[0] Linkerd v2: como a adoção em produção serviu de lição para reescrever o Service Mesh

William Morgan - O Linkerd 2.0 introduziu uma grande reescrita de código no service mesh, usando Go e Rust. Neste artigo vamos discutir as lições aprendidas com a adoção em produção, e como essa filosofia serviu como aprendizado para implementar o Linkerd 2.x.

[0] Dimensionando o Graphite para coleta de métricas na AWS por engenheiros da Teads

Hrishikesh Barua - A Teads Engineering compartilhou sua experiência de dimensionar a implantação do Graphite a partir de um único servidor, testando diversas abordagens como o BigGraphite e, finalmente, estabelecendo-se no stack do go-graphite e em uma arquitetura HA personalizada na AWS.

[0] Como o Nubank Automatiza a Segurança na AWS

Nesta palestra, iremos discutir como o Nubank combina cultura de engenharia, filosofia e estrutura de segurança com automação e integração de serviços de segurança na nuvem. Alavanque o fluxo de trabalho de desenvolvimento de software com segurança extensiva, primando pela experiência das pessoas desenvolvedoras, minimizando a dificuldade operacional de executar uma grande infraestrutura.

[0] DOES Londres: Mark Schwartz na Guerra & Paz & TI

Helen Beal - Mark Schwartz, ex-CIO e auto denominado iconoclasta, palestrou recentemente no DevOps Enterprise Summit London. Schwartz é autor de três livros publicados pela IT Revolution, "The Art of Business", "A Seat at the Table" e "War & Peace & IT". Atualmente é estrategista empresarial da Amazon Web Services.

[0] Mundo DevOps aplicado a TI & não TI

A cultura DevOps enfatiza o aperfeiçoamento da comunicação, da colaboração e da integração entre as pessoas que desenvolvem software e as que administram a infraestrutura de TI. Mas será que é só isso? Neste bate-papo, serão abordados os conceitos, as ferramentas de colaboração e como aplicá-las nos universos de TI e não TI.

[0] Npm proíbe anúncios na interface de linha de comando

Bruno Couriol - A npm, Inc., a empresa por trás do popular gerenciador de pacotes JavaScript homônimo, não permitirá pacotes que exibem anúncios. Os desenvolvedores poderão silenciar mensagens de terminal que enviam anúncios ou que pedem doações e que decorrem do uso regular da interface da linha de comando do npm.

[0] Canary Release com Kubernetes e Istio

O Kubernetes suporta algumas técnicas de Deploy nativas,mas nenhuma delas dá o poder e abre tantas possibilidades como o Istio faz.Nessa talk falarei como fazer Canary Release utilizando Istio, entenderemos sua arquitetura e entraremos em tópicos como gerenciamento de tráfego, fault injection e mais.

[0] Brian Goetz: conversa sobre palavras-chaves com hífens no Java

Michael Redlich - Na contínua busca por produtividade e desempenho na linguagem Java, Brian Goetz, arquiteto de linguagem Java na Oracle, juntamente com Alex Buckley, líder de especificação da linguagem Java e do Java Virtual Machine na Oracle, propôs um conjunto de palavras-chave com hífen para evoluir a linguagem como sendo um novo recurso. Goetz falou com o InfoQ sobre essa proposta.

[0] Q&A sobre o livro Evolvagility: Cultivando uma cultura de liderança ágil de dentro para fora

O livro "Evolvagility: Crescendo uma cultura de liderança ágil de dentro para fora" escrito por Michael Hamman explica como o foco na agilidade interna por meio do sensemaking, comunicação e inteligência de relacionamento pode aumentar a agilidade externa das organizações.

[0] Culturas eficazes para ambientes dinâmicos

Existem várias “receitas” para garantir a eficiência de times em situações mais estáveis com diferentes modelos de avaliação de performance e gerenciamento de projetos. Nessa palestra vou abordar algumas lições que aprendi ao longo da minha carreira sobre como criar uma cultura de engenharia capaz de se adaptar rapidamente na presença de instabilidade.

[0] Como a inteligência artificial afeta o design de produtos

Ben Linders - A inteligência artificial está mudando a maneira como interagimos com a tecnologia. Eliminar interfaces desnecessárias torna a interação com máquinas mais humana, argumentou Agnieszka Walorska na conferência da ACE 2019. As expectativas em relação à experiência do cliente mudaram e um fator que está se tornando cada vez mais importante para essa mudança é o machine learning.

[0] Um significado diferente para Melhoria Contínua, o coração do DevOps

Sabine Wojcieszak - A melhoria é crucial em todas as organizações. No DevOps, a busca pela melhoria contínua é um dos objetivos mais importantes. O medo impede mudanças e melhorias. Comprometer-se com objetivos compartilhados é indispensável para a melhoria e o sucesso. Todo mundo quer fazer um ótimo trabalho; precisamos parar com os joguinhos internos desnecessários e irritantes!

[0] Desenvolvendo sistemas gigantes na internet com arquiteturas baseadas em eventos

A trajetória dos desenvolvedores de software é aprender uma linguagem, começar a trabalhar com um monólito ou microsserviços, daí ao ponto que trabalhamos com mais integrações, vai aumentando a necessidade de nos atentarmos a padrões que possam nos auxiliar a construir grandes arquiteturas de software, entender o que envolve a arquitetura orientada a eventos é muito importante neste momento.

[0] Shopify: migrando para um monolito modular

Andrew Morgan - Kirsten Westeinde, engenheira sênior na Shopify, discutiu a evolução da ferramenta para um monolito modular no Shopify Unite 2019. Isso incluiu o uso do design payoff line para decidir quando fazer essa alteração, como foi alcançada e também por que a arquitetura de microservices foi descartada.

[0] Prototipação em VR. Falhar e aprender rapidamente

Whide Barbosa - Hoje a prototipação tornou-se um fator estratégico na exceção de um projeto digital, e isso não é diferente em VR, onde é necessário ter uma boa visibilidade do produto para iniciar uma empreitada nessa plataforma. Sabemos que a tecnologia VR já marca presença no mercado tecnológico, no entanto ainda é um investimento alto e de certa forma de pouco acesso a grande massa.

[0] Criando uma Startup fora do Vale do Silício - Entrevista com Rachel Carlson da Guild Education

Thomas Betts - Rachel Carlson falou a Develop Denver sobre sua decisão de criar uma startup de tecnologia fora de São Francisco. No início houve certa resistência por parte dos investidores, mesmo assim, ela acredita que manter a sede da Guild Education em Denver, no Colorado, lhe proporcionou muitos benefícios.

[0] Facilitando conversas difíceis

Nossa vida profissional é tomada de conversas difíceis e, ainda assim, dificilmente estamos preparados para elas. Como facilitar essas conversas de maneira simples e arrojada, e ainda aprender algo?

[0] Engenharia social de robôs: Brittany Postnikoff no QCon New York

Barry Burd - No QCon Nova York, Brittany Postnikoff apresentou a palestra "Engenharia Social de Robôs: Engenharia Social Usando Robôs Físicos". Citando resultados da literatura de pesquisa acadêmica, demonstrou que os seres humanos podem ser manipulados através de robôs. Uma mensagem central da palestra foi a necessidade de segurança e privacidade para fazer parte do design fundamental de qualquer robô.

[0] Liderança inclusiva apoia a colaboração e a diversidade nas equipes

Douglas Talbot - Pesquisas sobre liderança inclusiva mostram que pode proporcionar ganhos no desempenho da equipe, incluindo uma probabilidade de melhora de 29% no comportamento colaborativo. A liderança inclusiva mostrou que é eficaz na ativação do valor da diversidade em uma equipe. Exige que os líderes mostrem humildade, inteligência cultural e consciência do viés como atributos chave.

[0] Automatizando a execução de Spark Notebooks

Rafael Sakurai - O uso de notebooks para explorar um dataset facilita muito o trabalho do desenvolvedor, mas possui desafios para serem publicados em produção ou para os usuários finais visualizarem seus resultados, veja nesse artigo como a Tail fez para automatizar o uso dos Spark Notebooks.

[0] Blockchain, Ethereum e a descentralização da economia

A palestrante fará uma introdução ao conceito do blockchain, explicará o Ethereum e como funcionam as Organizações Descentralizadas, que são desenvolvidas em cima dele, e como isso pode, no futuro, levar a quase uma completa descentralização da economia.

[0] Alta Performance na Edição de Vídeo para Web Mobile

Guy Nesher - Forbes Lindesay, desenvolvedor de software da Threads Styling, compartilha sua experiência na criação do Video Renderer, um editor de vídeo de alto desempenho criado para um aplicativo Web Mobile

[0] Como aliviar a dor de dar e receber feedback

Michael Stiefel - Empresas que incentivam o feedback aberto e honesto é uma organização melhor do que empresas que não fazem. Não obstante, dar feedback é difícil porque os esforços físico e social compartilham o mesmo circuito neural. Por isso, o feedback pode ser fisicamente doloroso, como Sarah Hagan discutiu na sua palestra na QConSF18. Ela usa pesquisa científica para demonstrar como dar feedback corretamente.

[0] Streaming e armazenamento de grande volume de dados: quando seus dados não cabem em banco de dados tradicionais

Gleicon Moraes - Nesta palestra vou falar sobre arquiteturas orientadas a eventos, arquivamento de dados e como o formato escolhido pode ajudar ou dificultar o processamento de grandes volumes. O formato em que os dados são armazenados é importante, por exemplo, se eles podem ser divididos, reprocessados ou se ocupam muito espaço ou são comprimidos.

[0] Octant: Dashboard local e em tempo real para cargas de trabalho no Kubernetes

Christian Melendez - Octant é uma ferramenta open source da VMware que ajuda os desenvolvedores a entender como os aplicativos estão sendo executados em um cluster Kubernetes. Os desenvolvedores podem visualizar graficamente as dependências dos objetos Kubernetes, encaminhar portas locais para um pod em execução, inspecionar logs do pod e navegar por diferentes clusters.

[0] Como desenvolvedores podem aprender a linguagem dos stakeholders do negócio

Anna Radzikowska - Este artigo explora como os stakeholders de negócios e desenvolvedores podem melhorar sua colaboração e comunicação aprendendo o idioma e os dicionários uns dos outros. Explorando áreas que podem apresentar mais tensão: conversando sobre impedimentos e bloqueadores, aprendizado individual e em equipe, opções reais e gerenciamento de riscos.

[0] Construindo aplicações AR/VR no navegador

Guy Nesher - Tanto a realidade aumentada quanto a virtual apresentam novas oportunidades para desenvolvedores Web. Seguimos Doug Sillars que falou em sua palestra "Construindo Uma Galeria de ARt no Navegador " para descobrir qual é o estado da realidade virtual e aumentada no JavaScript, e como os desenvolvedores podem se envolver usando A-frame, em uma biblioteca de JavaScript AR/VR.

[0] O ensino centrado no aluno: a experiência dos Nativos Digitais em sala de aula e a relação com seus professores Imigrantes

O tema desta palestra é a aplicação de conceitos de UX em metodologias de ensino por escolas do ensino médio do Rio de Janeiro, visando o estimulo à criatividade, a inovação, ao pensar e ao fazer dos Nativos Digitais. https://www.slideshare.net/LuizBordim/o-ensino-centrado-no-aluno-a-experincia-dos-nativos-digitais-em-sala-de-aula-e-a-relao-com-seus-professors-imigrantes

[0] O desafio da mudança de cultura em pessoas e empresas aplicando o mindset ágil

O foco da sessão será apresentar os desafios que envolvem o processo de mudança de cultura em empresas para trabalhar com mindset ágil.

[0] Nova técnica acelera o Deep Learning com TensorFlow em 2x

Anthony Alford - Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte apresentaram recentemente um artigo na Conferência Internacional de Supercomputação (ICS) sobre a nova técnica, "deep reuse" (DR), que pode acelerar o tempo para redes neurais deep learning em execução no TensorFlow em até 2x, sem quase perder a precisão.

[0] Migração .NET Framework para o .NET Core

Vittoria Zago - Este artigo busca resumir uma estratégia de migração de .NET Framework para .NET Core. Apresenta as vantagens do .NET Core, sobre o futuro da plataforma, as diferenças em relação a performance e configurações, além de um pouco da implementação na prática das principais configurações para essa mudança. No final você encontrará alguns conteúdos interessantes para ajudar nessa jornada.

[0] Treinando gerentes para melhorar a saúde mental de uma equipe

Douglas Talbot - De acordo com uma recente revisão literária sobre treinamento em conscientização da saúde mental, ainda não está claro para organizações e gerentes quais são as melhores práticas para aumentar a conscientização e gerenciar a saúde mental no local de trabalho.

[0] DDD & Microservices -> Do negócio à arquitetura

O DDD é um conjunto de princípios de construção de software baseado no profundo entendimento do negócio. Naturalmente, uma das áreas impactadas por esses princípios é a arquitetura. Em se tratando de Microsserviços, é ainda mais importante que a construção e organização dos serviços esteja alinhada com o negócio, para que se tenha o maior ganho de performance e eficiência na manutenção.

[0] Construindo um pipeline CI/CD + Liquibase no GitLab

André Mack Nardy - Neste artigo veremos como construir um pipeline CI/CD utilizando o GitLab-CI para realizar a parte de compilação, testes unitários, empacotamento e deploy de uma aplicação Java utilizando Maven no servidor de aplicação WildFly. Por fim, o gerenciamento de mudança do banco de dados através da ferramenta Liquibase será automático.

[0] Razões para cancelar a mudança para microservices

Jan Stenberg - Durante um período em que a equipe de Steven Lemon tinha poucas funcionalidades para implementar, a empresa decidiu mudar o monolito existente para uma arquitetura de microservices. Após um mês de preparação, perceberam que o novo modelo prejudicaria o processo de desenvolvimento, decidiram assim ficar com o monolito e Lemon escreveu recentemente um estudo de caso das descobertas.

[0] Acelerando a construção de Data Pipelines em Apache Spark: segredos arquiteturais para hackers de engenharia de dados

Nesta palestra serão discutidos segredos arquiteturais para permitir acelerar a construção de Data Pipelines em Apache Spark em larga escala, mostrando como eliminar o gap entre experimentação e produção; como resolver problemas de segurança no acesso a dados e como escalar a execução de Pipelines.

[0] Sendo um engenheiro de software ético

Rotem Hermon - Nossa vida tem melhorado por conta da tecnologia. A engenharia de software é umas das práticas mais influenciadoras que temos nos dias atuais e que está moldando a sociedade que conhecemos, mas ao que parece a indústria ainda não compartilha dessa responsabilidade social. No fim das contas, não se trata de sermos melhores desenvolvedores, mas sim de sermos pessoas melhores.

[0] Perguntas e Respostas do novo provedor de hospedagem em nuvem, Render

Reda Hmeid - O Render é um novo provedor de hospedagem web e de aplicativos, descrito pelo seu CEO como “o melhor dos dois mundos” comparando fornecedores em nuvem de larga escala, como a AWS, e provedores PaaS (Plataforma como Serviço), como a Heroku.

[0] Design para Contexto com Machine Learning

Ouvimos muito falar sobre Inteligência Artificial, mas o que isso significa para nós designers? Vou explicar de uma maneira simples como um modelo de Machine Learning funciona. Também vou falar sobre como design e machine learning são mais parecidos do que parece. Ambos utilizam padrões para reconhecer o comportamento dos nossos usuários e existe um grande potencial em trabalhar com ambos.

[0] De Microservices a Serverless: Phil Calçado no QCon Nova York

Jan Stenberg - Em diversos momentos da carreira, Phil Calçado, que atuou em empresas como SoundCloud, Meetup e SeatGeek, trabalhou na transição de monolitos para a arquitetura de microservices. Recentemente, o desafio tem sido migrar para o serverless. Em uma apresentação na QCon de Nova York, Phil contou sobre a experiência combinando os conceitos de serverless com microservices.

[0] Estendendo o OutputStream do Apache Spark Structured Streaming

Eiti Kimura - Nem sempre o suporte padrão de saída do processamento de streams do Apache Spark Structured Streaming pode atender suas necessidades, por isso esse artigo mostra como estender a saída do stream e implementar sua própria integração externa. Apresento como estender o OutputStream com um exemplo completo de integração, persistindo o resultado do processamento em banco de dados relacional.

[0] Dando suporte a saúde mental no ambiente de trabalho tecnológico

Nara Kasbergen - Nara Kasbergen escreve sobre Open Sourcing Mental Illness: uma organização sem fins lucrativos, distribuída, baseada em voluntários, que procura mudar a maneira como falamos sobre saúde mental na indústria de tecnologia.

[0] Big Data Week São Paulo, um dos principais eventos de Big Data Analytics do mundo

InfoQ Brasil - Nos dias 1 e 2 de novembro de 2019, em São Paulo, acontecerá a 6ª edição de um dos mais importantes eventos de Big Data Analytics do Brasil. Junte-se a nós e construa relacionamentos altamente benéficos e aumente o seu networking com os demais participantes e palestrantes. Conheça as mais novas tecnologias e gere oportunidades que irão melhorar o seu negócio e a sua carreira.

[0] CRI-O: Um container runtime open source para o Kubernetes

K Jonas - A CNCF (Cloud Native Computing Foundation) aceitou a iniciativa CRI-O como um projeto em nível de incubação no dia 8 de abril. Criado pela Red Hat, o CRI-O é um projeto de containers que utiliza o padrão Open Container Iniciative (OCI) como runtime para Kubernetes, fornecendo uma alternativa ao Docker.

[0] Torne-se um líder Jedi!

Existem alguns caminhos possíveis para trilhar na formação de Padawan a mestre Jedi. A nossa proposta é apresentar uma trilha que ainda estamos percorrendo e compartilhar com vocês os aprendizados desse caminho. Que a força esteja com você líder!

[0] Scade: desenvolvimento aplicativos Android usando o Swift

Sergio De Simone - O Cross Platform Swift fornece a base para o desenvolvimento de aplicativos iOS e Android usando o Swift. O roadmap de 2019 se concentra em aperfeiçoar as funcionalidades, melhorando a produtividade e usabilidade, além da comunicação com a comunidade de desenvolvimento Swift.

[0] Construindo um API gateway para fugir do monolito: a estratégia da DigitalOcean

Nessa apresentação vamos discutir como o Gateway foi construído, as vantagens e desvantagens do processo, como a migração segue acontecendo e os próximos passos que o projeto tem pela frente. O foco principal da palestra é apresentar como essa solução torna possível a migracão de serviços quando possível, na velocidade que cada equipe consiga seguir, ao invés de obrigar uma migração em massa.

[0] Alcançando previsibilidade em um mundo complexo

Ben Linders - A previsibilidade é o precursor e facilitador de outras coisas importantes que as pessoas procuram, como fazer coisas mais rápidas e baratas, comentou José Casal na Agile Portugal 2019. Casal falou sobre como alcançar a previsibilidade em três passos: concentrar-se no trabalho em progresso, reduzir o tempo para se concluir o trabalho, e pensar em como conseguir fazer mais.

[0] Data Science com Python e R

A mágica de transformar dados em informação só acontece quando você tem conhecimento das metodologias que está utilizando e consegue analisar o resultado final. A palestra abordará as metodologias de análise mais aplicadas no universo de Big Data e comparar as linguagens de programação mais utilizadas: R e Python

[0] Ensinando as máquinas a entenderem emoções através da análise de sentimentos

Ben Linders - A análise de sentimentos ensina os computadores a reconhecerem as emoções humanas presentes no texto. O maior desafio é achar o equilíbrio entre simplicidade e precisão. As abordagens variam desde o uso de uma lista de palavras associadas às emoções até o aprendizado profundo, com técnicas como incorporação de palavras, redes neurais, e mecanismos de atenção.

[0] Pesquisadores desenvolvem técnica para reduzir o tamanho de modelos de deep learning para IoT

Anthony Alford - Pesquisadores da Arm Limited e Princeton University desenvolveram uma técnica que produz modelos deep learning de visão computacional para sistemas de hardware da Internet of Things (IoT) com apenas 2KB de RAM. Usando a otimização Bayesiana e a poda de rede, a equipe é capaz de reduzir o tamanho dos modelos de reconhecimento de imagem e, ao mesmo tempo, alcançar o estado da arte da precisão.

[0] How does your application behaves when everything goes wrong?

To the basics like Request Cache, Timeouts an Retries, to Circuit Breaker, I'll introduce new architecture and resilience patterns to the audience. The target is to find the closest possible thing like an Unbreakable Architecture for your software. All applied to real problems and real software (cases) I did.

[0] Implementando segurança contínua para microservices e Kubernetes

Ben Linders - A segurança precisa se adaptar à entrega contínua cada vez mais rápida no mundo container/Kubernetes, e isso significa segurança em relação ao código, argumentou Mateo Burillo, na RebelCon.io 2019. Burillo demonstrou como implementar um processo DevSecOps com segurança contínua.

[0] Um mindset simples para tornar equipes ineficientes em organizações produtivas

Michael de la Maza - Michael é Scrum Alliance CEC e seu trabalho é melhorar a performance dos times. Neste artigo ele mostra como fazer com que as pessoas pratiquem três lições para tornar as equipes mais efetivas. Ele fala sobre estratégias de coach mindset, respeitar a equipe como especialistas e permissão para a tomada de decisão sobre o trabalho que o próprio indivíduo produz.

[0] Migrando de Kubernetes autogerenciados para o AWS EKS usando o Terraform no Blue Matador

Hrishikesh Barua - O Blue Matador migrou seu cluster autogerenciado do Kubernetes para o AWS EKS para aproveitar melhor o modelo de segurança, um plano de controle gerenciado e custos menores, usando o Terraform para automatizar a configuração.

[0] Qualidade e Cultura: aprendizagem através de outras disciplinas e indústrias

Ben Linders - Podemos aprender com outras indústrias, como o setor da aviação e saúde, e estudando outras disciplinas, argumentou Conor Fitzgerald, testador de software da Poppulo, na RebelCon.io 2019. A aviação, por exemplo, aprende continuamente com seus erros, porém quando se trata do setor da saúde, coisas como a cultura e a hostilidade são desafios para a aprendizagem e a melhoria contínua.

[0] O caso ONS, escalar ágil como uma resposta para as necessidades de mais valor na entrega de software

Vamos explorar a opção do ONS pela adoção dos métodos ágeis na busca de desenvolvimentos que tragam maior valor aos clientes e as percepções da execução dessa experiência na organização.

[0] Por que sua abordagem atual para escalar o ágil não está funcionando?

O maior problema das organizações hoje, é que elas tentam buscar resultados prontos em outras empresas que deram certo, tentando utilizar processos de outra empresa, ocasionando assim um problema no longo prazo. É necessário criar um ambiente disruptivo na organização como um todo para conseguir escalar a agilidade dentro de todos os setores e garantir um resultado mais positivo possível.

[0] Cinco passos essenciais para um workshop de cocriação bem sucedido

Após montar estruturas que pareciam muito eficazes, notei que às vezes elas funcionavam maravilhosamente bem e em outras nem tanto  e a sensação de frustração ocasional fazia com que o processo ganhasse ares de loteria. Com o passar do tempo, fui reunindo peças que funcionavam de forma consistente, e esses rascunhos pessoais se transformaram neste pequeno workshop de cocriação bem sucedido.

[0] Usando o teste de contrato para aplicativos com microservices

Ben Linders - Ao usar microservices, os pontos de integração entre os serviços são um foco para bugs. Com o teste de contrato orientado ao consumidor, o receptor define o contrato e as verificações são feitas contra o mesmo dentro do ciclo de vida de criação/teste dos provedores. O teste de contrato se encaixa bem no fluxo de trabalho de microservice e elimina seus erros de integração.

[0] Paypal Hera oferece suporte a conexão multiplexada para MySQL e Oracle, e mais

Srini Penchikala - O framework Hera do Paypal suporta multiplexação de conexão de banco de dados, divisão de leitura e gravação, fragmentação e recursos automáticos de despejo de SQL. Petrica Voicu e Kenneth Kang, da equipe de desenvolvimento do PayPal, falaram no QCon New York 2019, sobre o gateway de acesso a dados. O Hera, recentemente aberto, é usado para dimensionar vários aplicativos do PayPal.

[0] Quem é o responsável pela qualidade no desenvolvimento de software

Quando os silos se quebram, toda a equipe é responsável pela qualidade no desenvolvimento de software. À medida que o processo define cada vez mais pessoas e processos, como você pode se esforçar para melhorar a qualidade dos lançamentos?

[0] CloudState, um framework open source Serverless para o Knative/Kubernetes

Diogo Carleto - A Lightbend recentemente anunciou o CloudState. O CloudState é o primeiro framework open source serverless projetado para trazer gerenciamento de estado em um stack Knative/Kubernetes.

[0] Abraçando a Anarquia: Design Patterns de Apache Kafka em Arquiteturas de Dados Modernas e Big Data

Esta palestra irá discutir o papel e os benefícios do Kafka em uma arquitetura de software, o seu ecossistema de projetos open-source, além de diversos design patterns usados para endereçar desafios comuns que organizações no mundo todo enfrentam enquanto lidam com grandes volumes de dados.

[?] Tornando o 'npm install' seguro

Dylan Schiemann - No QCon New York 2019, Kate Sills, engenheira de software da Agoric, discutiu alguns dos desafios de segurança na construção de componentes de contratos inteligentes compostos com JavaScript. Duas propostas emergentes da TC39 JavaScript, realms e Secure ECMAScript (SES), foram apresentadas como soluções para riscos de segurança com o processo de instalação do npm.

[0] Agilizando o RH com Kanban e OKRs

Ser ágil é uma necessidade de todas as modernas organizações. O RH por seu papel de atração e desenvolvimento de talentos deve dar o exemplo. Nessa sessão contaremos como foi a experiência de agilizar o RH de uma grande empresa de seguros com scrum e kanban.

[0] Monitorando e gerenciando fluxos de trabalho em Microservices colaborativos

Bernd Rücker - Este artigo argumenta que é preciso equilibrar a orquestração e a coreografia em uma arquitetura de microsserviços para poder entender, gerenciar e alterar o sistema.

[0] Perguntas e respostas sobre o Cloud Discovery Tool para ambientes multi-cloud

Christian Melendez - O Cloud Discovery é uma ferramenta de código aberto do Twistlock que se conecta a provedores de nuvem e obtém um inventário de todos os recursos de infraestrutura implantados. O Cloud Discovery reúne metadados de recursos de forma agregada. Além disso, as brechas de segurança dos aplicativos podem ser identificadas quando há mais visibilidade em vários ambientes.

[0] De Fortran a Julia: Computação Científica no Mundo Real

Quando se fala Computação Científica é comum que se pense em Data Science. Porém, existe muito mais que não se conhece fora do nicho da matemática aplicada. Nesta palestra, falaremos sobre os fundamentos da computação científica, sua história e a importância das implementações clássicas dos algoritmos básicos de Álgebra Linear Numérica para o desenvolvimento de diversas áreas da computação.

[0] Usando ferramentas gráficas Helm para gerenciar implantações Kubernetes na Delivery Hero

Hrishikesh Barua - A engenharia da Delivery Hero utiliza o Helm e ferramentas relacionadas para simplificar o gerenciamento de vários ambientes Kubernetes, dados sensíveis e configuração.

[0] Cenário de Segurança do Ecossistema Docker e Melhores Práticas

Sergio De Simone - Como parte de seu Relatório Anual de Segurança de Código Aberto, a empresa de segurança Snyk divulgou um relatório específico com foco na segurança do Docker, que mostra vulnerabilidades em imagens de contêineres. O InfoQ falou com Liran Tal, defensor do desenvolvimento de Snyk.

[0] Como liderar times remotos efetivamente

Todor Gigilev - Quando um software é construído ou uma plataforma digital é implementada, há muitos fatores a considerar - como o design do produto, as tecnologias a serem usadas, arquitetura, etc. Mas muitas vezes é esquecido que, no fim, a parte mais crucial a considerar é o time que irá trabalhar junto para entregar o produto.

[0] Evitando Lock-in: Continuous Deployment, Kubernetes e Spinnaker para gerenciar um ambiente multi-cloud

Spinnaker é uma plataforma open source de entrega contínua. Ele permite a liberação de novas features de software com alta velocidade e confiança. Ele combina um sistema de gerenciamento de pipeline poderoso e flexível com integrações aos principais provedores de nuvem.

[0] Porque e como a Etsy abraça as diferenças no local de trabalho

Shaaron A Alvares - A Etsy implantou diversas táticas para impulsionar a uma maior inclusão e diversidade. Recentemente, incorporaram a diversidade e a inclusão em seu guia de princípios, uma inclusão integrada em cada etapa do ciclo de vida dos funcionários, e desenvolveram estratégias não apenas para contratar diversidade, mas para promover uma cultura de inclusão.

[0] Preview of C# 8.x

Jonathan Allen - Mesmo que o C # 8.0 esteja a meses de distância, o planejamento já começou para o C # 8.x. Alguns desses recursos são novos, enquanto outros foram anteriormente considerados para o C # 8

[0] Como entregar um banco com qualidade

O DevConf é um evento de tecnologia sem fins lucrativos organizado pelo Opensanca, a maior comunidade ativa de tecnologia do interior de São Paulo. A proposta desta edição do evento foi colocar em discussão temas atuais de tecnologia e desenvolvimento de software. A edição de 2019 aconteceu em 04 de maio em São Carlos.

[0] Investigando os quase-acidentes para evitar desastres: Perguntas e Respostas no QCon Londres

Ben Linders - Investigar os quase-acidentes reunindo dados de campo e explorando qualquer coisa que pareça errada ou um pouco estranha pode ajudar a prevenir desastres, disse Ed Holland, gerente de desenvolvimento de software da Metaswitch Networks. No QCon Londres 2019, ele deu uma palestra sobre evitar ser notícia ao investigar os quase-acidentes.

[0] Modernização: Jakarta NoSQL foi aprovado como um projeto EE4J

Otavio Santana - Conheça mais sobre as novidades do mundo Jakarta EE e o roadmap do suporte do Jakarta EE para bancos de dados NoSQL By Otavio Santana

[0] Cuándo el diseño es un facilitador, o cómo la accesibilidad mejora la UX de todos los usuarios

Como profesionales de la comunicación, debemos dejar de pretender que la accesibilidad no es nuestra responsabilidad, y utilizar nuestra experiencia y habilidades para enfrentar este tipo de situaciones, y encontrar soluciones que mejoren la experiencia de todos los usuarios.

[0] Ficar Sentado pode ser mortal: Introduzindo mais movimento em nossos dias de trabalho

Ben Linders - Ficar sentado por longos períodos de tempo causa estragos em nossos corpos e em nossas mentes. Um primeiro passo para introduzir mais movimento ao seu longo dia de trabalho é organizar uma estação de trabalho sit-stand, afirmou Marek Stój em sua palestra “Sitting Considered Deadly”. Ele sugeriu alternar entre os dois e tentar várias maneiras em que se pode sentar ou ficar de pé.

[0] Perguntas e Respostas sobre o livro Book Business Analysis Agility

James e Suzanne escreveram um livro intitulado Business Analysis Agility - Solve the Real Problem, Deliver Real Value. Eles abordam o fato de que, apesar da adoção de abordagens ágeis, muito tempo, esforço e dinheiro são desperdiçados para construir o produto errado. Eles exploram os desafios enfrentados na análise de empreendimentos em ambientes ágeis e abordam alguns dos erros comuns.

[0] Intelligent Customer Support for the Masses: How Nubank Does It

In this talk, I will go over how we use modern technologies and Machine Learning at Nubank to keep growing our customer base without linearly increasing our headcount and how we package all of that in a good UX.

[0] Cultivando times de alta performance em enorme crescimento

Ben Linders - Para apoiar o hiper crescimento, a N26 compartilhou uma imagem sobre o que e como trabalhar, além de como organizar a estrutura da empresa. Chamado de Target Operating Model, a estratégia ajudou a empresa a crescer enquanto maximiza a autonomia e o alinhamento da equipe.

[0] Coworking como uma mentalidade

Coworking é uma mentalidade que descreve o futuro do trabalho. O manifesto de coworking fornece uma estrutura de valores para criar comunidades sustentáveis baseadas na confiança, em que empresas, empresários, comunidades governamentais e não-governamentais e técnicas podem trabalhar juntas.

[0] Experiências de trabalho com equipes ágeis distribuídas

Ben Linders - Não poder se conectar frequentemente com seus colegas face-a-face dificulta a comunicação em equipes distribuídas, disse Shabi Shafei, Scrum Master do ABN AMRO Bank. Uma sessão de perguntas e respostas sobre como as equipes distribuídas podem se transformar em grandes equipes ágeis.

[0] Por que usar Julia em projetos de Data-Science?

Em 2012, um grupo do MIT divulgou a primeira versão da linguagem Julia, motivados por eliminar o trade-off entre produtividade e performance existente nas linguagens voltadas para computação técnica/científica. Nesta palestra exploraremos as principais características da linguagem, analisando suas vantagens e desvantagens, de forma a motivar sua utilização em projetos de Data-Science e Big Data.

[0] Design e segurança no método ágil: perguntas e respostas no QCon London

Ben Linders - As revisões de diagramas de design por especialistas no domínio podem detectar possíveis violações de segurança não encontradas por verificações de vulnerabilidades ou pela automação de segurança. Essas análises devem focar em funções críticas como emissão e gerenciamento de tokens de acesso, transferência de dados para serviços externos e execução de código não confiável, disse Kevin Gilpin.

[0] Desenvolvimento orientado pela observabilidade

Jennifer Riggins - Como o desenvolvimento orientado por observabilidade difere do monitoramento? À medida que os sistemas distribuídos se tornam cada vez mais complicados e os silos se degradam para testes, automação e eficiência de DevOps, a ODD surge como um superconjunto de monitoramento para compreender as incógnitas desconhecidas do seu código.

[0] EVDnC – Extreme Value Driven Coaching

O EVDnC é uma técnica inovadora de Coaching baseada em ciclos muito curtos de entregas de valor. Durante a sessão, vamos explicar como funciona o EVDnC na prática através de casos reais e compartilhar aprendizados e resultados desta técnica.

[0] Construindo produtos de alta qualidade com equipes distribuídas

Ben Linders - Para garantir a qualidade dos produtos e serviços, a Intermedia utiliza um ambiente comum de teste e pré-produção para todas as equipes. Lilia Gorbachik mencionou na European Women in Tech que ter um processo de teste bem desenvolvido, trabalhar com riscos e tomar decisões diárias a partir de uma perspectiva de produto de alta qualidade são a chave para construir produtos com qualidade.

[0] Elasticsearch na OLX: projeto, operação e manutenção de clusters de alta performance

Nesta apresentação falaremos de como alguns times da OLX estão projetando, operando e mantendo clusters de Elasticsearch. A OLX possui diferentes clusters, cada um com perfil de uso e objetivos diferentes. A ideia desta palestra é transmitir aprendizados, boas práticas, problemas identificados e soluções para cenários de uso do Elasticsearch.

[0] Relatório de tendências do Scrum Master para 2019

O Relatório de tendências do Scrum Master para 2019 foi publicado pela Scrum.org e pelo Age of Product. O relatório explora tendências salariais, padrões ágeis de adoção e igualdade de gênero dentro do papel de Scrum Master.

[0] O risco da mudança climática e o que a tecnologia pode fazer: perguntas e respostas no QCon Londres

Ben Linders - Os datacenters criam mais emissões do que o setor de aviação devido ao uso de energia e à disponibilidade 24x7, o crescimento da computação em nuvem e da mineração de criptomoedas está aumentando o impacto da tecnologia no nosso clima. Mover os servidores existentes para provedores que usam fontes renováveis de eletricidade pode levar a melhorias climáticas em todo o planeta.

[0] GloboPlay, foco no desempenho: do preload ao service-work

Desempenho é algo que temos que sempre ter em mente ao desenvolver um projeto. Essa palestra mostra algumas técnicas aplicadas no GloboPlay, que resultaram em uma diminuição de 50% no tempo de renderização do produto.

[0] Implementando microservices com desenvolvimento orientado a comportamento

Kenneth Pugh - Essas dependências exigem serviços bem definidos e bem testados. O Behavior Driven Development (BDD) e o Interface Oriented Design (IOD) ajudam a conseguir isso. O BDD concentra-se na funcionalidade dos serviços, que são especificados com testes. O IOD identifica as obrigações contratuais (por exemplo, relatório de falhas) dos serviços.

[0] Experimentos com o Cloudflare CIRCL na criptografia pós-quântica

Sergio De Simone - O Cloudflare abriu o código fonte da CIRCL (Cloudflare Interoperable, Reusable Cryptographic Library ), uma coleção de algoritmos para criptografia de curva elíptica, pós-quântica (PQ) e hashing para grupos primos.

[0] Perguntas e respostas com Brendan Burns da Microsoft sobre a disponibilidade do OpenShift na Azure

Rags Srinivas - A disponibilidade geral do OpenShift na Azure foi feita junto a outros anuncios relacionados ao Kubernetes na Microsoft Build 2019 e no Red Hat Summit 2019, que ocorreram simultaneamente em Seattle e Boston. A InfoQ esteve com Brendan Burns, co-fundador da plataforma Kubernetes e distinguished engineer na Microsoft para falar sobre esse anúncio.

[0] Tensorflow poliglota: integrando Go e Python

Na NeuralMed, usamos o SDK do Tensorflow em nossas aplicações escritas em Go para fazer inferência em nossos modelos de deep learning criados em Python. E descobrimos na prática que a API em Go não tem uma manutenção tão boa quanto a API em Python. Descubra como evoluímos para suportar uma aplicação poliglota, alcançando uma arquitetura estável com suporte a múltiplos modelos de deep learning.

[0] Construindo aplicações resilientes

Nessa apresentação vamos discutir sobre alguns dos problemas mais comuns na hora de constribuir aplicações distribuídas, os efeitos que eles geram e como podemos contruir aplicações capazes de sobreviver nesses ambientes. Vamos entender como construir aplicações reslientes através destas práticas pra que possamos criar ambientes resistentes a falhas e que diminuiam o custo de operação.

[0] DevDay 2019 - Discutindo otimizações tecnológicas para o cotidiano e comportamento em Minas Gerais

DevDay - O maior evento abordando desenvolvimento de software de Minas Gerais, DevDay, terá palestras sobre carreira e futuro, microsserviços, acessibilidade, metodologias e boas práticas