[0] Munique: a queda do maior bastião do software livre

Pedro Miguel Oliveira - Em 2004 a cidade de Munique, na Alemanha, virou as costas ao Windows e entregou-se nas mãos do Linux. Era uma das maiores organizações do mundo a bater o pé à hegemonia do sistema operativo da Microsoft. Na empresa de Bill Gates os alarmes dispararam e o CEO da altura, Steve Ballmer, voou até Munique para tentar convencer o edil da cidade alemã a repensar a decisão. Não valeu a pena. Christian Ude estava decidido a migrar todos os serviços, aplicações e computadores da câmara para o universo do

[0] Google não vai dar prémio de 20 milhões de dólares do Lunar Xprize

Exame Informática - A Google já revelou que não vai prolongar o prazo do concurso Lunar Xprize e que o prémio de 20 milhões de dólares não deve ser atribuído a nenhum projeto. No entanto, neste caso, a viagem valeu mais do que o destino final.

[0] A “revolução cartão” da Nintendo; as atividades menos claras da DNS.pt; o smartphone mais caro que já testámos

Pedro Miguel Oliveira - Está regresso a Exame Informática Semanal, depois de duas semanas de pausa devido a mudanças de gestão na Exame Informática (passagem do Grupo Impresa para a Trust in News). E voltamos cheios de conteúdos e com vários exclusivos.

[0] Inteligência Artificial consegue desenhar com base em descrições escritas

Exame Informática - Os investigadores da Microsoft deram o exemplo de pedir a um computador que desenhasse um «pássaro amarelo com asas pretas e um pequeno bico» e o resultado é o que está na imagem que acompanha este artigo. O sistema gera imagens a partir de descrições de texto e consegue fazê-lo com bastante precisão. Xiadong He, um dos investigadores, explica que o desenho é criado pelo computador, pixel a pixel, de raiz. «Estes pássaros podem não existir no mundo real – são um aspeto da imaginação dos nossos

[0] Facebook e YouTube removem vídeos do Tide Pod Challenge

Exame Informática - O fenómeno viral de comer cápsulas de Tide está a crescer cada vez mais nas redes sociais. Agora, YouTube e Facebook querem remover todos estes vídeos da Net.

[0] WhatsApp lança app para pequenos negócios

Exame Informática - O WhatsApp Business é a app de mensagens dedicada a ajudar pequenos negócios a entrar em contacto com os clientes mais facilmente. Para já, o sistema está disponível apenas para Android.

[0] AV1 e HEIC: vêm aí dois formatos concorrentes do JPEG

Hugo Séneca - Se fosse uma pessoa, o JPEG estaria agora a conhecer a maturidade. Como é um formato de imagem, os mais de 20 anos de idade já são encarados como uma limitação: Kelly Thompson, gestor do site de partilha de fotos 500px, foi o interlocutor que a Cnet entrevistou a fim de ilustrar o problema: «Os equipamentos que estamos a usar para capturar e mostrar imagens está já a exceder os limites máximos do JPEG». E é perante este cenário que a Apple, a Google, Microsoft, Mozilla e Netflix lançaram mãos à

[0] Valor das Bitcoin em queda: metade do máximo registado em dezembro

Exame Informática - As Bitcoin perderam valor nos últimos dias. Na terça-feira, a moeda virtual valia 10300 dólares, cerca de metade do máximo histórico registado em dezembro do ano passado.

[0] Mudanças na estrutura de jogos da Microsoft para revitalizar Xbox

Exame Informática - A Microsoft decidiu promover Matt Booty, o responsável pelo Minecraft. O executivo vai liderar a Microsoft Studios, a divisão de jogos de Redmond, ficando apenas atrás de Phil Spencer.

[0] Meo ganha prémios Produto do Ano e Cinco Estrelas

Paulo Matos - A Altice anunciou ter sido distinguida nos prémios Cinco Estrelas e Produto do Ano. A operadora informa que os prémios Produto do Ano, que têm por base a escolha de 6000 consumidores, foi premiada pelos produtos Segurança e Vídeo MEO Smart Home, o tarifário MEO Smart Net e a localização familiar MEO Safe. A operadora da Altice informa ainda que nos prémios Cinco Estrelas foi premiada nas categorias de Smartphones desbloqueados, Internet, TV e Festivais (devido ao MEO Sudoeste). Estes prémios ju

[0] Descoberta nova “mensagem bomba” que afeta iPhones e Macs

Hugo Séneca - ChaiOS é uma falha que bloquea dispositivos da Apple, a partir de mensagens de texto que contém link para uma página com determinados códigos

[0] Intel: atualizações de Meltdown e Spectre podem causar reboots

Hugo Séneca - Em comunicado, a Intel confirma que as atualizações que eliminam as vulnerabilidades Meltdown e Spectre têm tido efeitos secundários ao nível do reboot

[?] Apple vai investir 350 mil milhões de dólares nos EUA nos próximos cinco anos

Exame Informática - Além da construção de uma nova sede nos EUA, a Apple pretende contratar mais 20 mil funcionários naquele país. O investimento, ao longo dos próximos cinco anos, chega aos 350 mil milhões de dólares.

[0] Kaspersky alerta para malware que rouba mensagens de WhatsApp

Exame Informática - A Kaspersky revela que descobriu apps que se disfarçam de legítimas, prometem aumentar a velocidade de acesso à Net e que podem ser usadas para roubar mensagens de WhatsApp ou monitorizar a localização do utilizador.

[0] Facebook encomenda série dramática original

Exame Informática - A rede social de Zuckerberg está a alargar o portefólio e sabe-se que encomendou dez episódios de The Sacred Lies, uma série dramática adaptada de um história dos irmãos Grimm.

[0] Há extensões do Chrome com código malicioso e já foram descarregadas mais de 500 mil vezes

Exame Informática - Investigadores da ICEBRG revelam que quatro extensões do Chrome, cada uma com mais de 500 mil downloads, estão a redirecionar o utilizador para visitar sites com anúncios publicitários e o torna parte de um esquema de fraude.

[0] Ténis da Adidas funcionam como passe anual para andar de comboio em Berlim

Paulo Matos Jornalista - A Adidas trabalhou em conjunto com a Berliner Verkehrsbetriebe (BVG), uma companhia de transportes da capital alemã, para criar um par de ténis que também funciona como passe anual para o comboio. Batizados de EQT Support 93/Berlin, estes ténis tiveram direito a uma edição limitada de 500 pares e esgotaram logo no dia em que foram postos à venda. Os ténis custavam €180, o que pode parecer um valor elevado à primeira vista, mas há que ter em conta que a inclusão de um passe anual para o comboio

[0] Associação que gere endereços .pt foi criada com um sócio que não existe, dinheiro do Estado e sem concurso

Hugo Séneca - Em 2013, Luísa Gueifão, diretora da DNS.pt, apresentou-se como representante da IANA para criar a associação que gere o .pt, apesar de não haver representante da IANA em Portugal. Entre 2013 e 2016, foram investidos mais de 246 mil euros em fundos de pensões para os 16 funcionários.

[0] Ferrari vai mesmo fazer um carro elétrico

Exame Informática - A onda dos elétricos atinge mesmo todos os fabricantes automóveis, mesmo os mais elitistas. A Ferrari acaou de confirmar que vai preparar um supercarro mais amigo do ambiente.

[0] TAG Heuer apresenta smartwatch de 200 mil dólares com Android Wear 2.0

Exame Informática - É um acessório de luxo ao alcance de muito pouca gente. A TAG Heuer apresentou um relógio inteligente com 589 diamantes incrustados e que custa 200 mil dólares.

[0] Inteligência Artificial bate humanos em teste de leitura de Stanford

Exame Informática - As redes neurais desenvolvidas pela Microsoft e pela gigante chinesa Ali Baba conseguiram ter pontuações mais elevadas do que os humanos num teste complexo desenvolvido pela Universidade de Stanford.

[0] China quer destruir lixo espacial com lasers

Exame Informática - Cientistas chineses propõem a construção de estações espaciais com lasers capazes de destruir detritos e lixo espacial com menos de dez centímetros.

[0] Vulnerabilidade em app de BitTorrent deixa hacker tomar conta de computador das vítimas

Exame Informática - Investigadores do Project Zero da Google alertam que encontraram uma vulnerabilidade na app de BitTorrent Transmission que permite a execução de código malicioso e que o hacker tome conta do computador da vítma.

[0] BlackBerry lança software de cibersegurança para veículos autónomos

Exame Informática - A BlackBerry anunciou o lançamento de um software que permite detetar vulnerabilidades em programas usados nos carros autónomos. O Jarvis destina-se a ajudar os fabricantes automóveis, mas pode chegar a outros setores de atividade.

[0] Jovens dinamarqueses vão ser acusados de partilhar vídeo de sexo entre menores

Exame Informática - As autoridades na Dinamarca querem enviar um alerta e fazer um exemplo dos mais de mil jovens que partilharam um vídeo de sexo entre dois menores pelo Messenger do Facebook. Os castigos podem chegar mesmo a pena de prisão.

[0] App “contracetiva” acusada de 37 gravidezes não planeadas

Exame Informática - A Natural Cycles recorre a algoritmos para determinar os períodos de fertilidade das mulheres. Mas nem tudo parece estar a funcionar da melhor forma: em Estocolmo, 37 mulheres foram internadas para procedimentos de interrupção voluntária de gravidez depois de, alegadamente, a app ter falhado nos seus relatórios.

[0] Autoridades investigam alerta falso de míssil dirigido ao Hawai

Exame Informática - No sábado passado, vários cidadãos do Hawai receberam um alerta de que um míssil balístico tinha sido lançado e ia atingir o estado em breve, recomendando que se procurasse abrigo. A informação era falsa e as autoridades estão a investigar o sucedido.

[0] App do Google encontra obras de arte parecidas com as selfies do utilizador

Exame Informática - A Google anunciou que a app Arts & Culture vai permitir carregar uma selfie do utilizador e compará-la com o catálogo de obras de arte, mostrando depois o quadro famoso com que a fotografia se assemelha mais.

[0] Netflix foi a app que mais faturou nas lojas de aplicações… sem contar com os jogos

Exame Informática - Os números constam do relatório anual da consultora, Sensor Tower. A app da Netflix foi a que mais faturou nas lojas Google Play e App Store sem contar com os jogos. O número de subscrições via smartphone e os pagamentos feitos dentro das apps são dos principais responsáveis para os 510 milhões de dólares faturados em assinaturas pela Netflix.

[0] App Store bateu recorde o ano passado e Apple nunca pagou tanto aos produtores de apps

Exame Informática - Já são conhecidos os números oficiais da partilha de receitas feita entre a Apple e os produtores de aplicações para a App Store. O ano passado, a “empresa do iPhone” deu a ganhar 26,5 mil milhões de dólares aos produtores de apps. Um crescimento de 33% comparado com o período homólogo.

[0] Arábia Saudita estabelece parcerias com japoneses para veículos elétricos

Exame Informática - Um dos maiores produtores de petróleo do mundo está a começar a apostar no desenvolvimento de veículos e baterias elétricas. A Saudi Electricity Co (SEC) assinou um acordo com várias entidades japonesas nesse sentido.

[0] Asus apresenta portátil Gigabit LTE NovaGo

Exame Informática - A Asus esteve na CES para apresentar uma linha de dispositivos focada em conectividade abrangente. Além do Lyra Voyce e do Lyra Trio, o destaque foi para o portátil NovaGo e para o smartphone ZenFone Max Plus.

[0] Pornografia e malware encontrados em jogos infantis na Play Store

Exame Informática - Investigadores da Check Point revelaram a descoberta de malware e anúncios pornográficos a serem mostrados em mais de 60 jogos infantis encontrados na Play Store. A Google já removeu estas ameaças.

[0] Google comprou empresa que faz ecrãs que substituem altifalantes

Exame Informática - A Redux é uma pequena empresa que cria produtos e sistemas que fornecem feedback háptico e soluções de som sem colunas. A startup foi comprada pela Google no ano passado, com a documentação a ficar registada em dezembro.

[0] Google empresa que faz ecrãs que substituem altifalantes

Exame Informática - A Redux é uma pequena empresa que cria produtos e sistemas que fornecem feedback háptico e soluções de som sem colunas. A startup foi comprada pela Google no ano passado, com a documentação a ficar registada em dezembro.

[0] Investigadores encontram grandes lençóis de gelo em Marte

Exame Informática - Já não se dúvida que Marte teve um passado com água. Agora, além do gelo encontrado no pólo, há evidências de que há camadas de gelo com pelo menos cem metros de espessura noutros locais do planeta.

[0] Dados da app Apple Health usados em caso de violação e homicídio

Exame Informática - Hussein K. é um refugiado afegão na Alemanha suspeito de ter violado e assassinado uma jovem de 19 anos. As autoridades querem usar dados da aplicação Apple Health do iPhone do suspeito como provas.

[0] Cascais escolhida como exemplo de smart city no CES

Hugo Séneca - Pela primeira vez na história do poder autárquico em Portugal, há um município português a participar no CES. O vice-presidente da Câmara de Cascais foi a Las Vegas mostrar com quantas tecnologias se faz uma smart city

[0] ASAE apreende artigos contrafeitos vendidos em páginas do Facebook

Exame Informática - A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica anunciou que conseguiu interromper um circuito de distribuição e venda de artigos contrafeitos através de uma página do Facebook.

[0] Comissão Europeia: supercomputadores recebem investimento de mil milhões

Hugo Séneca - Na UE, é chegada a hora de recuperar o atraso na corrida à supercomputação. A EuroHPC pretende elevar a fasquia do poder computacional e vai disponibilizar serviços a empresas da UE que necessitam de poder de cálculo para desenvolver novos serviços

[0] Bitcoin e o impacto da tecnologia de cadeia de blocos na investigação

Paulo Mateus e Ricardo Loura - O final de 2017 ficará, para sempre, associado ao “aparecimento” das moedas virtuais e, em particular, do Bitcoin. Porém, o valor especulativo destas moedas tem eclipsado o alcance da tecnologia por detrás das mesmas – as cadeias de blocos descentralizadas – que, para muitos, irá levar a uma nova revolução social e económica, e que, para outros, não passa de uma curiosidade tecnológica.

[0] Unbabel capta 19 milhões de investimento

Hugo Séneca - A startup especializada em traduções automáticas vai usar o investimento agora angariado na expansão do negócio por outras geografias e idiomas

[0] Taxify: rival da Uber começa hoje a operar em Lisboa

Exame Informática - A Taxify iniciou a operação em Lisboa esta quinta-feira. A empresa europeia já tem 600 motoristas registados na capital portuguesa e está a dar descontos de 50% até ao final deste mês

[0] App de música promete aumentar produtividade em 400%

Exame Informática - A Focus@Will defende que só ouvir música para se concentrar melhor não chega. É necessário ouvir as faixas corretas para se conseguir aumentar a produtivdade, algo que a app promete fazer.

[0] Dell aventura-se numa linha de joalharia

Exame Informática - A CES serviu para a Dell apresentar novos computadores, novos monitores e também a sua nova linha de jóias, com anéis, brincos e botões de punho produzidos a partir do ouro colhiido em motherboards recicladas.

[0] Nissan entrega o LEAF número 300 mil

Exame Informática - A Nissan anuncia que o LEAF é o veículo elétrico mais vendido no mundo depois de ter assinalado a entrega do carro número 300 mil. A nova versão foi apresentada setembro do ano passado.

[0] Robô de 16 mil dólares usa Inteligência Artificial para... dobrar e separar roupa

Exame Informática - O Laundroid é um robô criado pela Seven Dreamers para facilitar a dobragem e separação de roupa. Há uma app que permite definir de que membro do agregado familiar é cada peça e o sistema todo custa cercad e 16 mil dólares.

[0] Ibuprofeno em demasia pode trazer problemas de fertilidade masculina

Exame Informática - Um estudo realizado em Copenhaga concluiu que os homens adultos que tomem Ibuprofeno em demasia podem vir a sofrer de problemas de fertilidade e outras complicações de saúde.

[0] CES: há robôs strippers em Las Vegas

Exame Informática - Uma das novidades mais comentadas da CES deste ano é uma obra de arte criada por Giles Walker e que visa criticar o voyeurismo atual: dois robôs humanóideis, com câmaras CCTV no lugar da cabeça e que fazem danças de varão num bar de Las Vegas.

[0] Pornhub: smartphone é o principal dispositivo para ver pornografia

Exame Informática - O relatório anual de um dos maiores sites de pornografia da Internet mostra que o smartphone é responsável por 67% do tráfego. E, só para ter uma ideia, o site teve uma média de 81 milhões de visitas diárias em 2017.

[0] Atualizações contra Meltdown e Spectre diminuem o desempenho de PCs mais antigos

Exame Informática - As empresas tecnológicas já estão a trabalhar e lançar atualizações contra as vulnerabilidades Spectre e Meltdown, detetadas há pouco tempo. No entanto, Microsoft e Intel alertam que máquinas com chips ou sistemas operativos mais antigos podem sofrer degradações no desempenho.

[0] Samsung anuncia The Wall, uma TV modular de 146 polegadas com MicroLED

Exame Informática - A Samsung mostra na CES deste ano o The Wall, um televisor com uma diagonal de quase quatro metros, construído com um design modular, resolução 4K e que até pode chegar ainda este ano ao mercado.

[0] Kodak entra no segmento da moeda virtual com as KodakCoin

Exame Informática - A Kodak fez um anúncio surpreendente para informar que vai passar a disponibilizar moeda virtual para ser usada dentro do sistema KodakOne e que irá permitir a fotógrafos e agências registar e licenciar o seu trabalho.

[0] Apple anuncia atualizações para combater o perigo do Spectre

Exame Informática - A Apple já lançou as atualizações para o iOS e para o macOS com vista a eliminar o risco trazido pela vulnerabilidade Spectre, que veio a público nas últimas semanas.

[0] Mercedes MBUX: controle o rádio e a temperatura a bordo com comandos de voz

Exame Informática - A Mercedes estabeleceu uma parceria com a Nuance e pretende que o controlo da música a tocar ou da temperatura dentro do carro, por exemplo, sejam feitos através de comandos de voz.

[0] GoPro despede 300 e deixa de fazer drones

Exame Informática - A marca que se popularizou pelas câmaras de ação tinha começado a investir também nos drones. Agora, a GoPro anuncia que vai desistir destes produtos e ainda vai despedir 300 funcionários.

[0] Já pode usar música da Sony nos seus vídeos do Facebook

Exame Informática - A Facebook e a Sony fecharam um acordo que permite a utilização do catálogo de músicas da discográfica nos vídeos publicados naquela rede social.

[0] Já há duas estações de supercarregadores Tesla a funcionar em Portugal e o preço da energia é mais baixo que o anunciado

Sérgio Magno - Em Fátima e em Montemor-o-Novo já possível carregar automóveis Tesla a uma potência máxima de 120 kW, mais do dobro do disponível nos Postos de Carregamento Rápido públicos. Carregamentos gratuitos para muitos utilizadores

[0] Nissan apresenta tecnologia para cérebro comunicar com o carro

Exame Informática - A Nissan Brain-to-Vehicle (B2V) interpreta os sinais do cérebro do condutor para auxiliar na condução e ajudar os sistemas manuais e autónomos do automóvel a aprender com o condutor. Segundo o comunicado de imprensa, esta tecnologia única promete tempos de reação mais reduzidos e sistemas que se adaptam para maximizar o prazer de conduzir. O fabricante automóvel japonês planeia mostrar este sistema em detalhe durante a CES deste ano. O B2V tem duas grandes vertentes: prever e detetar. A previsã

[0] LG cria ecrã OLED de 65 polegadas... que se enrola

Exame Informática - A LG Display mostra um ecrã de 65 polegadas, com capacidade de reprodução de conteúdos 4K e que se pode enrolar como se fosse uma folha de papel ou um jornal.

[0] DJI lança dois novos estabilizadores Gimbal

Exame Informática - A DJI é popular pelos drones, mas tem outros produtos interessantes em catálogo. Este ano, na CES, a empresa vai mostrar dois novos estabilizadores para captar imagens com telemóvel ou câmara fotográfica sem tremideiras.

[0] Intel demonstra primeiros processadores Core com tecnologia gráfica da AMD

Sérgio Magno - Os novos processadores Intel com GPU Vega da AMD permitem construir portáteis finos e leves com capacidade para executarem jogos exigentes

[0] Kia Niro PHEV em teste: O plug-in familiar mais acessível

Sérgio Magno - O kia Niro híbrido plug-ine oferece muitas das vantagens de um carro elétrico no dia-a-dia sem a “ansiedade da autonomia” muitas vezes associada a este tipo de veículo

[0] Meltdown e Spectre: onde descarregar updates da Microsoft

Exame Informática - Desde o dia 3 que a Microsoft tem vindo a disponibilizar atualizações para sanar as vulnerabilidades Meltdown e Spectre no Windows, Edge e Internet Explorer. As atualizações estão disponíveis no canal Security TechCenter da marca. «Estamos par deste problema, transversal à indústria, e temos trabalhado de forma próxima com os fabricantes de processadores para desenvolver e testar formas de o mitigar, de maneira a proteger os nossos clientes. Estamos no processo de lançar estas mitigações para s

[0] Todos os computadores e telemóveis da Apple estão vulneráveis às falhas Meltdown e Spectre

Hugo Séneca - A Apple informa que, em dezembro, já havia lançado updates para o macOS e para o iOS que sanavam a vulnerabilidade Meltdown. No caso da Spectre, o update será lançado nos próximos dias

[0] CEO da Intel vendeu ações meses antes de serem conhecidas falhas nos processadores

Pedro Miguel Oliveira - Brian Krzanich vendeu ações da empresa em novembro depois de saber, em junho, das ameaças de segurança reveladas agora. A Intel já reagiu oficialmente e diz que a venda não está relacionada com o caso. O CEO da empresa encaixou 39 milhões de dólares com a venda de todas as ações que lhe eram permitidas vender sob as regras de opções de ações permitidas pela Intel.

[0] Portugal vai ter novos limites para as radiações das redes elétricas

Hugo Séneca - O Conselho de Ministros aprovou novas regras para «planeamento, construção e exploração de novas linhas de alta e muito alta tensão». As novas regras têm por base as recomendações entidades nacionais e internacionais

[0] Meltdown: quem é o homem que descobriu a maior vulnerabilidade informática?

Exame Informática - Daniel Gruss é o investigador austríaco que pirateou o seu próprio computador, “violou” o espaço sagrado da CPU e revelou uma falha que está presente na maioria dos chips produzidos pela Intel nos últimos 20 anos.

[0] Como a polícia do Reino Unido está a usar o Amazon Echo para combater o crime

Exame Informática - As autoridades de Lancashire, Reino Unido, querem que o Echo mais uma ferramenta ao seu dispor e que possa servir para enviar alertas relacionados com o crime, por exemplo.

[0] Zuckerberg promete mudar o Facebook

Exame Informática - É já tradição dos últimos anos, o CEO do Facebook dar a conhecer o seu desafio pessoal no início de cada ano. Desta vez, em 2018, Mark Zuckerberg quer mudar e corrigir o Facebook.

[0] Este dispositivo cria champô adequado ao estado do cabelo

Exame Informática - A Schwarzkopf Professional SalonLab é um sistema onde um aparelho portátil analisa a qualidade do cabelo e permite criar um champô personalizado.

[0] Spotify vai para a Bolsa

Exame Informática - A Spotify entregou ao regulador nos EUA alguma documentação necessária para a entrada da empresa em Bolsa. A operação financeira deve acontecer no primeiro semestre deste ano.

[0] HiSense prepara televisores com Amazon Alexa

Exame Informática - O terceiro maior fabricante de TVs planeia integrar o assistente pessoal Alexa em alguns modelos que vai colocar no mercado este ano. Os primeiros aparelhos devem ser vistos na CES.

[0] Spotify: processo de 1,3 mil milhões devido a músicas dos Doors, Neil Young e Tom Petty

Hugo Séneca - A Spotify foi acusada de distribuição e reprodução indevidas de milhares de músicas cujos direitos pertencem à Wixen Music Publishingg. O processo foi iniciado na semana passada num tribunal federal da Califórnia, informa a Reuters. A Wixen exige uma compensação de 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1,32 mil milhões de euros. Em causa estão os direitos de reprodução associados a músicas dos Doors, Tom Petty, Neil Young, Weezer, Tom Petty, entre outros artistas representados pela Wixen. No ent

[0] Aspiradores Roomba vão conseguir mapear o sinal Wi-Fi em casa

Exame Informática - A iRobot anunciou que vai fazer uma atualização da app que vai permitir usar os aspiradores compatíveis para fazer um mapa da intensidade de sinal Wi-Fi dentro de casa.

[0] Falha em chips Intel obriga a updates que podem reduzir 30% do desempenho do PC

Hugo Séneca - Já começaram a circular os primeiros updates de segurança que permitem eliminar uma falha de segurança em vários processadores que a Intel lançou nos últimos 10 anos. A Microsoft deverá lançar uma update para o Windows em breve

[0] Trust in News compra Exame Informática, Visão e mais 10 revistas

Exame Informática - E hoje a notícia somos nós. A Exame Informática é um dos 12 títulos comprados pela Trust in News. A empresa detida a 100% por Luís Delgado é a nova proprietária da marca de media de tecnologia mais lida em Portugal.

[0] NASA quer desenvolver avião supersónico e silencioso

Exame Informática - A agência espacial dos EUA abriu um concurso no ano passado para a criação de um avião capaz de atingir velocidades supersónicas e que seja silencioso. Há um projeto de investimento de 390 milhões de dólares ao longo de cinco anos.

[0] Youtuber pede desculpas por publicar vídeo com cadáver

Exame Informática - Logan Paul tem mais de 15 milhões de subscritores no YouTube e recebeu centenas de comentários negativos após ter publicado um vídeo onde mostra o corpo de um alegado suicida. O vídeo foi gravado numa floresta japonesa e o Youtuber já o retirou pedindo desculpas à comunidade.

[0] Robôs vão ajudar no turno da noite em hospital japonês

Exame Informática - A Toyota vai fornecer quatro robôs que vão ser usados no turno da noite num hospital em Nagoya, no Japão. Os autómatos vão ser encarregues de transportar amostras de sangue e medicamentos.

[0] Este spray cria ecrãs táteis

Exame Informática - Um investigador da Carnegie Mellon University está a trabalhar no Electrick, um spray que promete transformar qualquer superfície num ecrã sensível ao toque.

[0] Reino Unido admite usar impostos para travar discursos de ódio

Exame Informática - As autoridades britânicas pretendem que as gigantes tecnológicas façam mais para travar discursos de ódio e estão a estudar a implementação de novos impostos para o conseguir.

[0] Acabar o ano com impressão 3D a partir do smartphone e começar o ano a aprender a programar com robôs de brincar

Paulo Matos Jornalista - Nesta edição da Exame Informática Semanal colocamos à prova a impressora Witbox Go! da BQ, três robôs educativos e o Mazda MX-5. Mas, como sempre, há muito mais para descobrir. Os jogos criados por investigadores de Coimbra que podem rastrear perdas cognitivas associadas à velhice são apenas um exemplo

[0] Kodi chega à Xbox One

Exame Informática - Pode ser considerado um regresso, uma vez que o antecessor do Kodi, o XBMC, foi criado para a primeira geração de consolas Xbox. Agora, o Kodi está na Xbox One, embora com algumas limitações já conhecidas.

[0] LG e Samsung: não abrandamos os telefones antigos

Exame Informática - Na sequência da polémica confirmação da Apple, LG e Samsung responderam que não adotam esta prática nos seus aparelhos mais antigos.

[0] Apple e Epson acusadas em França de diminuir a vida útil dos seus produtos

Exame Informática - A HOP, associação de defesa dos consumidores em França, acusa a Apple e a Epson de encurtarem a vida dos seus produtos, de forma a aumentar a procura por novas versões.

[0] Grupo liderado pelo Softbank compra 20% da Uber

Exame Informática - O gigante japonês vai ficar com 15% da Uber, enquanto as outras organizações do consórcio que lidera partilham outros 5%. O negócio começou a ser debatido em novembro e foi agora confirmado oficialmente.

[0] Coreia do Sul avança com legislação restritiva sobre criptomoedas

Exame Informática - O governo da Coreia do Sul aprovou novas regulamentações para as criptomoedas e o valor das bitcoin e das ethereum baixou 8 e 12% no próprio dia.

[0] Histórico sistema operativo da Apple vai ser código aberto em 2018

Exame Informática - A Apple concordou em libertar o código fonte do Lisa, o sistema operativo original da empresa que tinha uma interface gráfica, já no próximo ano.

[0] Putin quer monitorizar atividades das empresas nas redes sociais antes das eleições

Exame Informática - Vladimir Putin tem um plano para monitorizar quão envolvidas estão as empresas, nacionais e estrangeiras, nas eleições presidenciais e pretende monitorizar as atividades destas nas redes sociais.

[0] Exame Informática nº 271, janeiro

Exame Informática - Tudo o que precisa de saber sobre Bitcoins num artigo de fundo, onde falamos, como não podia deixar de ser, de blockchain e mineração. Temos também um teste de grupo a monitores 4K com mais de 30”, a estreia na Realidade Mista e a impressora 3D mais fácil de utilizar que já vimos, entre muito mais.

[0] Cartões de 64 GB só chegam à Nintendo Switch em 2019

Exame Informática - A Nintendo está a resolver algumas questões técnicas em torno do funcionamento de cartões de 64 GB na consola Switch e, por esse motivo, estes só devem chegar mesmo em 2019.

[0] “Steve Jobs”: a empresa italiana que comercializa calças de ganga

Paulo Matos Jornalista - Os irmãos Barbato venceram uma batalha judicial contra a Apple e podem usar o nome de Steve Jobs para comercializar as suas peças de vestuário e acessórios

[0] Apple processada por abrandar iPhones antigos

Exame Informática - A marca de Cupertino já admitiu publicamente que abranda o funcionamento de alguns telefones mais antigos, justificando a medida com a necessidade de corrigir um problema com as baterias. Agora, a empresa está a ser processada em vários tribunais nos EUA.

[0] WhatsApp “abandona” Blackberry OS e Windows Phone

Exame Informática - A WhatsApp anunciou o fim do suporte da sua app para sistemas operativos móveis menos populares, como o Blackberry OS ou o Windows Phone até à versão 8.0.

[0] Nvidia vai deixar de fazer drivers para sistemas de 32-bits

Paulo Matos Jornalista - As novas funcionalidades e as melhorias no desempenho passarão a estar unicamente disponíveis para os sistemas operativos de 64-bits

[0] Há muito que a Internet não é neutra

Pedro Miguel Oliveira - O fim anunciado da Neutralidade da Internet nos Estados Unidos é preocupante. No entanto, há muito que o que vemos na Web é condicionado por algumas das maiores empresas de tecnologia

[0] Aprendam com os smartphones!

Sérgio Magno - Tenho estado a testar uma Canon 6D Mark II, uma câmara de qualidade profissional com um sensor de imagem de grande dimensão (full frame) capaz de gerar ficheiros com um detalhe que, como seria de esperar, destroem qualquer câmara de smartphone. Por mais que o marketing de empresas como a Apple, Samsung ou Huawei digam que têm smartphones capazes de rivalizar com câmaras dedicadas, basta abrir as fotos num computador para se perceber que essa revindicação não passa disso mesmo: de marketing. E n

[0] Reino Unido vai ter mais escolas com cafés Raspberry Pi

Exame Informática - A UKFast, uma empresa britânica de alojamento na cloud, anunciou um investimento de cem mil libras para a abertura de cinco novos cafés Rasperry Pi em cinco escolas de Manchester.

[0] A morte da TV linear e a traição via Netflix

Paulo Matos Jornalista - As gerações mais novas ligam pouco ou nada à televisão linear e a crescente adesão a plataformas de streaming até já tem impactos na relação que se mantém com a cara-metade