[0] PodQuest #369: Co-op com Arthur "Toad" Soares, Game Designer na Madpix

      Gilliard recebe Arthur "Toad" Soares , game designer na Madpix e fundador da Casa do Cogumelo, para um bate-papo amplo e profundo...

[0] PodQuest #368: Compras de Estúdios, Fusões e o Metagame do Desenvolvimento

      Gilliard explica como funcionam as aquisições de estúdios de games. Quais os motivos que levam grandes publishers a pagar bilhões...

[0] PodQuest #367: Stadia e o Futuro dos Games na Nuvem

      Depois do anúncio de fechamento do estúdio de games do Stadia, Gilliard discute o passado, presente e futuro das plataformas de c...

[0] PodQuest #366: Co-op com Antonio Teoli, Diretor e Designer de Áudio

      No primeiro PodQuest Co-op de 2021, Gilliard recebe o diretor e designer de áudio para games Antonio Teoli , para falar TUDO sobr...

[0] PodQuest #365: Desafios de Game Design: Estética

      A escolha da estética áudio-visual é um grande desafio para os designers, produtores e diretores de games. Gilliard fala sobre os...

[0] PodQuest #364: Expectativas e Realidades para 2021

      Feliz Ano Novo! No primeiro PodQuest do ano, Gilliard faz muito hype para os games mais esperados do ano de 2021.Links: Converse com a gente no Discord e siga o PodQuest no InstagramSeja um patrono do PodQuest no Patreon ou... O PodQuest é um podcast sobre desenvolvimento de games com profissionais da indústria internacional.

[0] PodQuest #363: Retrospectiva 2020

      Gilliard relembra os melhores (e piores) momentos de 2020 na indústria de games, celebra os fatos e jogos mais importantes do ano...

[0] PodQuest #362: Os Melhores Jogos da Geração

      Gilliard recebe hoje o mestre editor Zabuzeta , o old player Thiago Lopes e o platinador profissional Sr. Cevada para relembrar...

[0] PodQuest #361: Ética e Representatividade no Desenvolvimento de Games

      Gilliard conversa com a galera do chat sobre algumas das mais importantes motivações das novas gerações de jogadores e desenvolve...

[0] PodQuest #360: A Nova Geração no Game Design

      Gilliard conversa com a galera do chat sobre as novas gerações de jogadores e game designers, quais as suas motivações e o que mu...

[0] PodQuest #359: Game Design na Nova Geração

      Gilliard discute com a galera do chat sobre o que muda no Game Design com a nova geração dos consoles. Ele revela também mais det...

[0] Webinar Gratuito com a Mentorama nesta quinta-feira!

      Gilliard revela a sua mais nova parceria com a Mentorama , uma escola online de profissões desejadas. E essa parceria já começa n...

[0] PodQuest #358: Promoções, Mudanças de Carreira e Demissões na Indústria de Games

      Gilliard atende mais uma vez aos pedidos dos ouvintes e comenta sobre mudanças na carreira, promoções e demissões na indústria de...

[0] PodQuest #357: Co-Op com Nicholas Souza, Game Designer de Watch Dogs: Legion

      Em um PodQuest Co-Op fora de hora, Gilliard recebe hoje o desenvolvedor Nicholas Souza , atual Lead Game Designer na Ubisoft e q...

[0] PodQuest #356: Jogo Lançado... e Agora?

      Gilliard responde às perguntas da galera sobre o pós-lançamento de um game. O que os desenvolvedores fazem depois que um projeto ...

[0] PodQuest #355: Co-Op com Paula Silva

      Gilliard recebe hoje a artista técnica, designer e programadora Paula Silva para mais um PodQuest Co-Op ! Paula conta um pouco d...

[0] PodQuest #354: Subscriptions nos Games, Senioridade e Outras Perguntas da Galera

      No PodQuest dessa semana, Gilliard responde às perguntas dos ouvintes. Ele comenta sobre as oportunidades que o modelo de assinat...

[0] PodQuest #353: Notícias da Microsoft, Bethesda e Amazon

      No PodQuest dessa semana, Gilliard comenta as últimas notícias da indústria de games: a compra da Bethesda pela Microsoft e seu i...

[0] PodQuest #352: A Guerra dos Consoles na Nova Geração

      Agora que sabemos quase tudo que há pra saber sobre os novos consoles, Gilliard analisa quem está mais bem preparado para dominar...

[0] PodQuest #351: Series S e a Estratégia do XBox para a Nova Geração

      Gilliard discute os anúncios do XBox Series S e dos planos de financiamento com Game Pass da Microsoft. Será que essa estratégia ...

[0] PodQuest #350: Co-Op com Tiago e Daniel Zaidan

      Gilliard recebe os desenvolvedores indie Tiago e Daniel Zaidan , da Gamecraft Studios , para uma conversa sobre a carreira deles...

[0] PodQuest #349: Os Desafios Fundamentais do Game Design, Parte 4: Aleatoriedade

      Gilliard apresenta mais um episódio da série Desafios Fundamentais do Game Design, dessa vez focando em uma das ferramentas mais ...

[0] PodQuest #348: Epic vs. Apple, Nintendo no Brasil e Outras Notícias

      Gilliard discute as últimas notícias da indústria, como a briga judicial entre Epic e Apple, o retorno da Nintendo oficialmente a...

[0] PodQuest #347: Toxicidade nos Games

      Gilliard conversa com os ouvintes sobre comportamento tóxico nos games. Ele discute as diferentes formas de toxicidade, verbal ou...

[0] PodQuest #346: Co-op com João Marcelo Beraldo

      Gilliard recebe o amigo de longa data, game designer e escritor João Marcelo Beraldo para mais um PodQuest Co-op! Nesse episódio...

[0] PodQuest #345: O Culto dos Engines de Games

      Gilliard discute os engines, ou motores, de games: o que é verdade e o que é mito sobre as ferramentas mais populares de desenvol...

[0] PodQuest #344: O Show de Games do XBox Series X

      Gilliard comenta sobre o evento da Microsoft em que foram anunciadas as maiores novidades até aqui sobre o XBox Series X. O que s...

[0] PodQuest #343: Transição de Gerações, Pós-Lançamento e Muito Mais

      Gilliard responde às perguntas da comunidade do Discord e do chat do Twitch sobre a transição para a nova geração, o pós-lançamen...

[0] PodQuest #342: Jogos, Muito Longos ou Muito Curtos?

      Gilliard explora a questão da duração dos games levantada novamente em uma entrevista recente pelo ex-vice presidente da Sony Sha...

[0] PodQuest #341: Co-Op com Danillo Abreu

      Gilliard recebe o produtor de conteúdo do FIFA Ultimate Team Danillo Abreu para um co-op sobre a sua carreira, games como serviç...

[0] PodQuest #340: Primeiras Impressões de The Last of Us Part II

      Gilliard revela suas primeiras impressões sobre o mais novo lançamento da Naughty Dog: The Last of Us Part II . Será que esse gam...

[0] PodQuest #339: Vem Playstation 5 Que Eu Tô Facinho!

      Gilliard analisa junto com a galera os anúncios sobre o Playstation 5 revelados no stream da Sony no último dia 11. Ele conversa ...

[0] PodQuest #338: A Indústria de Games Reage à Injustiça Racial

      Gilliard discute com os ouvintes as reações da indústria de games ao assassinato de George Floyd e aos protestos pelo movimento B...

[0] PodQuest #337: Guerra dos Patronos 01 - RPGs Ocidentais e Orientais

      Gilliard recebe os patronos Alex Silva e Rafael Bertolini para realizar o primeiro episódio da Guerra dos Patronos com a ajuda...

[0] PodQuest #336: Co-Op com Everton Vieira

      Gilliard recebe o designer, empreendedor e diretor criativo Everton Vieira para uma conversa profunda sobre design e mercado de ...

[0] PodQuest #335: Interface Minimalista nos Games

      Gilliard fala sobre interface nos games e o desafio de construir HUDs minimalistas e ao mesmo tempo funcionais.Destaques:Abertura 0:38Recados 4:30Respostas da Pergunta do Dia 6:27Tema do Episódio 9:07Função Didática do... O PodQuest é um podcast sobre desenvolvimento de games com profissionais da indústria internacional.

[0] PodQuest #334: Segredos e Vazamentos na Indústria de Games

      Gilliard e Sr. Cevada conversam sobre acordos de confidencialidade, a importância do segredos e os perigos dos vazamentos de inf...

[0] PodQuest #333: Os Desafios Fundamentais do Game Design, Parte 3: Abstração vs. Imersão

      Gilliard volta à série Desafios Fundamentais do Game Design com uma discussão sobre as dificuldades de alcançar a imersão do joga...

[0] PodQuest #332: Co-Op com Rodrigo Ferro

      Gilliard recebe o gerente de projetos de games Rodrigo Ferro para um bate-papo sobre a carreira, os desafios de gerenciar a prod...

[0] PodQuest #331: Valorant, Censura e Classificação Etária nos Games

      Gilliard comenta sobre o beta fechado de Valorant, novo jogo da Riot Games, e sua estratégia inovadora de marketing que bateu rec...

[0] PodQuest #330: Games, Reimaginados

      Gilliard fala sobre os diferentes formatos usados para revisitar um jogo ou IP antigo, entre remakes, remasters, reimaginações e ...

[0] PodQuest #329: Games em Tempos de Coronavirus, Parte 2

      Gilliard continua a conversa sobre a pandemia de COVID-19, dessa vez falando do seu impacto no mercado, nos eventos, nos lançamen...

[0] PodQuest #328: Games em Tempos de Coronavirus, Parte 1

      Gilliard fala sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na indústria de games, as diferentes abordagens de home office, e muito mai...

[0] PodQuest #327: Produzindo Games com LuCecyl

      Gilliard recebe a produtora de games LuCecyl para uma conversa sincera sobre o papel dos produtores nos projetos de games. Lu co...

[0] PodQuest #326: Gerência de Projetos de Games

      Gilliard Lopes conversa com a galera sobre o impacto do novo coronavirus na indústria de games, e fala também sobre metodologias,...

[0] PodQuest #325: Ensino e Pesquisa de Games no Brasil

      Gilliard Lopes recebe o Prof. José Ricardo da Silva Junior para falar sobre o panorama de ensino e pesquisa de games no Brasil, ...

[0] PodQuest #324: GDC Cancelada!

      Gilliard Lopes comenta sobre o cancelamento da Game Developers Conference 2020, relembra histórias engraçadas de GDCs passadas, e...

[0] PodQuest #323: Os Desafios Fundamentais do Game Design, Parte 2: Discreto vs. Contínuo

      Gilliard Lopes retorna à serie de episódios sobre os maiores desafios do Game Design. Dessa vez, ele comenta sobre as dificuldade...

[0] PodQuest #322: Grupos Focais no Desenvolvimento de Games

      Gilliard Lopes fala sobre a importância de validar suas suposições e ganhar feedback valioso durante o desenvolvimento dos jogos ...

[0] PodQuest #321: Musashi vs. Cthulhu

      Gilliard Lopes conversa com o designer e empreendedor Sandro Tomasetti da Cyber Rhino Studios. Eles discutem a indústria indie no...

[0] PodQuest #320: Os Desafios Fundamentais do Game Design, Parte 1: Criatividade vs. Expectativa

      Gilliard conversa com a galera sobre um dos maiores desafios do Game Design: o conflito entre a criatividade do designer e a expe...

[0] PodQuest #319: Feliz 2020!

      Gilliard dá as boas-vindas ao PodQuest em 2020, compartilha notícias sobre o canal e conversa com a galera!Links: Siga o PodQuest no Instagram e converse com a gente no DiscordTerminou a PodQuestJam 2019! Confiram os... O PodQuest é um podcast sobre desenvolvimento de games com profissionais da indústria internacional.

[0] PodQuest #318: Postmortem do Patience Run

      No PodQuest dessa semana, Gilliard recebe mais uma equipe responsável por um jogo vencedor da PodQuestJam 2019! Mario Germoliato,...

[0] PodQuest #317: Postmortem do Saving Money

      No PodQuest dessa semana, Gilliard cumpre mais uma promessa e recebe a equipe que desenvolveu o jogo Saving Money , um dos venced...

[0] PodQuest #316: Postmortem do NOIR City

      No PodQuest dessa semana, Gilliard recebe a equipe que desenvolveu o jogo NOIR City , um dos vencedores da PodQuestJam 2019. Del ...

[0] PodQuest #315: Disco Elysium e Dicas pra Começar nos Games

      No PodQuest dessa semana, Gilliard e Rafa conversam sobre o RPG de detetive Disco Elysium, um jogo bem difícil de se explicar. E...

[0] PodQuest #314: Game Design Orientado a Objetivos

      No PodQuest dessa semana, Gilliard e Rafa conversam sobre a importância dos objetivos no design das features de um jogo. Qual a ...

[0] PodQuest #313: O Vencedor da PodQuestJam 2019 é...

      No PodQuest dessa semana, Gilliard conta histórias hilárias sobre o desenvolvimento de games, responde a várias perguntas do chat...

[0] PodQuest #312: Saúde Mental dos Desenvolvedores de Games

      No PodQuest dessa semana, Igor e Rafa estão de volta! Eles se juntam com Gilliard pra receber novamente o convidado Bruno Hayne...

[0] PodQuest #311: Academia, Indústria e Outros Assuntos

      PodQuest de volta com Gilliard respondendo a várias perguntas da comunidade: será que as empresas de games aceitam candidatos sem...

[0] Sem PodQuest =(

      Infelizmente não conseguimos gravar essa semana, voltamos semana que vem.Links: Participe da PodQuestJam 2019!Seja um patrono do PodQuest no Patreon ou no PicPay!Converse com a gente no Discord do PodQuestParticipe das lives... O PodQuest é um podcast sobre desenvolvimento de games com profissionais da indústria internacional.

[0] PodQuest #310: A Evolução Gráfica dos Games

      Gilliard e Igor recebem novamente o convidado especial Felipe Antoniosi , engenheiro de software na área de rendering no time FI...

[0] PodQuest #309: Jogos Indispensáveis para Game Devs

      Campanha solo no PodQuest dessa semana! Gilliard monopoliza o microfone pra falar sobre os jogos mais influentes para quem já é o...

[0] PodQuest #308: Por Que Participar de Game Jams?

      No PodQuest dessa semana, Gilliard , Igor e Rafa trazem dois anúncios bombásticos pros ouvintes: a nova campanha de financiament...

[0] PodQuest #307: O Impacto das Subscriptions na Indústria de Games

      No PodQuest dessa semana, Gilliard recebe como convidado o desenvolvedor Felipe Paris Braz da Electronic Arts. Eles conversam so...

[0] PodQuest #306: Pergunte-me (Quase) Qualquer Coisa

      Campanha co-op no PodQuest dessa semana! Gilliard abre o microfone para os ouvintes fazerem as perguntas que quiserem no programa...

[0] PodQuest #305: Os Sonhos e Mitos de Trabalhar com Games

      No PodQuest dessa semana, um assunto solicitado pelos nossos ouvintes no Discord: é importante ter sonhos grandiosos para a carrei...

[0] PodQuest #304: Caça-Talentos na Indústria de Games

      No PodQuest de hoje, Igor está de volta da sua viagem de trabalho ao Brasil, na qual ele participou de um evento de recrutamento ...

[0] PodQuest #303: E a Nintendo no Brasil?

      No PodQuest dessa semana, Rafa e Gilliard recebem novamente o designer de cinemáticas Bruno Hayne para falar sobre a situação a...

[0] PodQuest #302: A Evolução dos Jogos Mobile

      No PodQuest dessa semana, Gilliard , Fernando e o atrasado Rafa discutem a evolução dos jogos para celulares durante os últimos ...

[0] PodQuest #301: Tarde Demais pra Começar?

      No PodQuest de hoje, Gilliard e Igor discutem se é possível iniciar uma carreira na área de games quando se tem uma idade um pou...

[0] PodQuest #300: Os Melhores (e Piores) Momentos da Carreira

      Feliz episódio 300 do PodQuest! Nesse episódio histórico, Gilliard , Rafa e Fernando lembram dos melhores e piores momentos das ...

[0] PodQuest #299: Design de Cinemáticas nos Games

      O PodQuest dessa semana recebe como convidado o Designer de Cinemáticas Bruno Hayne ! Ele se junta a Fernando , Rafa e Gilliard ...

[0] PodQuest #298: Ressaca da E3 2019

      Time completo no PodQuest dessa semana para fazer um balanço dos anúncios da E3 2019! Igor , Gilliard , Fernando e Rafa avaliam ...

[0] PodQuest #297: Stadia, E3 e Notícias da Indústria

      Gilliard e Fernando fazem um PodQuest com assuntos variados hoje. Eles comentam os anúncios do Google Stadia Connect , a viabili...

[0] PodQuest #296: Expectativas para a E3 2019

      Igor e Gilliard se juntam para falar sobre as suas expectativas para a E3 2019! O que esperar das conferências e anúncios parale...

[0] PodQuest #295: Hotline do PodQuest

      Um episódio diferenciado do PodQuest nessa semana! Gilliard convida os ouvintes para um bate-papo via Discord sobre vários assunt...

[0] PodQuest #294: Gameplay Emergente

      Gilliard , Fernando e Rafa discutem os games que permitem ao jogador se expressar livremente na jogabilidade e como os desenvolv...

[0] PodQuest #293: Projetos Grandes vs. Projetos Pequenos

      No PodQuest de hoje, Rafa , Fernando e Gilliard discutem as semelhanças e diferenças entre desenvolver projetos de games dos mai...

[0] PodQuest #292: Os Melhores (Piores) Vilões dos Games

      Fernando , Igor e Gilliard lembram os melhores (ou piores) vilões dos vídeo-games! Quais arquétipos são os mais interessantes? C...

[0] PodQuest #291: O Que Esperar da Nova Geração de Consoles

      No PodQuest dessa semana, Rafa , Gilliard e Fernando conversam sobre as expectativas e especulações sobre a próxima geração de c...

[0] PodQuest #290: PáscoaQuest!

      No episódio especial de Páscoa, o PodQuest lembra jogos, franquias e estúdios que merecem ser ressucitados! Rafa , Fernando e Gil...

[0] PodQuest #289: O Estado da Arte da Computação Gráfica

      No PodQuest dessa semana, Igor e Gilliard recebem o convidado especial Felipe Antoniosi , engenheiro de rendering no time FIFA n...

[0] PodQuest #288: Dificuldade e Acessibilidade

      Continuando a discussão importante sobre dificuldade nos games, Gilliard e Fernando falam sobre o argumento a favor de um "easy ...

[0] PodQuest #287: Sekiro e o Enigma da Dificuldade nos Games

      Polêmica no PodQuest! Com o lançamento de Sekiro - Shadows Die Twice , o mais novo game da From Software, volta à tona a velha dis...

[0] PodQuest #286: Muda Tudo com o Google Stadia?

      No PodQuest mais aguardado do ano, Fernando e Gilliard discutem o anúncio na GDC 2019 da nova plataforma de games do Google, cha...

[0] PodQuest #285: Originalidade nos Games, Parte 2

      Continuação do assunto da semana passada no PodQuest de hoje! Rafa , Gilliard e Igor discutem mais profundamente a questão da (f...

[0] PodQuest #284: Originalidade nos Games

      No PodQuest dessa semana, uma conversa que começou despretensiosa e acabou questionando a originalidade dos games produzidos pela ...

[0] PodQuest #283: Demissões e Estabilidade na Indústria de Games

      No PodQuest de hoje, Fernando , Igor e Gilliard falam sobre demissões em massa na indústria de games e estabilidade nos empregos...

[0] Sem PodQuest Essa Semana :(

      Infelizmente deu ruim e não teve PodQuest nessa semana, mas confiram lá a live de Overwatch que o Fernando fez conversando com a ...

[0] PodQuest #282: Moddando e Aprendendo com Preto Murara

      No PodQuest de hoje, Igor e Gilliard recebem o diretor de arte Preto Murara para falar sobre a cultura dos mods de games e como...

[0] PodQuest #281: Software Grátis para Desenvolvimento de Games

      No PodQuest de hoje, muitos problemas técnicos novamente, mas apesar disso Gilliard e Igor se reúnem para falar sobre os diverso...

[0] PodQuest #280: Store Wars - Steam vs. Epic

      Time completo mas com muitos problemas técnicos nessa semana! Rafa , Fernando , Gilliard e Igor se juntam para falar da batalha ...

[0] PodQuest #279: O Que Faz Um Bom Remake?

      No PodQuest dessa semana, o super trio formado por Igor , Fernando e Gilliard tenta descobrir o que faz um bom remake de games! ...

[0] PodQuest #278: A Escala Kuhnen de Hype dos Games

      Time completo no PodQuest de hoje pra fazer as suas previsões gamísticas de 2019! Gilliard , Igor , Fernando e Rafa sonham com o...

[0] PodQuest #277: Esquenta!

      Feliz Ano Novo, pessoal! No primeiro PodQuest de 2019, os questers falam sobre os games que fizeram a sua cabeça durante as festas...

[0] PodQuest de Férias!

  O PodQuest está de férias até Janeiro de 2019. Boas festas e até breve!Links: Participe das gravações ao vivo no canal do PodQuest no YouTube!Entre já no grupo de ouvintes do PodQuest no Telegram!Seja um patrono do PodQuest no Patreon!... O PodQuest é um podcast sobre desenvolvimento de games com profissionais da indústria internacional.

[0] PodQuest #276: Hypando 2019!

      Todos a bordo do trenzinho do HYPE! No PodQuest de hoje, Rafa e Gilliard discutem os anúncios revelados durante o The Game Award...

[0] PodQuest #275: O Jogo do Ano de 2018

      Chegou o Dia da Reclamação, galera da Vault 76! O PodQuest recebe o intrépido Márcio Barrios para eleger a melhor experiência gam...

[0] PodQuest #274: Design de Games de Simulação

      No PodQuest de hoje, a formação clássica fala sobre o desenvolvimento dos jogos de simulação. Rafa descreve seu novo hobby como f...