serviço de interação entre o cliente e a empresa. Se você é um empresário, com certeza já passou por uma situação onde teve tempo limitado para dar um bom atendimento e o cliente apresentou um feedback negativ

[68] Impressão 3D aplicada à reconstrução facial forense - Webinsider

Reconstrução facial forense, termo que nos remete ao seriado de TV CSI, de fato tem tudo a ver com as histórias de investigações da popular série do canal CBS. Mas na vida real você faz ideia de como trabalha um cientista forense? Qual a formação desse profissional e as áreas de atuação envolvidas? Com o avanço da tecnologia, uma delas passou a ser, sem dúvida, a modelagem 3D. E, por consequência, também a impressão 3D. Paulo Miamoto é um desses profissionais. Cirurgião-dentista especializado e

[0] Impressão 3D com tecnologia aberta aplicada à Reconstrução Facial Forense - Webinsider

Reconstrução facial forense parece um termo extraído do seriado de TV CSI. E, de fato, tem tudo a ver as histórias de investigações da popular série do canal CBS. Mas, na vida real, você faz ideia de como trabalha um cientista forense? Qual a formação desse profissional? E quais são as áreas de atuação envolvidas? Com o avanço da tecnologia, uma delas passou a ser, sem dúvida, a modelagem 3D. E, por consequência, também a impressão 3D. Paulo Miamoto é um desses profissionais. Cirurgião-dentista

[4] A robotização da administração

Os novos modelos de negócios baseados na descentralização são temporários. Depois deles vem a robotização da administração, com agentes inteligentes.

[3] Entenda o ZMOT, o momento zero da verdade

ZMOT, de Zero Moment of Truth, é um termo criado pelo Google para mostrar como a internet influencia a decisão de compra e o comportamento do consumidor.

[0] Eles não inventaram a internet

Por que será que existem países e fronteiras? E por que existe voto e por que a maioria é quem decide? Por que pagamos impostos? Por que existem poucos que decidem pelo preço que muitos vão pagar? Por que tenho que provar que eu sou eu e minha presença é menos importante que minha senha? Por que tudo bem esquecer minha senha mas tenho que lembrar o nome do meu primeiro animal de estimação? Por que não posso ganhar relevância sem tem que decifrar as esfinges algorítmicas dos dois poderosos Cthul

[1] Botchatters trazem inteligência artificial para o atendimento

Facebook disponibilizou sua API para que desenvolvedores de botchatters utilizem o Messenger como um novo canal de atendimento automático.

[0] Office Linkedin Skype juntos recolhem big data sobre o usuário

Que tal criar uma mega e avassaladora plataforma “tudo-em-um”? Que tal construir uma espécie de vestíbulo digital com a força de atração de um buraco negro e que reúna, em sua órbita gravitacional, praticamente todas as aplicações essenciais de uso profissional acessadas em nosso planeta? Em síntese, que tal possuir uma unidade de atração que faça convergir para si praticamente todas as funcionalidades de serviços de interação, comunicação e desktop demandadas pelo usuário? Que tal um “tudo-sob

[1] Warner faz recall de Victor Victoria em Blu-Ray

A edição em Blu-Ray da comédia Victor Victoria foi interrompida pelo recall do disco, que apresentou uma falha quase imperceptível na nova master.

[0] Marketing de conteúdo não é garantia de vendas

Opinião: o marketing de conteúdo atrai o cliente, ensina o cliente e daí espera ser lembrado por ele numa venda que dificilmente acontece. Você concorda?

[0] Relatórios demais, comunicação de menos

No planejamento de mídia ainda falta sinergia entre a área de mídia e disciplinas como CRM, business intelligence, planejamento e criação.

[0] Emojis na comunicação

Diversas empresas e projetos acadêmicos buscam, há tempos, eliminar ou minimizar os desafios criados pelos problemas de comunicação.

[0] Por que uberizar uma empresa tradicional

Como a cultura Uber vai influenciar o mercado e a sua empresa? Esta é discussão que desejo propor aqui e peço sua sugestão sobre como conduzir o projeto

[0] Reprodutor UHD para Blu-Ray 4K, cercado de dúvidas e incertezas

Aonde estão os players UHD para discos Blu-Ray 4K? A indústria mostra sinais de vacilo, apesar do formato já existir há algum tempo.

[3] A disrupção no varejo: esteja preparado

Disrupção no varejo exige proatividade: você sabia que até 2020, 4 dos 10 líderes de mercado em cada indústria devem perder seu posicionamento no mercado? A previsão é do Global Center for Digital Business Transformation, iniciativa da IMD e da Cisco, que lançou em junho de 2015 o estudo Digital Vortex – How digital disruption is redefining industries (pdf). O “chacoalhão” no mercado tem origem específica: a disrupção causada pelas novas tecnologias. Disrupção no varejo Super em voga no meio do

[0] Afinal, o que é educação financeira? - Webinsider

Identifique o seu objetivo (ou sonho) e dê preferência a ele, em vez do consumo impulsivo, compulsivo e inconsciente. Daí você vai para a frente.

[3] Nunca é tarde para iniciar no marketing digital

A grande maioria das empresas ainda não se mexeu realmente. Pois agora é hora de plantar: nunca é tarde para iniciar no marketing digital.

[1] Cinerama

A extinção do processo Cinerama nos cinemas deixou a lacuna de um formato difícil de superar. Saiba como era o cinema em tela curva de antigamente.

[4] Como anunciar de graça no Google (digamos assim) - Webinsider

Eu sei que parece bom demais pra ser verdade. Se você for do tipo desconfiado – como eu – vai achar que tem alguma coisa estranha no título e na promessa deste texto. Mas, acredite! É possível anunciar de graça no Google, sim. Em tempos de crise, a primeira coisa que os gestores de empresas e de marketing pensam é: “cortar gastos”. Até aí, tudo bem. Um fluxo de caixa saudável é o que há de mais importante para qualquer empresa se manter de pé em tempos de vendas incertas. O problema é quando “g

[7] "Realidade aumentada, eu escolho você!" - Webinsider

Para quem não é “dos games”, era uma vez três empresas que dominavam as plataformas (consoles) que as criancinhas de 4 a 80 anos jogavam: Sony, Microsoft e Nintendo. Embora esta última tivesse uma apaixonada legião de fãs e clássicos personagens – reconhecidos até mesmo por quem não vive neste universo lúdico -, suas mais recentes empreitadas corporativas causaram nada mais que frustração. Vamos ver o que falaram os números:   Valor das ações da Nintendo desde 1999: aquela montanhazinha ali foi

[9] Administração em crise hoje. Entenda os motivos

A gestão é filha da era cognitiva escrita e a curadoria digital será filha da internet. Algoritmos sociais inteligentes no lugar da administração em crise.

[0] A educação a distância reforça as bases do conhecimento

Aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser: os quatro pilares do conhecimento proporcionam educação permanente por meio da autonomia.

[0] Internet das coisas é conectar com inteligência - Webinsider

Quem nunca sonhou em poder assistir videos de receitas no YouTube diretamente da porta da geladeira? Ou conectar seu celular via bluetooth para ligar a cafeteira? Na verdade ninguém… ainda bem! Na busca pelo próximo Google ou próximo Facebook, as atenções atualmente estão voltadas a dois conceitos tecnológicos: realidade virtual (que não é tema deste texto) e… rufem os tambores… Internet das Coisas! (que é tema desse texto). A Internet já foi uma rede de computadores, depois passou a ser consid

[3] O inbound marketing em empresas com cultura de startup

Estudo de caso: como o inbound marketing apoiou o surgimento de uma gráfica online self service com metodologias e ferramentas utilizadas por startups.

[1] Cannes ou E3?

Cannes continua essencial: onde antes havia apenas prêmios, hoje você tem palestras de alto nível e uma semana para fazer contatos e gerar negócios.

[1] Tecnologia e comportamento estão mudando as cidades

Cidades em transformação intensa refletem mudanças na economia, na tecnologia e no comportamento. Gerir áreas urbanas é um dos desafios de hoje.

[1] Otimização vertical analisa seu site diante da concorrência

Para começar, vemos ver o que a concorrência faz para se classificar na primeira página. Qualquer site que ocupe os primeiros lugares deve ser compreendido.

[1] O som nosso de cada dia

É possível entender a fascinação do aficionado pelo som de qualidade. O som que nos cerca interage com a mente, de formas diferentes em cada pessoa.

[0] A questão está no tamanho do pescoço - Webinsider

Se baixar o sarrafo na televisão, leva pito da Corte, se criticar a propaganda na internet chateia os bannersdependentes, se opinar sobre a gestão estratégicas das agências, magoa os amigos. Mas, relativizar a opinião é polêmica reversa: a televisão não está em estado avançado de putrefação nos lares de milhões de brasileiros (Revista About – março de 1996) nem a mídia, na internet, continua, melancolicamente, bannerdepentente (BlueBus – agosto de 2001), tampouco as agências chafurdam em pântan

[10] E a internet acabou criando o filtro bolha

Filtros de preferência são um conforto. Mas atenção: vamos tomar controle sobre o conteúdo que consumimos, antes que alguém faça isso por nós.

[6] A função do marketing digital em seu negócio

A principal função do marketing digital é aumentar as vendas. Entenda como funciona uma estratégia completa baseada em conteúdo em frentes diferentes.

[0] Mao3D, o programa que constrói próteses

Maria Elizete Kunkel é uma dessas nordestinas “arretadas”: nascida em Fortaleza, filha de pais que não tiveram acesso à educação formal, sua garra e determinação a levaram a ser uma das quatro mulheres a concluir a graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará, em uma turma de 40 pessoas. Isso pelos idos de 2000. Apenas 16 anos depois, Maria Elizete acumula um doutorado em Biomecânica pela Universidade de Ulm, na Alemanha, um mestrado em Bioengenharia pela USP e dezenas de artigos publ

[10] Fracasso da Oi é mais um fracasso do Brasil - Webinsider

O pedido de recuperação judicial da Oi se apresenta como um divisor de águas na história do setor de telecomunicações brasileiro. Mesmo se tratando de um fato que já era esperado, um ciclo auspicioso de 19 anos iniciado com a privatização das telecomunicações iniciado em 1997, que teve seu ápice com a oferta de serviço de telefonia móvel a custos acessíveis a qualquer brasileiro, sofreu ontem no mínimo um movimento de inflexão, quiçá o começo de seu ocaso. Sob a ótica do Poder Público assinala

[1] Games revitalizam a narrativa no cinema

Desde 2015 a indústria de games já supera a de cinema. Em bom tom, isso quer dizer que “tem mais dinheiro sendo gasto com jogos do que com filmes”. Repare que não necessariamente estamos falando do número de pessoas consumindo estes diferentes meios, mas sim do volume de dinheiro que circula em cada um. Se considerarmos que os games ainda são vistos por alguns como um mercado de nicho, nossa, ainda tem espaço pra caramba para encher os bolsos. Para se ter uma ideia, dados de 2013 indicam que os

[0] buscador-de-gifs-animados

Use o Giphy, buscador de gifs, para encontrar imagens animadas e depois fazer memes e gracinhas nas redes sociais e elevar seu poder de comunicação.

[0] Para o professor que deseja educar para a cidadania

Educar cidadãos pensantes é o grande desafio dos professores. No entanto, é preciso ir muito além das reflexões e debates. É preciso agir. Só podem formar cidadãos pensantes, críticos e transformadores os educadores dotados destas qualidades. Não se pode esquecer que o processo de ensino e aprendizagem é bilateral. Da parte do educador se espera competência técnica (saber fazer) e um modelo de conduta (o aluno se espelha no professor, por isso suas atitudes e postura são fundamentais para que o

[2] A diferença entre a comunicação e o marketing - Webinsider

  Assim como acontece em qualquer mercado de trabalho, as ações de comunicação e marketing no mercado digital surgiram sem que ninguém dissesse ‘já!’. Profissões e atividades nascem da demanda do mercado e aos poucos vão se formalizando, não há um ponto de partida exato. A diferença, com a web, é que tudo aconteceu na velocidade da luz. Quando a teoria é atropelada pela prática, como ocorre desde meados dos anos 90 com o mercado digital, os profissionais – eu e você – muitas vezes precisam tate

[4] A minha senha é 123456

Muita gente ainda é bastante despreocupada com senhas seguras e usa o que vem à cabeça. Qual a sua senha no Linkedin? A minha senha é 123456.

[0] Equívocos do abandono do áudio de alta resolução

Equipamentos de áudio de alta resolução colocaram a reprodução de música gravada no mais alto nível. Só que a mídia desapareceu das prateleiras das lojas.

[2] Vou traduzir o meu site. Como devo proceder?

Aplicar uma estratégia de SEO internacional é ajudar seu site a entrar no radar do público que faz busca nos países que você deseja atender.

[3] A internet é o território livre dos monopólios

A atual concentração de pessoas em uma mesma plataforma é uma situação absolutamente sem precedentes. O Facebook é o país mais populoso do mundo.

[1] Não seja uma escrava do smartphone

A internet foi a grande inovação dos últimos tempos nos quatro cantos do planeta, possibilitando que povos distantes se encontrassem e dúvidas fossem esclarecidas. Com ela, surgiu a possibilidade de encontrar todo tipo de coisa que buscamos em apenas um clique, abrindo caminho para os estudos e para os negócios. A tecnologia hoje nos dá respostas na palma da mão. Mas não paramos para refletir até que ponto o que é bom é também ruim para a sociedade? Os impactos positivos são óbvios, pois houve

[1] Os direitos do investidor em startups

Pontos que um VC valoriza em um investimento: poder continuar investindo, poder sair e poder participar das decisões. Entenda os direitos pro rata.

[0] Vida vivida e vida compartilhada

Empresas e marcas que oferecem experiências presenciais devem planejar suas iniciativas considerando duas expectativas simultâneas.

[0] Comunicação é uma das quatro pernas do marketing

Entenda a diferença entre comunicação e marketing: comunicação é uma das quatro estratégias de marketing que fornecem equilíbrio e força para a empresa.

[0] Wolfram Alpha e DuckDuckGo, buscadores à moda antiga

Os resultados de busca são influenciados pelos rastros que espalhamos na navegação. Wolfram Alpha e DuckDuckGo optam por não considerar estes dados.

[0] O perigoso precedente do controle de conteúdo

Estamos entrando em um nível de controle de conteúdo onde empresas e governos começam a definir o que é certo ou errado, o que podemos ver, dizer ou saber.

[0] Um robô em casa

Logo teremos máquinas andando pela casa, com quem conversaremos e a quem pediremos coisas. Um robô em casa é um posto avançado de internet das coisas.

[0] Duas ou três coisas que se pode fazer com os upmixers modernos

O esforço de instalar um som em casa é beneficiado pela descoberta de novas qualidades das trilhas sonoras mais antigas nos upmixers modernos.

[0] Montar frotas de Uber é fazer mais do mesmo

Montar frotas de Uber é repetir um modelo semelhante ao das frotas de taxis. Isso está apenas criando novos ou alterando o modus operandi dos antigos.

[1] Show me the money!

Disrupção nos serviços financeiros: a internet sacode os bancos com a abordagem das Fintechs. Digitalizando os pilares da sociedade parte 2.

[0] New York Times reformula seu jornalismo

Segundo o Poynter, no texto The New York Times of the future is beginning to take shape , o editor-executivo Dean Baquet soltou um memorando onde relacionou vários passos de um projeto que visa reformular a redação para atingir “dominância jornalística”. Algumas das medidas: Deixar de fazer da cobertura jornalística uma “commodity” . O mercado digital oferece infinitas opções para o leitor e o jornal deve se focalizar na cobertura exclusiva, jornalismo e informações que os leitores podem usar p

[2] O mercado de mídia em 2006, lembra como era?

Há exatos dez anos eu e os sócios da AgênciaClick lançávamos a MídiaClick, primeira agência de marketing de performance do Brasil. O vídeo de lançamento ainda está disponível no YouTube, caso você tenha curiosidade: De lá pra cá, muita coisa mudou: a Click virou Dentsu, a MídiaClick virou iProspect e hoje em dia quase todas as agências têm um departamento de BI e falam sobre KPIs. Mas tudo começou com a MídiaClick. Em 2006, o Google comemorou seu primeiro ano de Brasil. Sim, até 2005 a única ma

[0] A base da trilha sonora digital moderna

Para reproduzir o melhor som em um home theater é preciso ter o número de canais previsto na mixagem, mas os codecs ajudam a resolver. Veja como.

[0] Estratégias para escolher o assunto no e-mail marketing

Você já parou para pensar em quantos e-mails você recebe por dia? Newsletters, recados do trabalho, reuniões, convites para eventos, promoções, cupons de desconto, notificações de mídias sociais… Sempre há algo acontecendo e é preciso muita força de vontade para lutar contra a procrastinação e deixar a caixa de entrada limpinha, com todas as tarefas encaminhadas (os adeptos do Getting Things Done podem discordar). Mas a grande questão para nós, profissionais de marketing, é: o que faz com que v

[2] Digitalizando os pilares da existência humana (1)

Clay Shirk, esse simpático senhor da foto abaixo (que parece o Tom Hanks careca), é professor da Universidade de Nova York, autor do livro “Here comes everybody” e um dos mais influentes estudiosos dos impactos sociais e econômicos da Internet. Ou talvez você o conheça pela onipresente (ao menos em cursos de inovação) frase: A revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas. Acontece quando a sociedade adota novos comportamentos. Clay Shirky A conectividade (hoje representada

[5] Como fazer buscas melhores no Google

Dicas e truques para achar mais facilmente o que você procura no Google. Veja algumas ações muito simples para buscas mais focadas.

[1] A importância de aprender programação

Hoje no Brasil, algumas escolas na vanguarda do ensino médio já introduziram no currículo o aprendizado de programação de computadores. Nos Estados Unidos, o próprio Presidente Barack Obama tomou a iniciativa de promover a introdução do ensino de programação para todos (1). Parece senso comum que, dentro de alguns poucos anos, o ensino de programação será parte da grade curricular das escolas de ensino médio e, talvez até, da grade do ensino fundamental. Aprender programação é bom para qualquer

[6] Mercado de mídia em transição acelerada

Pesquisa da comScore nos EUA sugere um mercado de mídia cada vez mais interconectado, com os consumidores acessando conteúdos em mais telas do que nunca.

[0] Arriflex Alexa digital

A apreensão com a qualidade de produção de filmes com o uso de câmeras digitais acabou. A Arri Alexa está nos mostrando a excelência na captura e no aumento de recursos de pós-produção, em Hollywood e no resto do planeta.

[3] Onde Dilma errou na estratégia de comunicação

Em cursos e palestras, é comum me perguntarem sobre a forma como a presidente Dilma Rousseff se comunica. Isso de deve aos incontáveis memes e vídeos de discursos em que a presidente profere frases mal formuladas ou incoerentes, especialmente quando retiradas do contexto. O alerta que faço é que frases mal formuladas em discursos podem arranhar a imagem de quem as profere, mas o grande comprometimento da credibilidade e da liderança decorre de falhas na estratégia de comunicação. Mais do que pe

[7] Como a internet ajudou a tirar Dilma do poder

O historiador Marco Antonio Villa em artigo no Globo , no dia 05/04/16, sobre o governo Lula comenta: “A participação das ruas na política brasileira inaugurou um novo momento na nossa história. É incrível o desinteresse da universidade em estudar o fenômeno representado, entre outros, pelos movimentos Vem pra Rua e Brasil Livre.” Concordo com ele, mas há pesquisadores no Brasil estudando o assunto, mas não na universidade, pois lá não é ambiente de pesquisa e produção de livre conhecimento – a

[4] Apps de mensagem: a nova plataforma promissora

WhatsApp, Messenger... ferramentas de comunicação usadas por bilhões de pessoas, apps de mensagem vão evoluir para uma plataforma completa de serviços.

[1] Políticos na internet não sabem o que fazem

Políticos na internet estão deslocados no uso da tecnologia, na condução da comunicação e na falta de estratégia. Veja o que poderiam fazer para melhorar.

[1] O aumento da amplificação na reprodução do som 3D

Som 3D completo em casa demanda um número de canais maior. É no momento da instalação que a ficha vai caindo: é preciso uma amplificação adicional.

[2] Facebook engulindo o jornalismo. Entenda

Segue o texto de Emily Bell, diretora do Tow Center for Digital Journalism na Columbia Journalism School, que editei e traduzi, a partir do post Facebook is eating the world . É de espacial interesse de jornalistas, editores e empresa de comunicação. . . . “Algo muito dramático está acontecendo com nosso ambiente de mídia, a esfera pública e nossa indústria jornalística, passando quase totalmente despercebida e certamente sem o nível de escrutínio público e debate que merece. Nosso ecossistema

[0] Vídeo online monetiza e comunica

Para se diferenciar e atingir a audiência certa, é preciso produzir conteúdo premium, focado em um nicho, altamente relevante e com qualidade.