[0] O que aprendi montando uma arquitetura de microsserviços

Giovanni Bassi - Nesta palestra vou repassar com vocês os requisitos e motivações que tenho encontrado nos clientes, e o que foi feito para atendê-los e as motivações para utilizar microsserviços, como as arquitetura são montadas, que tecnologias utilizamos, e como tudo é amarrado com práticas ágeis como testes, e integração e entrega contínuas. Vamos ver um pouco sobre FaaS e contêineres.

[0] QDigest #2 - Trabalho Remoto, Python, Kubernetes

InfoQ Brasil - A QDigest é uma newsletter com a curadoria de profissionais brasileiros que atuam no mercado de tecnologia e de desenvolvimento de software nacional e internacional. Pedimos para que eles indiquem links com o que acharam bom e que possa gerar discussões ou interesse nos nossos leitores. A ideia é ter conteúdo relevante e que chame a sua atenção!

[0] Benefícios e desafios de incluir a infraestrutura como código no pipeline de CD: Q&A com a Honeycomb

Rupert Field - O Honeycomb é uma ferramenta para introspecção e interrogação de sistemas de produção. A equipe é pioneira na infraestrutura como código e atualmente usa o Terraform para o gerenciamento da configuração como código. Recentemente, fizeram um esforço para trazer o rigor do processo de release binária para as versões de configuração da infraestrutura.

[0] Como reduzir em 60% o tempo de carregamento das aplicações com React

Ilango Rajagopal - O React é eficiente nas atualizações de UI, mas não torna o app web mais veloz magicamente. À medida que o app aumentava de tamanho, percebemos desvantagens na configuração. Conhecíamos o React e como o Redux gerencia o estado, porém começamos a ver falhas no carregamento de aplicações web. Era hora de reduzir a defasagem técnica e fazer melhorias de desempenho!

[0] Entrevista com Ben Sigelman sobre "Sistemas Profundos" de microservices

Erik Costlow - O InfoQ entrevistou Ben Sigelman, CEO da LightStep, sobre o gerenciamento em "profundidade" dos microservices em escala. By Erik Costlow Translated by Roberto Ueti

[0] Entrevista com Jake Inlove sobre o livro Gamification for Business

O livro Gamification for Business, de Sune Gudiksen e Jake Inlove, explora o uso de jogos para enfrentar com eficiência os desafios dos negócios e melhorar o desempenho organizacional, fornecendo resultados de pesquisas sobre gamificação, estudos de caso de soluções baseadas em jogos e os benefícios que jogos e o design thinking podem trazer.

[0] Google Dataset Search deixa de ser beta

Edeilson Silva - Com aproximadamente 25 milhões de bases de dados indexadas o Google Dataset Search deixa de ser uma versão beta e oferece recursos adicionais como integração mobile e visualização

[0] Oleg Zhurakousky comenta sobre microservices orientados a eventos baseados em Spring

Srini Penchikala - As tecnologias Spring Cloud Stream e Spring Cloud Function dão suporte à implementação de microservices orientados a eventos para diversos casos de uso, desde a integração de aplicações até o fluxo de dados. Oleg Zhurakousky, palestrou na Conferência SpringOne Platform 2019 sobre os desenvolvimentos e recursos recentes de ambos os projetos.

[0] Swift 5.2 liberado no Xcode 11.4 Beta

Diogo Carleto - A linguagem de programação Swift, desenvolvida originalmente pela Apple e liberada em 2014, acaba de chegar na versão 5.2. O Swift 5.2 está disponível no Xcode 11.4 Beta, trazendo callAsFunction, subscript com default arguments, Key Path Expressions as Functions, uma nova arquitetura de diagnósticos, e mais.

[0] Construindo um cluster de alta disponibilidade

William Ivanski - Serão apresentadas as etapas necessárias com detalhes técnicos para construir um cluster de alta disponibilidade utilizando repmgr e dividido em 2 data centers. Em cada datacenter, haverá uma máquina pgbouncer que fará fencing caso o primário falhe e outro standby seja promovido. A aplicação se conectará ao cluster usando round-robin entre os servidores pgbouncer.

[0] Reescrevendo software crítico em Elixir - um estudo de caso

Renan Ranelli - A maioria das empresas que iniciam a adoção de Elixir começam com uma prova de conceito que reescreve uma aplicação não-crítica. Na Telnyx, nós escolhemos a opção difícil: Reescrever um serviço de alto volume, alta disponibilidade e economicamente crítico. Essa palestra irá explorar qual a nossa estratégia para essa empreitada, bem como o que deu certo, o que não deu e aqueles segredos que g(...)

[0] Candy Crush Saga - Utilizando a Inteligencia Artificial nos testes

Alexander Andelkovic - Para poder melhorar os recursos em jogos, que estão em constante evolução, o desafio será dimensionar os testes para se equipararem ao desenvolvimento de novos recursos. Os testes automatizados são vitais para a King continuar testando o Candy Crush; portanto, eles procuram constantemente novas maneiras aprimoradas de testar.

[0] QDigest #1 - Muito Prazer: Somos a QDigest

InfoQ Brasil - A QDigest é uma newsletter com a curadoria de profissionais brasileiros que atuam no mercado de tecnologia e de desenvolvimento de software nacional e internacional. Pedimos para que eles indiquem links com o que acharam bom e que possa gerar discussões ou interesse nos nossos leitores. A ideia é ter conteúdo relevante e que chame a sua atenção, com discussões interessantes e que não cabem no formato tradicional do InfoQ. Fique a vontade para se aproximar e compartilhar suas sugestões, comentár

[0] Do modelo de Silos a Transformação digital uma visão de Enterprise Architecture e capacidades dinâmicas

Cristiano Uniga Bajdiuk - A síndrome dos Silos, profundamente conectada com Big Data, Inteligência Artificial e Data, provoca prejuízos grandiosos as empresas diminuindo a sua capacidade de reação em tempos onde uma informação pode ser a condição de sucesso ou fracasso da sua empresa. A arquitetura corporativa através das capacidades dinâmicas é uma das mais efetivas ferramentas para combater este e outros problemas.

[0] Processamento de dados de alto desempenho com Spring Cloud Data Flow e Geode

Srini Penchikala - Cahlen Humphreys e Tiffany Chang palestraram na Conferência SpringOne Platform 2019, sobre o processamento de dados com as estruturas Spring Cloud Data Flow e Apache Geode.

[0] Quatro estratégias para lidar com a contrapressão - Jay Phelps

Bruno Couriol - Jay Phelps, membro da equipe principal do RxJS, palestrou na ReactiveConf 2019 falando o que realmente é a contrapressão, quando acontece, e quais estratégias que podem ser aplicadas para lidar com ela.

[0] Decida qual é o nível de fluência ágil mais adequado para seu time

O Modelo de Fluência Ágil foi introduzido pela primeira vez em 2012, por James e Diana Larsen que reconheceram um problema naquela época que ainda persiste hoje - há muitas organizações em que as transformações do Agile falham ou, no mínimo, não fornecem os benefícios esperados quando começaram a jornada ágil. James e Diana observaram que as equipes ágeis se desenvolvem através de quatro e(...)

[0] Q&A on the Book Applied Empathy: The New Language of Leadership

O livro Applied Empathy, de Michael Ventura, explora como entender as pessoas e aprender sobre suas perspectivas pode ajudar a liderar com empatia. Perguntas são mais importantes que respostas; como líderes, devemos procurar maneiras de nos conectarmos com nossos clientes e funcionários, ouvir mais e falar menos.

[0] Micro frontends - Uma abordagem de microservices para o front-end

Celso Henrique - Já trabalhou em grandes projetos front-end, com diversos times e percebeu que, quanto mais complexa a aplicação fica, mais perde a liberdade para alterações e os times vão ficando sem autonomia nas entregas? Já encarou situações onde percebeu que certa tecnologia poderia resolver problemas específicos, porém não teve flexibilidade para utilizar? Nesta apresentação irei falar sobre o que sã(...)

[0] Construindo interfaces de conversação inteligentes

Os autores apresentam e discorrem sobre os três componentes envolvidos na criação de um aplicativo de conversação inteligente além de como implementar um Fluxo de Interação, como utilizar um Processamento de Linguagem Natural e também como realizar a Implantação de interfaces nos principais fornecedores do mercado como Google, Amazon, Microsoft, Facebook, Slack dentre outros.

[0] Teste de acessibilidade: convencendo o proprietário do produto

Ben Linders - O teste de acessibilidade é a coisa certa a se fazer. A internet com seus serviços eletrônicos são um local para as pessoas se sentirem e interagirem igualitariamente, portanto nosso software não deve excluir as pessoas, argumentou Martin Tiitmaa na TestCon Europe 2019.

[0] Case: Projeto Shiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação

Marcela Sisiliani - Vamos compartilhar os erros e acertos do desenvolvimento da solução de gestão mídias que foi criada para o Portal da Band: O SHIVA. Com a integração de tecnologias super atuais, como REDIS, RABBITMQ, API RESTfull, Microservices, e claro, nosso o Go.Além da integração com outras plataformas.

[0] Minimizando a complexidade de backend com Dark: a linguagem com editor e infraestrutura integrado

K Jonas - O Dark visa simplificar o desenvolvimento de backends, minimizando a complexidade sendo uma linguagem de programação com editor e infraestrutura integrados para o desenvolvimento e o fornecimento de aplicações backend.

[0] Os Desafios na Construção de Agentes Virtuais com Inteligência Artificial

Fabiano Luz - Agentes Virtuais são sistemas autônomos capazes de interagir com outros sistemas e com humanos. Os agentes virtuais têm sido utilizados com o objetivo de interagirem com pessoas na busca de resolução de problemas, esclarecimento de dúvidas, vendas de produtos ou serviços e cobrança. Existem muitos desafios na construção de agentes virtuais, dentre eles podemos destacar a dificuldade em criar (...)

[0] Velocidade e melhores métricas: entrevista com Doc Norton

Velocidade não é boa medida para previsões ou diagnósticos, é um indicador retardatário de um sistema complexo que é volátil demais para saber qual será o desempenho futuro.

[0] Do zero com pouco recurso

Paulo Nunes - O objetivo é contar a história de como desenvolvemos o processo de DevOps dentro da REBEL e quais foram as técnicas usadas e decisões tomadas que nos fizeram dormir com tranquilidade e nos dar impulso para seguir em frente desde o primeiro deploy.

[0] Liderança em um ambiente ágil

Ben Linders - Gostaríamos que os líderes ágeis parassem de ficar só combatendo incêndios. Deveriam ajudar e capacitar, em vez de assumir os problemas, argumentou Leonoor Koomen na Experience Agile 2019, sugerindo substituir os relatórios de semáforos com Obeya e mostrou aos líderes como podem se concentrar nos deltas, em vez de cobrir tudo e querer saber sobre tudo.

[0] Construindo aplicações escaláveis no Mercado Livre com SOLID & Clean Architecture

Como manter a qualidade dos microsserviços quando o negócio engrena e os times escalam? Nesta talk mostraremos como aplicar o Clear Architecture e SOLID principles com TDD na prática e como estas técnicas ajudam nossos times a produzirem mais e por mais tempo.

[0] Q&A sobre o livro The Driver in the Driverless Car

O livro The Driver in the Driverless Car, de Vivek Wadhwa e Alex Salkever, explora como a tecnologia está em constante aceleração e o impacto que isso pode ter no futuro da sociedade. O objetivo é ajudar a estruturar decisões e pensar sobre o rápido desenvolvimento das tecnologias. Salkever e Wadhwa cobrem vários setores, como robótica, IA, computação quântica e carros autônomos.

[0] Migrando duas grandes bases de código robótico ROS1 para ROS2

Roland Meertens - Em 2018, o Robot Operating System 2 (ROS2) foi lançado como sucessor do ROS1. Na ROSCon 2019, diversos palestrantes compartilharam suas experiências na migração do ROS1 para o ROS2. As lições foram compartilhadas em duas palestras separadas: O projeto Autoware, e a demonstração da Rover Robotics.

[0] Como criar uma arquitetura altamente escalável para envio de push

Diego Ribeiro Drumond - Conheça a arquitetura serverless e orientada a eventos adotada pela Hotmart, focada em resiliência e alta escalabilidade. Com base em ferramentas da AWS como Kinesis, Lambda e DynamoDB, veja como construir uma arquitetura capaz de suportar grandes cargas de trabalho com baixa latência e custo previsível. O case da palestra será o serviço de push da Hotmart, utilizado pelos seus aplicativos(...)

[0] Três aplicações práticas da IoT nos setores automotivo e agrícola - Destaques do WebExpo 2019

Tomáš Morava, CFO e cofundador da Hardwario, apresentou recentemente na WebExpo 2019, em Praga, três aplicações práticas e orientadas para a indústria da IoT nos setores automotivo e agrícola.

[0] Suporte avançado a aplicações de IoT no .NET Core 3 com System.Device.Gpio

Sergio De Simone - O System.Device.Gpio é uma nova biblioteca open source aberta para o .Net Core que viabiliza a interação de aplicações IoT com sensores, monitores e dispositivos de entrada por meio dos pinos GPIO ou outro hardware de controle de I/O. A biblioteca é aumentada por uma coleção de ligações mantida pela comunidade para vários dispositivos.

[0] Do Enzyme Para O React Testing Library

Pablo Dinella - Uma comparação do Enzyme com Testing Library, compartilhando a experiência de migração para o Testing Library nos produtos da CVC, principais dificuldades, nova forma de pensar e como a lib até mesmo te força a melhorar a acessibilidade da aplicação.

[0] Slack compartilha a estratégia usada para testar seu novo serviço de criptografia

Rupert Field - A equipe de engenharia do Slack revelou a estratégia de teste de carga que se tornou uma parte crítica do pipeline de entrega contínua. Embora afirmem que tinham pouca experiência em testes de carga, conseguiram construir do zero usando o Go, além de usar uma abordagem metódica que oferece um roteiro para engenheiros que enfrentam desafios semelhantes.

[0] Conectando +60k restaurantes: a saga arquitetural do iFood

Bruno Panuto - A simplicidade de um clique para fazer um pedido de comida no iFood esconde uma complexa arquitetura para garantir que a entrega chegue corretamente na casa de quem pediu. O time Connection é um time de alta criticidade para essa solução: a cada um dos 17 milhões de pedidos mensais gerados no aplicativo, eventos são gerados e enviados para os mais de 60 mil restaurantes que, por sua vez, envi(...)

[0] Gerenciamento de mudanças no século 21, ciência comportamental - Q&A sobre o livro Impacto

O livro Impacto, de Paul Gibbons, explora como liderar e gerenciar mudanças no século 21 para apoiar transformações digitais, levando em consideração as necessidades da geração millennials e da geração Z.

[0] A influência da Arquitetura Corporativa na digitalização dos modelos de negócios sob a ótica da Sociomaterialidade.

Fernando Menchini - Nesta sessão será apresentado o resultado de um trabalho de pesquisa realizado na Faculdade FIPECAFI, cujo objetivo foi analisar a compreensão de profissionais acerca da associação dos níveis de maturidade da EA e da Economia Digital, para então aprofundar as percepções sobre o tema e avaliar o potencial de contribuição da EA sob a ótica da Sociomaterialidade na escolha e aplicação de práticas.

[0] O método Swift: Uma estrutura para modernização de software usando DDD

Thomas Betts - O Método Swift é um conjunto de técnicas de análise de sistemas legados complexos a fim de determinar o trabalho necessário para modernizar gradualmente os principais componentes ou o sistema como um todo.

[0] Experiência da iRobot na execução do ROS2 em plataformas embarcadas baseadas em Linux

Roland Meertens - Durante o ROSCon 2019, Alberto Soragna, Juan Oxoby e Dhiraj Goel, da iRobot, apresentaram suas experiências usando o ROS 2 em uma plataforma embarcada de baixo custo. Ao testar diferentes implementações do Serviço de Distribuição de Dados (DDS), reduziram o uso da CPU e da memória nas aplicações, o que melhorou bastante o desempenho.

[0] Brasil.IO: Libertação de Dados Públicos, com Python

Álvaro Justen - Analisar dados públicos não é tarefa fácil: estão disponíveis em muitas páginas, formatos de arquivos e padrões diferentes e por isso é comum a necessidade de criar softwares especializados para capturar, converter e limpá-los antes de analisá-los. Apesar de termos muita informação pública disponível no Brasil, muitos desses dados não são utilizados por jornalistas, cientistas políticos, esta(...)

[0] Os desafios na integração de equipes distribuídas geograficamente

Premjith Purushotham - Equipes distribuídas geograficamente são o centro da inovação. Porém, criar e nutrir uma equipe é uma tarefa desafiadora, por isso precisamos de uma compreensão profunda da natureza do conhecimento, diversidade e interações dentro de uma equipe. Gerentes podem inferir informações valiosas a partir de uma compreensão mais profunda dos desafios contextuais e do nível de conhecimento nas equipes.

[0] Distributed Tracing: práticas, padrões & tecnologias para depurar microsserviços e outras aplicações distribuídas

Elemar Jr - A palestra apresentará práticas, padrões e tecnologias, como o padrão OpenTracing. Vamos falar sobre como instrumentar suas aplicações para que você possa visualizar cada operação. Vamos falar sobre Zipkin e Jaeger, duas das mais populares implementações do padrão OpenTracing. Se você desenvolve distribuídas, como usando microsserviços, os temas dessa palestra são indispensáveis para você.

[0] GitHub integra análise de código Semmle para detecção contínua de vulnerabilidades

Sergio De Simone - Com a aquisição da startup Semmle, o GitHub visa tornar a detecção contínua de vulnerabilidades parte do serviço de integração e implantação contínua.

[0] Correção ou mudança - qual é mais importante?

Jessica Kerr - No desenvolvimento contínuo de software, o principal trabalho é atualizar o código. Jessica Kerr argumenta que, construindo um software mutável baseado em componentes existentes, bem compreendidos e melhorando as automações de entrega, as equipes irão melhorar no ponto principal de seu trabalho: que é entregar valor e "mudar a realidade".

[0] Performance extrema, execução segura e código elegante com Rust (observadas por um programador C++)

Elemar Jr - Rust é uma linguagem de programação moderna e poderosa. Ela é perfeita para aqueles que buscam performance máxima, geralmente obtida em linguagens de nível mais baixo (como C e C++), e a clareza das linguagens de nível mais alto. O design da linguagem permite a adoção de abstrações extremamente elegantes, unindo o melhor da programação orientada-a-objetos e funcional, sem implicar em qualq(...)

[0] Lições de uma ex-gerente de projetos que se tornou gerente de produto

Ben Linders - Para sobreviver como gerente de produto, precisamos colocar a estratégia em primeiro lugar e sermos capazes de equilibrá-la, além de estarmos fortemente envolvidos na entrega. Todas as ideias precisam de testes e precisamos ouvir os clientes para entender seus problemas, disse Emma Sephton na Agile Greece Summit 2019 onde compartilhou as lições aprendidas ao se tornar uma gerente de produtos.

[0] Faça algo fantástico: torne-se um open source developer

Andres Galante - Durante esta apresentação discutiremos como você pode iniciar uma carreira no mundo do open source, começando do zero até chegar a core commiter de alguns dos maiores projetos do mundo. Você aprenderá: Como encontrar sua comunidade; Quais ferramentas você precisa saber; Como dar seus primeiros passos; Quais são as diferentes maneiras em que você pode participar; Como transformar seu(...)

[0] Como criar histórias de usuários convincentes apoiadas por dados

Quanto mais evidências tivermos, maior a probabilidade de acreditarem em nossas ideias. Mas, os dados somente, nem sempre são suficiente para envolver as pessoas; é aqui que a narrativa pode ajudar a combinar dados, ideias, e emoções.

[0] ECMAScript 2077 (ReasonML)

Gabriel Rubens - Nessa talk eu mostro como ReasonML é o EcmaScript2077, a linguagem necessária para construir aplicações robustas no mundo caótico que vivemos. Slides da apresentação em: http://es2077-reactconf.netlify.com/

[0] Levei a faculdade de computação "daquele jeito". E agora?

Francisco Isidro Massetto - Muitos profissionais hoje enfrentam dilemas que quase que literalmente "tiram o sono" da galera: como resolver um problema difícil? E quando o framework não resolve meu problema? E quando as minhas ferramentas se esgotam para deixar algum código mais eficiente? Pois bem, hoje, se você, desenvolvedor, fez a sua faculdade de computação (seja Ciência, Sistemas ou Engenharia) meio que "nas cox(...)

[0] Perguntas e respostas sobre o livro Thinking Remote

O livro Thinking Remote - inspiration for leaders and distributed teams, de Pilar Orti e Maya Middlemiss, fornece várias ideias para gerentes e líderes que estão trabalhando com equipes remotas ou distribuídas, podendo ser usado como um manual para líderes de equipes virtuais, ajudando-os a lidar com os desafios da liderança e a fazer a transição para o trabalho remoto.

[0] TypeScript, olhando além do que é divulgado com Matthew Gerstman

Bruno Couriol - Matthew Gertsman apresentou as suas lições aprendidas enquanto engenheiro de software do Dropbox, na utilização do TypeScript durante uma migração de código quatro anos atrás, apresentando os prós e contras do seu uso e como sua empresa lida com ela numa programação em escala.

[0] Como o coaching ágil pode ajudar no gerenciamento de conflitos

Deepti Sinha - Os conflitos não são ruins, mas a maneira como lidamos com eles é que faz a diferença. Em um ambiente saudável, o conflito pode ser um catalisador para a criatividade e a inovação. Um coach não é responsável por resolver os conflitos, mas ajudar a equipe a manter os conflitos saudáveis e fornecer orientações e ferramentas que permitem resultados positivos.

[0] Elasticidade e agilidade para lojas físicas, transformação em um dos maiores varejistas do Brasil

Conheça como a Via Varejo, grupo responsável pelas marcas Casas Bahia e Ponto Frio, vem reformulando seus sistemas e plataformas para de forma elástica e ágil atender mais de 1000 lojas físicas. Nesta palestra serão apresentados benefícios, dores e aprendizados na construção da arquitetura de comunicação, integração e microsserviços para atender o alto volume de requisições do Via+, detalh(...)

[0] Fortalecendo equipes distribuídas com conversas sociais

Pilar Orti - As reuniões online devem dar resultados, devem seguir agendas ou cumprir planos, inclusive, serem executadas com eficiência. Porém, há um aspecto das reuniões remotas que geralmente fica esquecido: a oportunidade de fortalecer o relacionamento entre os membros da equipe.

[0] Busca de Alta Performance com GraphQL e Elasticsearch

Guilherme Baptista - 13 vezes mais rápido, 50% menos servidores e 30 vezes mais carga. Parece utopia mas não é. Saiba como é a integração entre Go e Elasticsearch, o porquê Go e GraphQL formam uma ótima combinação e como suas características se complementam para uma performance incrível.

[0] Angular extreme performance

Gustavo Costa - Abordaremos modernas técnicas entre os dois pilares de performance de uma aplicação front-end: network e runtime. JIT, AOT, Tree-shaking, Ivy, GCC, Lazy loading, Brotli, Server Rendering, trackBy, Imutabilidade, Pure functions… Podendo ser aplicado no seu framework favorito ou no Javascript vanilla.

[0] Reuniões remotas refletem a cultura de equipe distribuída

Mark Kilby - Está tendo problemas para relacionar com pessoas nas reuniões distribuídas? Parece que você mesmo e os colegas remotos não alcançam as metas das reuniões? O problema não está nas reuniões, mas talvez na cultura de como fazemos as reuniões.

[0] ACMAScript 2077 (ReasonML)

Gabriel Rubens - Nessa talk eu mostro como ReasonML é o EcmaScript2077, a linguagem necessária para construir aplicações robustas no mundo caótico que vivemos. Slides da apresentação em: http://es2077-reactconf.netlify.com/

[0] Transformação Digital na Indústria

Pedro Vieira - Apresentar os conceitos-base de Transformação Digital e sua aplicação na Indústria, a importância da mudança de cultura e do treinamento especializado para a transição necessária nos próximos anos, com foco não apenas tecnológico, mas na geração de valor para as empresas. Apresentar algumas iniciativas da PETROBRAS na digitalização de projetos de Engenharia.

[0] O ano de 2019 no InfoQ e previsões de softwares para 2020

Neste artigo, serão apresentados pontos que marcaram o ano de 2019 e que foram noticiados pelo InfoQ, para temas como: Desenvolvimento Java e .NET; Desenvolvimento Web; Arquitetura; IA, ML e Engenharia de Dados; Cultura e Métodos; e DevOps/Cloud. Além de discorrer assuntos que podem vir a se tornar tendências no desenvolvimento de softwares no ano 2020.

[0] PostgreSQL para pequenos, médios e grandes negócios

Vários Palestrantes - Um panorama geral do mercado de trabalho para o PostgreSQL, em uma conversa com os palestrantes da Pgconf 2019.. By Vários Palestrantes

[0] Os erros que cometi como Head de Engenharia ao escalar do 0 a 100 devs

Bruno Ghisi - Nesta palestra trarei meus aprendizados na direção de engenharia da Resultados Digitais durante a escala de 0 para 100 profissionais e seus múltiplos produtos. Serão expostas reflexões de problemas, soluções e situações que não deram certo, em aspectos de processos, estrutura, lideranças e cultura.

[0] Análise de dados no mundo ágil

Almudena Rodriguez Pardo - É tudo uma questão de negócios centrados no cliente, ou ainda existem dados para serem minerados? Podemos integrar a análise de dados e a empatia pelo cliente? Este artigo explora como tornar os negócios mais direcionados ao cliente, e quais informações precisamos para entender o bem mais precioso da empresa: os clientes.

[0] Lightning Talks Day 2

Vários Palestrantes - Uma sequência de falas curtas dos palestrantes da Gophercon 2019, abordando vários tópicos da linguagem Go.

[0] Não desperdice e nem queira desperdiçar: um mapa de fluxo simplificado para descobrir desperdícios

J Meadows - Este artigo descreve de forma simplificada os Mapas de Fluxo de Valor que facilitam a visualização de gargalos e processos ineficientes no ciclo de vida da entrega do software, se concentrando nas duas formas de desperdício Lean definidas como Inventário e Tempo de Espera.

[0] Dojo: Uma Implementação efetiva para aprimorar a prática do TDD

Nesta Palestra, vamos falar sobre como o Dojo auxiliou a difundir a técnica do TDD na Globo.com. Também, iremos entender como pode ajudar diversos desenvolvedores e como pode ser uma ferramenta de aprendizagem de diversas áreas técnicas, dentre elas: baby-steps, as próprias linguagens, raciocínio lógico, práticas ágeis e TDD.

[0] Desconferência

Vários Palestrantes - Uma conversa com perguntas e respostas entre os palestrantes do ReactConf 2019.

[0] Desmistificando o Compilador Go: a jornada do func main() até o go run

Alex Sandro Garzão - Já pensou nos processos que precisam ocorrer para que um “Hello world!” torne-se um arquivo executável?! Irei demonstrar nesta palestra, através de uma jornada pelas entranhas do compilador, como GOLANG trabalha para facilitar o nosso trabalho como desenvolvedor.

[0] Agile Transformation Anti-Patterns

Raphael Molesim - O principal segredo de uma transformação ágil está em transformar o mindset das lideranças, fazer com que cada um deles sejam catalizadores de uma transformação da cultura dentro empresa. Porém algumas vezes o mindset ágil entra em conflito com o mindset da liderança. Neste palestras vamos explorar um pouco quais são estes conflitos, de forma que você possa reconhecer quando esta nesta situação

[0] Empoderamento das pessoas: libertar equipes através das Estruturas Libertadoras

Greg Myers - As estruturas libertadoras são uma ótima maneira das equipes encontrarem sua voz interna. Isso foi feito para se pensar criativamente sobre os tipos de convites que são feitos e para revolucionar a dinâmica normal de uma reunião. Neste artigo, Greg Myer compartilha como está usando estruturas libertadoras na Capital One.

[0] Como fazer o deploy de cada feature branch permite um feedback rápido sobre o produto

Ben Linders - Ultrapassando os limites da entrega contínua, pode-se alterar fundamentalmente a maneira como as pessoas colaboram na criação de software. Christian Uhl apresentou na DevOpsCon Munich 2019 como a implantação de cada feature branch usando o GitLab e o Kubernetes os ajuda a obter feedback rápido dos product owners e stakeholders.

[0] Consultas em repositórios compactados, com paralelismo, através de Foreign Data Wrappers

Sanyo Capobiango Soares de Moura - Nessa palestra, vamos compartilhar nossa experiência de integrar uma ferramenta de compressão de dados no PostgreSQL através da extensão FDW (Foreign Data Wraper) de forma eficiente. Vamos detalhar aspectos como: melhores práticas para pesquisar dados comprimidos em repositórios externos (possivelmente remotos), particionamento, sharding e paralelismo, como superar certos desafios no uso do FDW;

[0] Test-Driven Development: Sério, é uma técnica de design

Mohamed Taman - Usando um passo a passo em Java, este artigo fornece um exemplo prático de como usar o TDD (Test-driven Development) para dividir, testar e solucionar problemas maiores ao codificar.

[0] Siga seu Norte: como desviar da sua carreira pode ajudá-la a crescer

Alexandre Freire - Nessa palestra vou compartilhar a história da minha carreira com o objetivo de ajudá-lo a pensar pra onde você quer levar a sua. Uma coisa que sempre me ajudou foi seguir meu coração, mais do que o plano de carreira perfeito. Eu tive uma carreira não muito convencional. Tudo começou como muitas com uma iniciação científica (perl pra analisar DNA) e um estágio (projeto waterfall pra lançar (...)

[0] Case Arquitetura Corporativa: Como rodar a fase Preliminar

Luise Santacruz - O objetivo da palestra é, através de um case real, demonstrar ao público como a arquitetura pode ser implementada de forma simples em uma organização, independentemente do seu nível de maturidade. A palestra objetiva também demonstrar que a Arquitetura só se dá na combinação dos domínios (Negócio, Aplicações, Dados e Tecnologia) e não de forma isolada.

[0] Desmestificando o Compilador Go: a jornada do func main() até o go run

Alex Sandro Garzão - Já pensou nos processos que precisam ocorrer para que um “Hello world!” torne-se um arquivo executável?! Irei demonstrar nesta palestra, através de uma jornada pelas entranhas do compilador, como GOLANG trabalha para facilitar o nosso trabalho como desenvolvedor.

[0] Cinco princípios para o design de interfaces (UI) para Android e iOS com React Native

Rakshit Soral - Este artigo explicará por que UI designers deveriam seguir os guidelines específicos de cada plataforma ao desenhar para múltiplas plataformas. Isso pode ser uma tarefa árdua devido à variedade de restrições e guidelines a serem seguidos. Propomos cinco princípios fáceis para múltiplas plataformas com foco no React Native, sem perder pontos importantes de usabilidade.

[0] Qual é o seu superpoder? Neurodiversidade e tecnologia no QConSF 2019

Susan McIntosh - Em sua apresentação na QCon SF 2019, Elizabeth Schneider traça um paralelo entre neurodiversidade e superpoderes. Uma vez que você percebe que pensa de forma diferente, e entende como proteger seus poderes, você pode encarar qualquer desafio.

[0] Formas divertidas de aprendizado e engajamento em desenvolvimento de software

Tatiane Rodrigues - Com inspiração nas práticas de gamificação e formas lúdicas de estimular o aprendizado, os Jogos do Conhecimento trouxeram resultados surpreendentes. Nessa palestra compartilharemos dois cases que trouxeram aos times envolvidos engajamento, motivação, colaboração, conhecimento e qualidade em projetos e operações complexas da indústria financeira em processo de transformação digital.

[0] AWS anuncia o Braket, seu serviço totalmente gerenciado de computação quântica

Sergio De Simone - Agora em preview, o Amazon Braket é o novo serviço da AWS que oferece a possibilidade de se construir, testar e executar algoritmos quânticos. O Braket inclui um ambiente de desenvolvimento, suporte a testes em simuladores de computadores quânticos, e a capacidade de executá-los em processadores quânticos reais.

[0] Arquitetura Para A Nova Geração De Apps

Charbel Rami - Uma arquitetura que permite desacoplar a lógica de negócio da interface para facilitar o compartilhamento de código entre web e mobile, com React e React Native.

[0] Protocolo GRIT permite transações distribuídas em microservices de múltiplos bancos de dados

Sergio De Simone - Na Conferência Internacional da IEEE sobre Engenharia de Dados 2019, os engenheiros do eBay apresentaram um documento sobre um protocolo para transações distribuídas ACID usando múltiplas bases de dados, GRIT. O suporte a vários bancos de dados é essencial para permitir o uso do GRIT a microservices, que são implementados em diferentes idiomas e podem usar vários bancos de dados subjacentes.

[0] Entrevista com Udi Dahan: transações em sistemas (na nuvem) de mensagens

Os atuais serviços de mensagens baseados na nuvem têm níveis de suporte a transações diferente das versões anteriores? Nesta entrevista com o especialista em sistemas distribuídos Udi Dahan, exploramos esta questão.

[0] Quarkus chega na versão 1.0: Um bate papo com Thomas Qvarnstrom

Quarkus, um framework Java nativo Kubernetes feito para o GraalVM e OpenJDK HotSpot, chegou na versão 1.0. O Quarkus é um stack open source para escrever aplicações Java, oferecendo tempo de inicialização rápido e pouco uso de memória. O InfoQ conversou com Thomas Qvarnstrom, gerente de produtos sênior na Red Hat, para aprender mais sobre a jornada do Quarkus.

[0] Desenvolvendo Jogos em Flutter

Erick Zanardo - Flutter é a nova aposta do Google no desenvolvimento Mobile. Essa nova ferramenta multiplataforma vem crescendo muito na comunidade e já é o ambiente oficial de desenvolvimento do novo sistema operacional mobile do Google, o Fuchsia. Nesta palestra mostraremos porque apostamos no Flutter para desenvolver jogos, suas vantagens, desvantagens e também o desafio de ser um desenvolvedor "indie".

[0] Mudando a maneira de pensar sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Ben Linders - O termo "equilíbrio entre vida profissional e pessoal" está desatualizado, o que agora associamos ao trabalho e a vida, nem sempre é o mesmo o que era tradicionalmente, comenta Jennifer Cox, na Women in Tech Dublin 2019. Mencionando que, em muitos casos, elas se sobrepõem ou se chocam de tempos em tempos, dificultando ainda mais a separação mental entre as duas.

[0] Mineração de dados textuais com PostgreSQL

Raissa Menezes Korehisa - A medida que aumenta exponencialmente o volume e a necessidade de utilização de dados desestruturados, técnicas que possam automatizar ou facilitar a extração de informações tem sido cada vez mais demandadas. Nesta palestra pretende-se apresentar como o Postgres pode ser utilizado para minerar dados de texto livre, com datasets oriundos de redes sociais.

[0] Como o Shopify implementa regras customizadas para escalar automaticamente o Kubernetes

Christian Melendez - Andy Kwiatkowski do Shopify palestrou na Velocity conference em Berlim sobre por que tiveram que criar um autoscaler personalizado no Kubernetes. As soluções existentes para escalar automaticamente não atendiam as necessidades do Shopify. Principalmente devido ao grande e repentino fluxo de requisições de tráfego recebido.

[0] Redis - Persistência, Backup e Restore em um banco de dados em memória

Henrique Lages Repulho - Este artigo aborda uma introdução a persistência de dados utilizando Redis e aspectos relacionados a como realizar backup e restore de dados utilizando um banco de em memória, com uma introdução prática dos modelos e conceitos usados no Redis e também uma breve consideração sobre os modelos.

[0] Do metal para a nuvem: Desafios e aprendizados de Infraestrutura Ágil em ambientes complexos

O desafio: sair de um e-commerce off-the-shelf cara e instável, hospedado em snowflake servers em um colocation ao custo aproximado de $200 mil ao mês, para ter o site estável durante a Black Friday e Cyber Monday. Estamos falando de 13 mil requisições por minuto. O destino: a nuvem, mesmo que numa plataforma de software heterogênea, em transição para uma arquitetura de microserviços, inte(...)

[0] O que fez com que o iOS 13 tivesse tanto bugs e como resolver o processo de desenvolvimento

Sergio De Simone - A última versão do iOS da Apple, o iOS 13, foi afetado por uma série de bugs que causaram reações de desapontamento dos usuários. Em uma história publicada pela Bloomberg, fontes familiarizadas com a Apple explicaram o que deu errado no processo de lançamento do iOS 13 e como a Apple pretende corrigir isso no futuro.

[0] PGRouting - Guia Prático de Uso

Luis Fernando Bueno - Nesta palestra será apresentado aos participantes a extensão do PostgreSQL/PostGIS que provê funcionalidades de roteamento. Apresentação e discussão da prática, a respeito das vantagens de usar uma abordagem de banco de dados para as aplicações de roteamento. Demonstração prática de algumas das principais características do PGRouting.

[0] Microsoft Edge 79 vai usar o Chromium engine

Guy Nesher - Com o lançamento do Edge 79, a Microsoft vai fazer a transição de seu engine proprietário EdgeHTML para o Chromium, um engine open source popular que é usado no Chrome.

[0] Algoritmos de consenso em sistemas distribuídos (teoria e prática)

Edward Ribeiro - Algoritmos de consenso são a base de vários sistemas distribuídos modernos, tanto privados quanto open source. Nesta palestra iremos revisar os principais algoritmos e protocolos de consenso distribuído (Paxos, Raft, ZAB, etc), suas implementações de código fonte aberto (ZooKeeper, etcd) e seus usos em alguns sistemas distribuídos privados e open source (Solr, Kafka, HBase), além de abordar a(...)

[0] Repensando as APIs do Flink para um framework unificado de processamento de dados

Aljoscha Krettek - Desde o início, o Apache Flink seguiu uma filosofia de adotar uma abordagem unificada para processamento batch e streaming. O componente principal é o processamento de streams de dados ilimitados, como em batch por exemplo. Atualizações recentes das APIs do Flink incluem projetos arquiteturais realizados pela comunidade para suportar tanto batch como streaming de forma unificada no Apache Flink.

[0] Google Cloud Run é agora GA

Sergio De Simone - O Google Cloud Run é uma solução totalmente gerenciada do Google para executar aplicações serverless e em containers. Após 6 meses em beta, o Cloud Run agora é GA, junto com o Cloud Run para o Anthos, que permite executar aplicações Google Cloud Run on premise usando um cluster Google Kubernetes Engine.

[0] Resumo do AWS IoT Day: oito novos poderosos recursos

Kent Weare - A Amazon compartilhou oito novos recursos disponíveis em sua plataforma de Internet das Coisas: tunelamento seguro, endpoints configuráveis, domínios personalizados para endpoints configuráveis, autorizadores personalizados aprimorados, provisionamento de frota, integração com Alexa Voice Services, suporte a containers para o AWS IoT Greengrass, e Stream Manager para o AWS IoT Greengrass.

[0] Sensatez e absurdos sobre Event Thinking e microservices

Jan Stenberg - A modularidade dos sistemas que construímos é muito importante, mas para atingi-la devemos lidar com forças antimodularidade. Em uma apresentação na Conferência de Microservices Orientada a Eventos, realizada pela AxonIQ, Allard Buijze compartilhou os pensamentos e experiências na construção de sistemas baseados em DDD, CQRS, microservices e event sourcing.