[0] A China enviará dois robôs para estudar a Lua

Lucas Rosa - Por Kristin Houser Publicado na Futurism A face distante A Agência Espacial Chinesa está mirando nas estrelas. Bom, mais precisamente, para a Lua. Na última Quarta, a nação compartilhou detalhes sobre a sua missão Chang’e-4 durante uma conferência de imprensa em Beijing. De acordo com um oficial da China’s National Defense Science and Technology Bureau, a […] O post A China enviará dois robôs para estudar a Lua apareceu primeiro em Universo Racionalista .

[0] A DeepMind criou um teste de QI para Inteligências Artificiais

Lucas Rosa - I.A.s já estão bastante eficazes em completar tarefas específicas, mas ainda falta muito para obterem inteligência geral, o tipo de capacidade intelectual generalizada que permitiria à I.A. navegar o mundo da mesma maneira que seres humanos e até algumas espécies de animais fazem.

[0] Divulgação científica em áudio: podcasts de ciência no Brasil

Universo Racionalista - Uma equipe de cientistas composta por produtores do podcast Dragões de Garagem analisou dados referentes aos podcasts de ciência brasileiros e encontraram um aumento no número de ouvintes e no interesse por conteúdos científicos disponíveis em podcasts. O artigo foi publicado de forma online nos Anais da Acadêmia Brasileira de Ciências.

[0] Este é o 'Hyperloop', o transporte do futuro com o qual viajaremos a 1.200 km/h

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Este é o 'Hyperloop', o transporte do futuro capaz de interligar cidades a uma velocidade de até 1.200 km/h. Por meio de cápsula conectada a uma rede de túneis no subsolo, será possível viajar de Nova York à capital dos Estados Unidos em 29 minutos, segundo seu idealizador, Elon Musk.

[0] Biohackers criam malware utilizando DNA humano

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Os hackers estão se tornando cada vez mais criativos para gerar métodos para infectar todos os tipos de dispositivos, mas talvez você não imaginasse um malware baseado no DNA humano.

[0] O maior catálogo de malware para treinar a Inteligência Artificial contra hackers

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - O EMBER aplica simulações de programas benignos e malignos, para ensinar as máquinas a distinguir o software malicioso, sem correrem o risco de ser infectadas. Embora a ideia seja ótima, os ciberdelinquentes também poderão usá-la para burlar qualquer Inteligência Artificial.

[0] A maior preocupação do chefe dos hackers da NSA é a Internet das Coisas

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Rob Joyce diz que não dorme à noite devido a ameaças latentes de sistemas como ar condicionados, que foram conectados sem segurança suficiente.

[0] Uber planeja com a NASA o táxi voador

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - A NASA assinou um acordo com a Uber Technologies sobre conceitos e tecnologias relacionadas à futura mobilidade área urbana (UAM) para que ela possa ser desenvolvida com segurança e eficiência.

[0] Cientista australiano de 104 anos viaja à Suíça para morrer

Universo Racionalista - O cientista mais velho da Austrália, que deu o que falar aos 102 anos quando uma universidade tentou demiti-lo, viajará no início de maio à Suíça para encerrar sua vida, anunciou uma associação de defesa do direito à eutanásia.

[0] Pesquisadores criam relógio que exibe sua tela na pele

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, desenvolveram um relógio especial, que exibe uma tela de toque funcional na pele. A ideia eliminaria a principal desvantagem do smartwatch, uma tela pequena.

[0] Biotecnologia: hackeando bactérias para que elas façam qualquer coisa

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Em um artigo de 2015, a revista Wired intitulou um texto sobre a Ginkgo Bioworks de "Mova, Jony Ive. Os biólogos são as novas estrelas do design". A manchete continha uma advertência e uma profecia.

[0] Nave espacial que se esquiva de detritos poderia usar tecnologia semelhante à Bitcoin

Caetano Reis - Por Elizabeth Howell Publicado no Space As futuras naves espaciais poderiam pensar por si próprias usando a mesma tecnologia que alimenta o Bitcoin. Um novo subsídio da NASA de US$330.000 apoia o trabalho de desenvolver naves espaciais autônomas que poderiam tomar mais decisões sem intervenção humana. Um exemplo poderia ser o de permitir que espaçonaves […] O post Nave espacial que se esquiva de detritos poderia usar tecnologia semelhante à Bitcoin apareceu primeiro em Universo Racionalista .

[0] EUA aprova plano de Musk para criar uma rede planetária de Internet com 4 mil satélites

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Elon Musk acaba de receber luz verde para colocar seu plano em prática. A FCC (sigla para Comissão Federal de Comunicações) norte-americana aprovou o projeto Starlink, uma rede global de satélites com a qual Musk planeja se tornar o operador definitivo da Internet.

[0] A tecnologia do Bitcoin pode ajudar a ciência?

Tomás Aguirre - Blockchain poderia dar medidas de segurança ao processo científico, mas a abordagem tem os seus próprios riscos Artigo por Andy Extance Publicado originalmente na Nature Traduzido por Tomás Aguirre Lessa Vaz A tecnologia muito difundida por trás do Bitcoin, conhecida como blockchain, intoxicou investidores em todo o mundo e agora está fazendo tentativas de incursões …

[0] Inteligência Artificial do Google confunde fotos de gorilas com pessoas

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Em 2015, o Google recebeu uma avalanche de críticas depois que um de seus algoritmos de reconhecimento de imagem confundiu fotos de gorilas e chimpanzés com seres humanos. A empresa prometeu solucionar o erro. Dois anos depois, descobrimos sua solução. Ela proibiu fotos de gorilas.

[0] A inteligência artificial será bilíngue – e sem um dicionário

Elan Marinho - A tradução automática de línguas percorreu um longo caminho graças às redes neurais (neural networks) – algoritmos de computador que se inspiram no cérebro humano. Mas o treinamento de tais redes requer um enorme montante de dados: milhões de traduções, de sentença em sentença, para demonstrar como um ser humano traduziria. Agora, dois novos papers mostram que as redes neurais podem aprender a traduzir sem textos paralelos – um avanço surpreendente que poderia tornar documentos em outras língua

[0] O novo algoritmo do Facebook, ao priorizar o conteúdo do usuário, desencadeia uma avalanche de notícias falsas

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - O Facebook começou o ano anunciando uma mudança em seus algoritmos que controlam o fluxo de publicações. De acordo com a rede social, a mudança busca priorizar o conteúdo de amigos e familiares sobre as notícias. Em alguns países, no entanto, a mudança teve um efeito colateral muito perturbador.

[0] Razões chocantes para optarmos pela Energia Nuclear

Iran Filho - Por Richard Carrier Uma vez escrevi sobre como não estamos realmente condenados, per se. As coisas podem ficar ruins, ou mesmo muito ruins, devido às mudanças climáticas e políticas irracionais de energia e meio ambiente, até acidentes econômicos, até a guerra, até a guerra mundial da NBC. Mas não será um apocalipse. Não vai acabar …

[0] NASA descobre provas de que sistemas solares como o nosso existem

Ruan Bitencourt Silva - No dia 14 de dezembro, a NASA anunciou a descoberta mais recente feita até então usando seu observatório espacial Kepler. A agência espacial encontrou um oitavo planeta que circula por uma estrela distante, provando de uma vez por todas que nosso sistema solar não é o único de seu tipo no cosmos.

[0] Perda da neutralidade da rede pode prejudicar pesquisadores

Caio Cavalcante - Duas décadas atrás, a Nature escreveu um artigo avisando cientistas sobre o que poderia acontecer com seus computadores quando o novo milênio chegasse. Claro, as preocupações sobre aeronaves caindo dos céus quando os relógios digitais marcassem 1 de Janeiro de 2000 foram provadas injustificadas, e a frase “lembrem-se do bug do milênio” virou um argumento popular para inação perante alguma preocupação crescente.

[0] Cientistas descobrem mineral que pode tornar a Internet 1.000 vezes mais rápida

Universo Racionalista - Um mineral raro, descoberto na Rússia na década de 1830, poderá ser a chave para impulsar a velocidade da Internet em 1.000 vezes mais do que é hoje. O mineral, perovskita, tem várias propriedades incríveis, muitas das quais os cientistas só estão percebendo agora. A perovskita (CaTiO3) é um mineral de óxido de titânio e […] O post Cientistas descobrem mineral que pode tornar a Internet mil vezes mais rápida apareceu primeiro em Universo Racionalista .

[0] Criada máquina para executar ‘suicídios racionais’ de forma rápida e indolor (pode ser impressa em 3D)

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - O médico australiano Philip Nitschke – apelidado pela mídia de “Elon Musk do suicídio assistido” – revelou uma invenção controversa: um dispositivo que presta assistência as pessoas que querem acabar com suas vidas em “suicídios racionais”. O dispositivo faz isso de uma maneira simples, eficaz e indolor.

[0] Nova técnica de escaneamento cerebral é capaz de detectar o desejo de suicídio

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Uma nova técnica de análise para exames cerebrais é capaz de detectar o desejo de suicídio no indivíduo. A técnica, baseada em algoritmos de aprendizagem automática, examina as alterações na forma como os cérebros das pessoas representam certos conceitos, como a morte e a crueldade.

[0] Por que você deve instalar hoje o Firefox Quantum?

Universo Racionalista - Em seus nove anos de história, a velocidade e a simplicidade do Google Chrome nos convenceu a trocar de navegador. Com um design mais moderno e um mecanismo melhorado, o Firefox espera recuperar parte de seus usuários.

[0] IBM venderá computadores quânticos no final do ano

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - A IBM anunciou a construção e o teste de dois computadores quânticos para o mercado comercial de negócios e pesquisas, um dos quais, com 20 qubits, será lançado no final do ano.

[0] Como Neurocientistas Esquecem que Cérebros Têm Donos

Maria Vitória Moura Cabrera - Por Ed Yong Publicado no The Atlantic É uma boa época para estar interessado no cérebro. Neurocientistas podem agora ligar ou desligar neurônios com apenas um flash de luz, os permitindo manipular o comportamento de animais com precisão excepcional. Estes cientistas podem tornar cérebros transparentes e cultivá-los com moléculas brilhantes para tornar suas estruturas sublimes. …

[0] Inteligência Artificial está aprendendo a ler sua mente - e a mostrar o que observa

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - A Inteligência Artificial tem nos levado cada vez mais perto das máquinas de leitura da mente da ficção científica. Desta vez, os pesquisadores desenvolveram algoritmos de deep learning – basicamente modelados sobre o cérebro humano – para decifrar, você sabe, o cérebro humano.

[0] Professor e aluno do IFRJ lançam app para lançamento de dados

Vitor Lara - Albert Einstein disse que Deus não joga dados. Mas com o app Mestre dos Dados, você joga! O técnico em Química Victor Hugo Lorenzo e o professor de Física Vitor Lara, ambos do IFRJ de São Gonçalo, criaram um novo aplicativo. Conforme publicado anteriormente aqui no Universo Racionalista, a dupla lançou em maio desse ano o aplicativo […] O post Professor e aluno do IFRJ lançam app para lançamento de dados apareceu primeiro em Universo Racionalista .

[0] Os primeiros computadores quânticos precisam de software inteligente

Diógenes Henrique - Os primeiros dispositivos precisam resolver os problemas do mundo real, instam Will Zeng e colegas. O mundo está prestes a ter seus primeiros computadores quânticos. A complexidade e o poder do hardware quântico, tal como as armadilhas de íons e os qubits supercondutores, estão aumentando. O investimento está brotando: de governos, por meio do emblemático …

[0] Em 1995, Carl Sagan previu nossa distopia tecnológica atual

Felipe Sérvulo - Em 1995, apenas um ano antes de sua morte, Carl Sagan publicou o best-seller chamado “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, onde lamentava sobre a crescente invasão da pseudociência na mente das pessoas. Era um volume eloquente e amplo, Sagan falou principalmente das besteiras pseudocientíficas óbvias, como abduções alienígenas, psicocinese e astrologia. Mas ele também era um observador …

[0] Não, o Facebook não se apavorou e desativou IA que estava ficando perigosamente inteligente

Euclécio Josias Rodrigues - Nas últimas semanas, uma história sobre pesquisas experimentais de aprendizagem de máquina do Facebook vem circulando cada vez com mais pânico com manchetes estilo Skynet.

[0] Como inteligência artificial está realmente sendo aplicada?

Euclécio Josias Rodrigues -  Disponível também no Medium Muitas pessoas, quando ouvem o termo Inteligência Artificial (IA), logo lembram de um robô humanoide com um desejo de aniquilar a espécie humana. Mas as inteligências artificiais não são robôs humanoides com uma tendência psicopata dos filmes de ficção, como Exterminador do Futuro e Ex Machina. O tema vem aparecendo cada …

[0] Juno registra imagens próximas da Grande Mancha Vermelha de Júpiter pela primeira vez

Julio Batista -     Tradução da postagem original da Science News Magazine As primeiras imagens vistas de perto da Grande Mancha Vermelha de Júpiter estão aqui — registradas pela espaçonave Juno. A nave voou apenas 9 mil quilômetros acima da famosa tempestade no dia 10 de julho. Os cientistas esperavam que as imagens levassem até pelo menos …

[0] Juno registra imagens próximas da Grande Mancha Vermelha de Júpiter pela primeira vez

Julio Batista -     Tradução da postagem original da Science News Magazine As primeiras imagens vistas de perto da Grande Mancha Vermelha de Júpiter estão aqui — registradas pela espaçonave Juno. A nave voou apenas 9 mil quilômetros acima da famosa tempestade no dia 10 de julho. Os cientistas esperavam que as imagens levassem até pelo menos …

[0] 7 fenômenos cósmicos físicos podem ser "ouvidos" com ondas gravitacionais | Universo Racionalista

Diógenes Henrique - Pela terceira vez em dois anos, os físicos detectaram ondulações no tecido espaço-tempo, as chamadas ondas gravitacionais, que Albert Einstein previu a existência a mais de 100 anos atrás com sua teoria da relatividade geral. “Einstein continua a agitar, no sentido de que continuamos empurrando os limites de sua teoria”, disse à Business Insider Vicky …

[0] Estudos mostram que apenas um punhado de carros autônomos já melhora drasticamente o fluxo do tráfego

Lucas Rosa - A presença de alguns poucos veículos autônomos já elimina a direção “Pare-Vá” dos humanos no tráfego, bem como o risco de acidentes e ineficiência de combustível que ela causa, de acordo com um novo estudo. O achado indica que carros autônomos e tecnologia relacionada podem estar ainda mais próximos de revolucionar o controle de tráfego do que se imaginava.

[0] Menina ganha prótese impressa em 3D por acadêmicos da UTFPR

Universo Racionalista - Publicado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná A Anatolab, empresa incubada no Hotel Tecnológico do Campus Guarapuava da UTFPR entregou uma prótese de braço feita em impressora 3D para a Manuela Bello, de Vitória no Espírito Santo. A prótese foi desenvolvida e confeccionada pelos acadêmicos André Luis de Abreu, Fernanda Virtuozo e Leonardo Janiszevski. A […] O post Menina ganha prótese impressa em 3D por acadêmicos da UTFPR apareceu primeiro em Universo Racionalista .

[0] Sinais de telefonia móvel podem melhorar as previsões meteorológicas

Alberto Akel - Os meteorologistas há muito tempo têm lutado para conseguir prever tempestades e inundações devido a chuva, mas em breve eles podem fazer grandes progressos graças à propagação do sinal eletromagnético na telefonia móvel. A estratégia se baseia na propriedade física de como água dispersa ou absorve micro-ondas. Em 2006, os pesquisadores demonstraram que poderiam estimar quanta precipitação estava caindo em uma área, comparando as mudanças na intensidade do sinal entre as torres de comunicação[1

[0] Software da JPMorgan faz em segundos o que advogados levaram 360.000 horas

Euclécio Josias Rodrigues - Na JPMorgan Chase & Co., uma máquina de aprendizagem está analisando negócios financeiros que antes mantinha uma equipe de advogados ocupada por milhares de horas. O programa, chamado COIN (Contract Intelligence), faz a tarefa maçante de interpretar acordos de empréstimo comercial que, antes do projeto ser lançado online em junho, consumiu 360 mil horas de trabalho por ano por advogados e agentes de crédito. O software revê os documentos em segundos, é menos propenso a erros e nunca pede férias

[0] Aluno e professor do IFRJ criam app para uso em laboratório de Química

Vitor Lara - O técnico em Química Victor Hugo Lorenzo, formado no IFRJ no ano de 2016 e o professor de Física Vitor Lara, do campus São Gonçalo, criaram um aplicativo para uso acadêmico. O app Vidrarias contém imagens e informações de uso de diversas vidrarias, elementos imprescindíveis no laboratório de Química. O objetivo da dupla é fornecer praticidade e informações relevantes ao alcance do celular e oferecer mais subsídios às práticas experimentais do curso Técnico em Química.

[0] Oito coisas ridículas maiores que o orçamento da NASA

Ruan Bitencourt Silva - Artigo traduzido e originalmente publicado em Universe Today. Por que nós exploramos? Nos dias de Magalhães, Colombo e Gama, sem dúvida, a pessoa comum achava que era tolice arriscar vidas e gastar grandes quantias de dinheiro para descobrir o que estava além do horizonte. Aqueles exploradores não encontraram o que esperavam, mas suas explorações mudaram …

[0] Inteligência Artificial aprende a escrever o seu próprio código roubando de outros programas

Euclécio Josias Rodrigues - Saia do caminho, humano. Um método de aprendizagem de máquina ganhou a habilidade de escrever seu próprio código. Criado por pesquisadores da Microsoft e da Universidade de Cambridge, o método, chamado DeepCoder, resolveu desafios básicos daqueles feitos em concursos de programação. Este tipo de abordagem poderá tornar muito mais fácil para pessoas construírem programas simples sem saber como escrever códigos.

[0] Swarm revela por que os satélites GPS perdem track sobre a linha do equador

Alberto Akel - Os engenheiros de satélites tem ficado confuso sobre o porquê de sistemas de GPS em satélites órbita terrestre baixa, como Swarm da ESA, as vezes apaga quando voa sobre o equador entre a África e América do sul. Graças a Swarm, parece que 'tempestades' na ionosfera são a culpa.

[0] Astrofísicos transformam os satélites GPS em um detector gigante de matéria escura

Jessica Nunes - O Sistema de Posicionamento Global consiste em 31 satélites em órbita terrestre, cada um carregando um relógio atômico que envia um sinal de tempo altamente preciso ao solo. Qualquer pessoa com um receptor apropriado pode calcular sua posição com grande precisão, comparando a hora de chegada de sinais de três ou mais satélites.

[0] Tecnologias da Informação a serviço da saúde

Pedro H. Costa - Não é de hoje que a área da saúde recorre a novas tecnologias ou as reinventa, de acordo com as necessidades e demandas que se apresentam. Os serviços de saúde geralmente possuem algum tipo de tecnologia, ao menos alguma, voltada para o manejo da informação. Seja para processar dados epidemiológicos, seja para preservar documentos e …

[0] São as histórias a chave para a inteligência humana?

Euclécio Josias Rodrigues - Por Tania Lombrozo no NPR Em uma palestra em Pittsburgh no ano de 1997, o falecido biólogo evolucionário Stephen J. Gould propôs caracterizar humanos como “os primatas que contam histórias”. O psicólogo Robyn Dawes foi mais além sugerindo que humanos são “os primatas cuja capacidade cognitiva se desliga na ausência de história”. Para ser honesto, nós …

[0] Aluno e professor do IFRJ criam app para uso em laboratório de Química

Vitor Lara - O técnico em Química Victor Hugo Lorenzo, formado no IFRJ no ano de 2016 e o professor de Física Vitor Lara, do campus São Gonçalo, criaram um aplicativo para uso acadêmico. O app Vidrarias contém imagens e informações de uso de diversas vidrarias, elementos imprescindíveis no laboratório de Química. O objetivo da dupla é fornecer praticidade e informações relevantes ao alcance do celular e oferecer mais subsídios às práticas experimentais do curso Técnico em Química.

[0] Estudos mostram que apenas um punhado de carros autônomos já melhora drasticamente o fluxo do tráfego

Lucas Rosa - A presença de alguns poucos veículos autônomos já elimina a direção “Pare-Vá” dos humanos no tráfego, bem como o risco de acidentes e ineficiência de combustível que ela causa, de acordo com um novo estudo. O achado indica que carros autônomos e tecnologia relacionada podem estar ainda mais próximos de revolucionar o controle de tráfego do que se imaginava.

[0] Astrofísicos transformam os satélites GPS em um detector gigante de matéria escura

Jessica Nunes - O Sistema de Posicionamento Global consiste em 31 satélites em órbita terrestre, cada um carregando um relógio atômico que envia um sinal de tempo altamente preciso ao solo. Qualquer pessoa com um receptor apropriado pode calcular sua posição com grande precisão, comparando a hora de chegada de sinais de três ou mais satélites.

[0] Swarm revela por que os satélites GPS perdem track sobre a linha do equador

Alberto Akel - publicado na phys.org Os engenheiros de satélites tem ficado confuso sobre o porquê de sistemas de GPS em satélites órbita terrestre baixa, como Swarm da ESA, as vezes apaga quando voa sobre o equador entre a África e América do sul. Graças a Swarm, parece que  ‘tempestades’ na ionosfera são a culpa. Lançado em 2013, o …

[0] Menina ganha prótese impressa em 3D por acadêmicos da UTFPR

Universo Racionalista - Publicado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná A Anatolab, empresa incubada no Hotel Tecnológico do Campus Guarapuava da UTFPR entregou uma prótese de braço feita em impressora 3D para a Manuela Bello, de Vitória no Espírito Santo. A prótese foi desenvolvida e confeccionada pelos acadêmicos André Luis de Abreu, Fernanda Virtuozo e Leonardo Janiszevski. A […] O post Menina ganha prótese impressa em 3D por acadêmicos da UTFPR apareceu primeiro em Universo Racionalista .

[0] Sinais de telefonia móvel podem melhorar as previsões meteorológicas

Alberto Akel - Os meteorologistas há muito tempo têm lutado para conseguir prever tempestades e inundações devido a chuva, mas em breve eles podem fazer grandes progressos graças à propagação do sinal eletromagnético na telefonia móvel. A estratégia se baseia na propriedade física de como água dispersa ou absorve micro-ondas. Em 2006, os pesquisadores demonstraram que poderiam estimar quanta precipitação estava caindo em uma área, comparando as mudanças na intensidade do sinal entre as torres de comunicação[1

[0] Tecnologias da Informação a serviço da saúde

Pedro H. Costa - Não é de hoje que a área da saúde recorre a novas tecnologias ou as reinventa, de acordo com as necessidades e demandas que se apresentam. Os serviços de saúde geralmente possuem algum tipo de tecnologia, ao menos alguma, voltada para o manejo da informação. Seja para processar dados epidemiológicos, seja para preservar documentos e …

[0] Software da JPMorgan faz em segundos o que advogados levaram 360.000 horas

Euclécio Josias Rodrigues - Traduzido da Bloomberg Markets Na JPMorgan Chase & Co., uma máquina de aprendizagem está analisando negócios financeiros que antes mantinha uma equipe de advogados ocupada por milhares de horas. O programa, chamado COIN (Contract Intelligence), faz a tarefa maçante de interpretar acordos de empréstimo comercial que, antes do projeto ser lançado online em junho, consumiu 360 …

[0] Inteligência Artificial aprende a escrever o seu próprio código roubando de outros programas

Euclécio Josias Rodrigues - Saia do caminho, humano. Um método de aprendizagem de máquina ganhou a habilidade de escrever seu próprio código. Criado por pesquisadores da Microsoft e da Universidade de Cambridge, o método, chamado DeepCoder, resolveu desafios básicos daqueles feitos em concursos de programação. Este tipo de abordagem poderá tornar muito mais fácil para pessoas construírem programas simples sem saber como escrever códigos.

[0] O mundo Pós-Humano

Euclécio Josias Rodrigues - Traduzido de The Atlantic Fome, epidemias e guerra. Estas três coisas têm sido as desgraças da história humana. Mas hoje, na maioria dos países é mais provável que as pessoas morram por comer demais do que comer muito pouco, mais provável que morram de velhice do que uma grande epidemia e mais provável que cometam …

[0] Bem-vindos à Era do Transhumanismo

Silas Guilherme - Autor: Rich Haridy Publicação: New Atlas Tradução: Silas Guilherme Em uma atraente websérie de 2012 intitulada H+, fomos introduzidos a um mundo onde grande parte da população possui um implante hi-tech, permitindo indivíduos uma interface neural direta com a internet. Como frequentemente é o caso na ficção científica, as coisas não acabam bem para aqueles pioneiros …

[0] Oito coisas ridículas maiores que o orçamento da NASA

Ruan Bitencourt Silva - Artigo traduzido e originalmente publicado em Universe Today. Por que nós exploramos? Nos dias de Magalhães, Colombo e Gama, sem dúvida, a pessoa comum achava que era tolice arriscar vidas e gastar grandes quantias de dinheiro para descobrir o que estava além do horizonte. Aqueles exploradores não encontraram o que esperavam, mas suas explorações mudaram …

[0] O nosso Universo é meramente uma simulação?

Tassiane Anzolin - Traduzido do artigo de Philip Ball. Vários físicos sugerem que o nosso Universo não é real e sim uma gigante simulação. Devemos nos preocupar? Você é real? E quanto a mim? Estas costumavam ser perguntas que só os filósofos se preocupavam. Os cientistas estão finalmente entendendo como o mundo é e por quê, apesar de algumas …

[0] A escala de Kardashev e os tipos de civilizações avançadas no Universo

Ruan Bitencourt Silva - Por: Veronica Sicoe.                                                                                                        Tradução: Ruan……

[0] Cientistas criaram máquina de leitura da mente capaz de visualizar pensamentos

Josikwylkson Costa Brito - Publicado na Science Alert Se você acha que sua mente é o único local seguro onde você pode guardar seus segredos, pense novamente, porque cientistas estão dando passos reais rumo à leitura do pens…

[0] Como será a Terra daqui a 500 anos?

Ruan Bitencourt Silva - Artigo traduzido e originalmente publicado no site HowStuffWorks. Se você pudesse viajar no tempo para cinco séculos atrás, você encontraria um império asteca próspero no México Central, uma “…

[0] Um robô para aprender a engatinhar

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Por Knvul Sheikh Publicado na Scientific American Para os bebês com paralisia cerebral, a tarefa de engatinhar pode ser difícil. Essa lesão cerebral afeta o controle dos músculos, o que faz com que…

[0] A China está um passo mais perto do rastreamento de submarinos nucleares pelas ondas gravitacionais

Vinicius Gomes - Artigo adaptado da Daily Galaxy Uma vez um submarino nuclear entrou em uma profunda parte do oceano Pacífico, e era esperado que ele ficaria indetectável até retornar a superfície. Mas uma base esp…

[0] Os planos de Elon Musk sobre Marte

Sergio Sancevero - Por Felipe Freires Publicado na Space Today Elon Musk têm projetos com a questão de colonizar Marte, o que há muito tempo é um dos objetivos da SpaceX, porém, precisa-se saber de mais detalhes, det…

[0] Asgardia, a proposta para uma nação espacial, aceita pedidos de cidadania

Iran Filho - Por Rob Coppinger Publicado na Space Um projeto de nação espacial chamado de Asgardia já está aceitando pedidos de futuros cidadãos. Líderes do projeto Asgardia discutiram a proposta de uma nação e…

[0] Facebook será bloqueado por 24h, determina Justiça

Universo Racionalista - Por Paulo Higa Publicado no Tecnoblog A Justiça Eleitoral de Santa Catarina ordenou que o acesso ao Facebook seja bloqueado pelos provedores de internet por 24 horas em território nacional. A decis…

[0] Google diz que seu computador quântico é mais de 100 milhões de vezes mais rápido que um chip de computador normal

Vinicius Gomes - Publicado no Venture Beataily Google parece estar mais confiante sobre a capacidade do seu computador quântico D-Wave 2X, que atua ao lado da NASA no Centro de Pesquisa Ames da agência espacial ame…

[0] O Linux dominou a Internet e agora está começando a dominar o mundo

Fernando Paladini - Tradução livre do artigo da Wired Em 25 de agosto de 1991, um estudante de ciência da computação finlandês chamado Linus Torvalds anunciou em um sistema de mensagens da Internet o seu mais novo pro…

[0] Esqueleto robótico controlado pelo cérebro permite que paraplégicos recuperem o movimento

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Por Bret Stetka Publicado na Scientific American Pacientes que possuem algum tipo de paralisia devido a uma lesão na medula espinhal podem enfrentar um processo de recuperação triste e cansativo, q…

[8] Reconhecimento de imagens: o fim da infância prolongada

Fernando Paladini - O reconhecimento facial tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia-a-dia: das ferramentas de detecção de rostos do Facebook até a detecção de sorrisos naquela foto marcante da virada do ano, o…

[35407] Hospital infantil usa Pokémon GO para tirar pacientes do leito

Universo Racionalista - Publicado no Globo e USA Today Um hospital infantil de Michigan, nos Estados Unidos, está mudando a realidade de seus pacientes ao introduzir na rotina deles uma nova atividade. A equipe do C. S. M…

[0] Pokémon GO é OFICIALMENTE lançado no Brasil!!!

Universo Racionalista - Depois de vários rumores, notícias falsas, torturas psicológicas, etc. Pokémon GO está oficialmente lançado. Abaixo, segue o link da Apple Store e Google Play para Download: Apple Store: Google Pla…

[0] Os combustíveis fósseis podem ser extintos no mundo todo em uma década

Vitor Contarato - A dependência em todo o mundo da queima de combustíveis fósseis para gerar energia poderia ser extinta em uma década, de acordo com um artigo publicado pelo principal think tank de energia no Reino…

[0] Fontes renováveis e eficiência energética, uma nova cultura que está sendo difundida.

Vitor Contarato - As quatro maiores empresas de tecnologia do mundo estão na linha de frente de defesa, impulsionando massivamente a implementação de fontes renováveis de energia em maior escala. No dia primeiro de …

[2] Mais medo da Inteligência Humana do que Inteligência Artificial em ‘Ex Machina’

Euclécio Josias Rodrigues - Entrevista realizada pelo NPR Diferentemente da maioria dos filmes sobre Inteligência Artificial, Ex Machina não se trata sobre receio tecnológico. “O receio neste filme é muito mais voltado …

[1] Por dentro do espetacular Cosmos artificial de “No Man’s Sky”

Fernando Paladini - Tradução livre do artigo do The Atlantic. Cada partícula do universo é contabilizada. A forma e a posição de cada folha de grama de cada planeta foi calculada. Cada floco de neve e cada gota de chu…

[0] A classe mais recente de astronautas da NASA é 50% feminina

Ruan Bitencourt Silva - Artigo traduzido e originalmente publicado em Science Alert. O ano passado foi incrível para a exploração espacial, com (entre muitas outras realizações notáveis) a NASA anunciando seus planos para…

[66] Grupo anti-OGM ataca o Aedes do bem

André Luzardo - A Oxitec, uma empresa britânica, vem testando no Brasil uma maneira de controlar a população do Aedes aegypti usando mosquitos machos geneticamente modificados.  A ideia é que esses machos quando s…

[0] Philae diz adeus

Jessica Nunes - Artigo traduzido de Scientific American. Autor: Jennifer Hackett. Em um trecho escuro do frio cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, o módulo Philae começou uma vigília solitária e silenciosa. Depois qu…

[0] Dicas úteis para a elaboração de um texto científico [Parte 01]

Tâmisson Santos Reis - A elaboração de textos científicos nos perseguirá durante toda a vida escolar e acadêmica (ensino médio, graduação, pós graduação e publicações acadêmicas).  Por esta razão venho trazer minhas prin…

[0] Dicas úteis para a elaboração de um texto científico [Parte 02]

Tâmisson Santos Reis - Esta é a segunda parte de uma série de textos onde eu apresento as principais ferramentas disponíveis (pelo menos as que encontrei) para auxiliar na elaboração dos trabalhos escolares e de artigos …

[0] Dicas úteis para a elaboração de um texto científico [Parte 01]

Tâmisson Santos Reis - A elaboração de textos científicos nos perseguirá durante toda a vida escolar e acadêmica (ensino médio, graduação, pós graduação e publicações acadêmicas).  Por esta razão venho trazer minhas prin…

[0] Novo sensor utiliza calor do corpo humano como fonte de energia

Fernando Paladini - Publicado na revista Spectrum Em teoria, os “eletrônicos vestíveis” (os wearables) são incríveis. Na prática eles também são incríveis, mas somente até você ter que carregar a bateria d…

[0] SpaceX e a nova revolução espacial

Elisson Amboni - Quem imaginou que seres microscópios conseguiriam evoluir e se tornarem uma espécie capaz de enviar um ser da mesma espécie ao espaço? Desde que Isaac Newton se perguntou sobre o porquê a lua estar…

[0] Nova bateria barata, limpa, recarregável e orgânica pode ser uma alternativa para o futuro

Josikwylkson Costa Brito - Publicado na Phys Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia desenvolveram uma bateria orgânica à base de água que tem longa duração, fabricação barata e é composta de substâncias ecologicamen…

[1058] Google constrói computador quântico 100 milhões de vezes mais rápido que um computador comum

Universo Racionalista - Por Renê Fraga Publicado no Google Discovery A nova plataforma é capaz de resolver problemas 100 milhões de vezes mais rápido do que um PC convencional. Ao contrário dos computadores regulares que …

[819] Um carro autônomo deveria matar os seus passageiros por um “bem maior”?

Fernando Paladini - Publicado por Jonathan O’Callaghan em IFLScience Traduzido por Fernando Paladini Imagine o seguinte cenário: você está em um carro autônomo e, logo após virar uma esquina, você percebe que o …

[1916] A FDA acabou de aprovar o primeiro animal geneticamente modificado: Um salmão que cresce duas vezes mais rápido

André Bombonato - Via: The Washignton Post Após anos de revisões e controvérsias intermináveis, a FDA (órgão americano de administração de alimentos e medicamentos) aprovou nesta quinta-feira o primeiro animal genet…

[0] O medo estúpido da inteligência artificial

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Por Mark Bishop Não é sempre que você é obrigado a concordar com um gênio muito amado, mas em sua previsão alarmante sobre a inteligência artificial e o futuro da humanidade, acredito que o Stephen…

[265] Uma capa de invisibilidade para esconder pequenos objetos tridimensionais

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Publicado na Scientific American As capas de invisibilidade são elementos recorrentes na ficção científica, desde Star Trek a Harry Potter, mas não existem na vida real, certo? Cientistas do depart…

[517] Simulações indicam que extinções em massa podem acelerar o processo evolutivo

Nicolas Paiva - Uma equipe de cientistas da computação da Universidade de Texas, em Austin, encontrou evidências de que os robôs evoluem mais rapidamente e eficientemente depois de uma extinção em massa virtual, m…

[7031] Novo algoritmo do Google castigará páginas de anticiência e teorias conspiratórias

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira - Por Joanna Rothkopf Publicado no Salon Atualmente, o buscador do Google classifica os websites de acordo com a sua popularidade, nos quais se encontraram, principalmente, sites de fofocas sobre fam…

[1051] Por que não devemos temer a Inteligência Artificial?

Euclécio Josias Rodrigues - Publicado por Tim Oates no Entrepreneur Traduzido por Euclécio Josias Rodrigues Há muita desconfiança rondando a Inteligência Artificial (IA) atualmente, e é difícil saber o que é válido e o que nã…

[603] Os antivírus estão obsoletos

Jean Kássio Almeida Cheib - Os antivírus surgiram como softwares altamente capazes de identificar códigos maliciosos em arquivos, evitando assim a contaminação de uma máquina e prevenindo a perda de dados e/ou invasão de priv…

[1336] Tecnologia permite melhor prognóstico do tratamento de câncer de próstata

Matheus Steinmeier - Considerado um dos principais progressos da medicina nuclear, o exame de PET/CT com fluoreto-18F permite avaliar o prognóstico de pacientes submetidos a tratamento de câncer de próstata com o medic…