[0] Magalu e a crítica do design que há cem anos se repete

ana cecilia schettino - Violência doméstica é caso de polícia. Essa violência, além de traumas, marcas profundas e dolorosas na vidas milhares de famílias, pode…

[0] O que aprendi nos meus primeiros 5 meses de product-led growth

Andressa Siegel - Janeiro de 2020. Mês que eu entrei no novo time tech responsável pela aquisição de lojistas. Com o desafio, eu passei a devorar tudo do…

[0] Lá vem climão: design system vs. guideline — parecidos, mas não a mesma coisa

Helena Duppre - Design System. Um bom designer tem corrido atrás desse conceito pra se atualizar, não é? Inclusive essa deve ter sido sua motivação para abrir esse texto. Mas eu decidi compartilhar não uma formula…

[0] 7 livros que toda pessoa de produto deveria ler

Paulo R. Floriano - Estes são os livros que considero essenciais para qualquer profissional que deseja entrar — ou acelerar seu desenvolvimento — no universo…

[0] Métricas de UX (por onde começar)

Felipe A. Carriço - A decisão do que se quer medir deve ser tomada antes da decisão do que se pretende construir, seja um produto completamente novo ou o acréscimo de uma feature. Se você trabalha com métodos ágeis…

[0] Ética e Ux?

Lucas Pinheiro - Um dia eu estava assistindo a um vídeo da Rita von Hunty. Nesse vídeo a dragqueen fala sobre o impacto da escolha, e questiona se temos alguma agência em cima de nossas escolhas, na vida bem como no…

[0] Razão + Emoção = Inovação

Érico Fileno - Responda rápido: você toma uma decisão com base apenas na razão ou também leva em conta a emoção? Se procuramos contrabalançar o que…

[0] O design do dia a dia — Donald A. Norman

Laís Lara Vacco - Este é um compilado super resumido de algumas teorias apresentadas no livro de Don Norman. Norman é co-fundador da Norman/Nielsen Group, uma famosa empresa do Jakob Nielsen, considerado o guru da…

[0] Métricas para Developer Experience (DX)

Albert Cavalcante - Fala pessoal, seguindo a série de artigos sobre developer experience agora iremos abordar o tema de métricas para DX, a ideia central deste artigo é trazer uma lista de métricas que podem ser…

[0] Um relação saudável entre designers e Product Managers em 5 princípios

Kakau Fonseca - Desde que o mundo dos produtos digitais ganhou força, uma relação que frequentemente ganha os holofotes é a parceria entre Product…

[0] Os UX designers são os próximos Product Managers e eu explico o porquê

Henrique Bustamante - Um título chamativo, como este, vem sempre com um texto polêmico, mas este artigo vem com um outro propósito e explicarei o porque. Como…

[0] Todos os motivos pelos quais eu sempre fui chamada de treteira no trabalho

Carolina Tod - Esse texto é um texto grande. Muito grande, mas eu prometo que você não vai se arrepender. Esse artigo também já foi chamado por outros…

[0] Avaliando produtos com a Matriz Adicionar-Aumentar-Reduzir-Eliminar

Jônathas Souza - Uma (outra) forma de fazer um benchmark estruturado voltado para UI/UX. “Eu acho o app da XPTO muito bom!” “Eu não aguento mais usar o sistema ACME para fazer essa tarefa…” Quantas vezes a gente se depara com frases parecidas com essas nas nossas entrevistas e questionários? A verdade é que nós comparamos experiências a todo tempo, e às vezes a reação que uma pessoa tem a nosso produto é influenciada também por quais os outros produtos que ela entra em contato. Essa reação tem a ver com dois po

[0] Os diferenciais do designer brasileiro

Rogério Pereira - O designer brasileiro sempre foi muito bem-visto dentro e fora do país. Tenho amigos que falam sobre a experiência de trabalhar nos…

[0] Porque todas as dicas de “trabalho em casa” não estão funcionando

Thiago Lucas - Venho trabalhando regularmente de casa com consistência. Nos últimos trés anos, passei a maior parte do tempo trabalhando em casa. Comecei este blog em casa. Atendi 80% dos meus clientes em casa…

[0] Terceira idade e tecnologia: a necessidade de inclusão e a adaptação do mercado

Nicolle Mussói Perico - Os 60 são os novos 40: os “novos seniores” trabalham, se exercitam, se locomovem e continuam independentes de seus familiares. Além disso…

[0] Aplicativo + ações: estudo de caso de UX

Débora Heloisa Montenegro Dias - Projeto desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco, para a cadeira de Design Contemporâneo, visando o aumento de ações sociais, em…

[0] DesignOps: design eficiente à escala

Sónia Gomes - Desde 2017 que o termo DesignOps começou a ficar hyped e a ser alvo de reflexão por parte dos líderes da indústria de UX design. Dave…

[0] Desafio UX writing: escrevendo pop-ups, mensagens de erro, push, telas promocionais

Suzana Demétrio - O propósito do UX writing é informar, guiar e motivar os usuários dentro de uma interface digital. Parece simples, certo? Mas não é. Cada…

[0] Mostrando o impacto individual do isolamento social na Pandemia de Covid-19 — estudo de caso de UX

Victória Molgado - Um resumo do que é a Tecnologia Persuasiva de B.J. Fogg, aplicada em um concept de simulador do impacto do isolamento social na Pandemia

[0] Wireframes: por que as equipes de produtos digitais devem usá-los com mais frequência?

Marcelo Graciolli - Os wireframes são um guia visual para a aparência de um produto. Seu principal objetivo é criar um aplicativo ou site que ofereça uma…

[0] Uma solução para mobilidade urbana em uma semana — estudo de caso de UX

Cris Lima - A mobilidade é um grande desafio para as grandes cidades com o aumento da população, carros e diversos problemas no transporte público. Já…

[0] Como migrei da redação de conteúdo ao UX Writing (e as diferenças entre as duas áreas)

Tatiana Grapsas - Eu sempre gostei de escrever. Desde criança. Contos, poesias, novelas e até algumas músicas (sim, eu realmente tinha esperança que alguém…

[0] 5 princípios para melhor colaboração entre designer e desenvolvedor

Fabricio Teixeira - Humanos adoram tutoriais passo-a-passo. Por ser editor de uma publicação de design, é bastante comum que eu encontre artigos como “Os 10…

[0] Design e empatia: O que podemos aprender com dentistas e clientes difíceis

Tamyris Kortschinski - No mercado criativo, quando o assunto é opinião de cliente, sempre me lembro de uma comparação que escuto com frequência: Apesar de entender a metáfora, sempre senti que não era uma experiência real…

[0] E quando o design não é centrado no usuário?

Marcus Ferreira - Há algum tempo venho querendo escrever sobre esse assunto. Como você provavelmente sabe, o User Experience (UX) é a experiência do usuário…

[0] Eu, os chatbots, e o writing

Rochelle Rogge (Rox) - No ano passado iniciei um projeto com o desafio de implementar um chatbot no WhatsApp. Como eu tive uma curta experiência em um outro projeto com a Alexa da Amazon, que gostei muito, e já estava um…

[0] Eu tenho aprendido que banquetes de UI e UX começam com arroz e feijão

Flávio de Moura - Como você, possivelmente, sou novo por essas áreas. Essas de UI e UX. Venho do gráfico. Do marketing. Do branding. Fui convidado a migrar (quase que impelido, na real) beirando os 40 anos de idade…

[0] Criando um app para a compra e venda de comidas caseiras — estudo de caso

Gabriela Briesemeister - Trata-se de uma plataforma gratuita, que tem como objetivo desafiar a criação de uma nova interface/layout a partir do e-mail que você recebe após se cadastrar. Especificamente nesse projeto, me…

[0] Vamos falar sobre avaliações de usabilidade?

Pricila Rodrigues - Se você desenvolve um produto, certamente já precisou avaliar se está no caminho certo. E quando se trata de produtos como sistemas web, aplicativos e outros, a avaliação de usabilidade da interface…

[0] (Quase) Tudo o que você precisa saber para trabalhar como designer fora do Brasil.

Alan Pereira - Chegou um momento da sua carreira que você decidiu que ter uma experiência fora do Brasil começa a fazer sentido e por isso chegou aqui.

[0] UX Writing na prática

Ana Beatriz Miranda - Muito tem se falado sobre UX Writing dentro do mindset de UX, é claro, mas também no universo de quem trabalha escrevendo. Por ser uma…

[0] Pesquisa quantitativa ou qualitativa: Qual eu devo fazer?

Gabriel Matos - Mas o que exatamente você quer saber sobre eles? O que fazem? Como fazem? Ou por que fazem? Talvez você tenha várias dúvidas e, dependendo de quais forem, podem necessitar metodologias diferentes de…

[0] Trabalhe as 3 idades e encante pessoas no UX Writing

Juliete Susann - Já faz um tempo que queria escrever sobre esse assunto, e depois que li o livro Roube como um Artista do Austin Kleon e também depois de…

[0] Entendendo "experiência"

caie - Muito do mercado de design atual gira em torno da configuração das tais experiências. São as "experiências de uso", "experiências do usuário", "experiências de compra", "experiências de suporte"…

[0] A história do design digital no Brasil narrada pelos próprios protagonistas

Al Lucca - Criei o ExPatria em 2018 com a intenção de compartilhar experiências de designers brasileiros que moravam fora do Brasil. Desde então o…

[0] Máscara para Todos — UX Case

Odair Faléco - Por conta de pandemia, todos estamos passando muito mais tempo em casa. Visto a atual situaçāo do Brasil e do mundo, eu andava inquieto a me perguntar como eu poderia ajudar de alguma forma, mesmo…

[0] 12 dicas para fazer melhores reuniões online

Camila Teixeira - Fazer ou participar de uma reunião é uma tarefa rotineira. E tem dias que não é fácil: saímos de uma reunião para outra e parece que elas…

[0] A relação entre Designers, POs e PMs

Gabriel Pinheiro Maciel - A maior parte das companhias tem buscado implementar modelos de administração que criem as condições necessárias para estabelecer uma cultura de inovação. Isso, graças a influência de novas…

[0] Como criamos avatares abstratos e inclusivos para um app de pagamentos

Patricia Belo - Achei legal começar esse artigo falando um pouco da origem do nome avatar, que deriva do sânscrito avatāra. O termo tem origem hindu e significa “descida”. Explicando de uma forma bem simples, seria…

[0] Panorama UX 2020: onde trabalhamos

Carolina Leslie - Quando publiquei a segunda parte dos resultados do Panorama UX em 26 de fevereiro o mundo era outro. O Coronavírus parecia um risco…

[0] Melhorando a vida na cozinha — um estudo de caso de UX

Marina Frozino - O desafio foi proposto no final do curso de formação em UX Design da Alura e consistiu-se em estruturar o Aluchefs, um aplicativo de fórum no qual as pessoas compartilhariam receitas e dicas, tudo…

[0] Designers: a única certeza é mudança

Fabricio Teixeira - O modo como você apresenta seu trabalho vai mudar — dependendo do contexto, da audiência, e dos objetivos de cada apresentação. Somente quando você entende, reconhece, e aceita que mudanças…

[0] Personas: como criamos conexão com os clientes Seguro Auto Youse

Sheylla Lima - Se está pra começar um mapeamento de personas, você pode querer ler esse artigo antes. Imagine guiar toda a estratégia de marketing e produto da empresa direcionada pra um perfil de clientes que já está bem conhecido e detalhado. Agora imagine se esse perfil foi traçado errado e as informações não são confiáveis. Dá até um arrepio na espinha né? Entender quem é seu público e quais são seus hábitos é importante pra qualquer empresa, independente do setor. E todo pesquisador, ainda que nunca tenh

[0] Da jornada tecnológica à jornada das pessoas

Allan Cardozo - Ao trabalhar com projetos de ux design, antes de pensar em tecnologia devemos centrar as decisões e construir uma jornada para o que mais importa: as pessoas.

[0] Projetando produtos agradáveis que os usuários adoram

Ariana Machado - Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations . Foi escrito originalmente por Florence Dairo via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e alcançar um público ainda maior. Você pode conferir o artigo original no link abaixo: Designing delightful products users love ❤️ Acredita-se que todas as decisões tomadas pelos clientes sejam governadas por emoções. Especialistas em marketing estão cientes de que as pessoas tomam decisões de compra inconsci

[0] Consistência radical

Gabriel Pinheiro Maciel - Respeitar a consistência é algo que todo designer aprende desde cedo. Este é um conceito que tem a capacidade de garantir que as experiências funcionem dentro de uma lógica replicável, reduzindo o…

[0] Pesquisa qualitativa em tempos de quarentena

Will Sertório - Essa é uma pergunta que começou a pintar na cabeça do nosso time de design e produto, aqui na Revelo, há cerca de um mês. Semanalmente, rodamos experimentos e pesquisas com os usuários para embasar…

[0] Uma semente de Escrita UX?

Lucas Pinheiro - Eu sempre gosto de começar falando sobre como eu cheguei aqui. A minha maior dor pessoal atualmente vem das frases, as notificações e termos dentro das telas do aplicativo que eu participo do…

[0] Heurísticas de Nielsen para Bots

Henrique Gomes - Em 1990, Jakob Nielsen criou as 10 Heurísticas de Usabilidade. Essas regras são usadas para avaliar interfaces de uma maneira rápida e fácil. Como podemos utilizá-las para avaliar ChatBots?

[0] A importância do (bom) design diante de uma pandemia

Rogério Pereira - Enfrentamos a pior crise sanitária dos tempos modernos. É preciso muita cautela, e exige que todos estejamos unidos para superar esse…

[0] Pesquisa: a perspectiva de 50 UX designers sobre viver e trabalhar fora do Brasil

Bruno Duarte - Confesso que pensei algumas vezes se agora seria o melhor momento para publicar este texto. Em meio a uma crise sanitária global, com…

[0] Por que os designers devem se importar com economia comportamental

Camila Teixeira - As pessoas tomam decisões o tempo inteiro: qual roupa vestir, como chegar até o trabalho, qual restaurante almoçar, qual filme assistir, onde investir seu dinheiro, onde comprar uma roupa e por aí…

[0] Como a Lei Geral de Proteção de Dados pode afetar a Experiência do Usuário

Priscilla Brito - A Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD, n. 13.709 de 14 de agosto de 2018, foi baseada na Lei europeia GPDR que estabelece regras para a…

[0] Aprendizado importante de um simples redesign

Laís Lara Vacco - Há uns dias resolvi buscar um aplicativo que me ajudasse a rastrear um novo hábito. Quando encontrei, a experiência foi diferente da que eu esperava e nesse momento resolvi fazer um redesign do…

[0] Praticando UI Design em um redesign do aplicativo Done

Laís Lara Vacco - Done é um aplicativo feito para ajudar as pessoas a criarem ou largarem hábitos através de um rastreio simples, baseado nas cores dos hábitos. Depois de experimentar o aplicativo para Android…

[0] UX Research: um primeiro olhar sobre os profissionais no Brasil

Izabela de Fátima - A segunda temporada do podcast Movimento UX (projeto que criei em 2016 com o propósito de ser uma plataforma de aprendizado sobre o…

[0] Teste de usabilidade à distância (remoto)

Elvis Soares - A escalabilidade da operação de Design é um assunto que me fascina, a maioria do que eu escrevo é sobre ou está relacionado com esse…

[0] Impresso vs Digital

Gabriela Briesemeister - As décadas de 80 e 90 foram pioneiras pelas mudanças ocorridas entre o homem e a tecnologia nos meios de comunicação, e a ideia de formar uma aldeia global de informações torna-se cada vez mais…

[0] Implementando cultura de UX utilizando S.H.I.T. e Crazy 8's

Ronaldo Andrade - Recentemente iniciei um novo desafio profissional, ou seja, lá vamos nós começar a implantar a cultura de UX em uma nova empresa, novos…

[0] Demistificando fluxogramas & visual vocabulary

Marianne Braum - Você tem a ideia de um projeto, definiu as necessidades dos usuários, seus requisitos, objetivos de negócio, fez pesquisas com o público alvo e agora finalmente está pronto para colocar a mão na…

[0] Poemas e músicas que são UX Writing na prática

Thiago Sgobero - A forma mais antiga de UX Writing é poesia e música. Antes de métodos ágeis, microcopy, Sprints e tudo mais, artistas já pensavam no…

[0] Tudo o que você precisa saber sobre Design System

Jonatan Zylbersztejn - Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Audrey Hacq via UX Collective e traduzido para…

[0] O que são Heurísticas

Willian Matiola - Uma heurística é um atalho que nosso cérebro encontra para resolver problemas ou fazer julgamentos de uma maneira mais rápida e eficiente.

[0] Designer, atenção à média

Luciano Infanti - Imagine o seguinte cenário: no mês passado, em média, usuários levaram 118 segundos para completar a primeira etapa de um fluxo do seu produto. Você, que está afim de tornar o design cada vez mais…

[0] Designers deveriam ter estilo de trabalho?

Rogério Pereira - Seguir os profissionais que admiramos é uma das melhores formas de aprender o ofício da nossa carreira como designers. Sempre acompanhei e…

[0] 5 leis da psicologia aplicadas à escrita UX

Camila Martins - A psicologia é uma disciplina intimamente ligada ao design de interação e à comunicação. Isso porque é ela capaz de fazer com que compreendamos nossos usuários, na complexidade de seus anseios, expectativas, capacidades, limitações, frustrações e demais sentimentos. Mas ela pode nos ajudar não só a compreender esses sentimentos, como também a prevê-los, influenciar suas aparições e, consequentemente, a condicionar comportamentos. E como disciplina diretamente conectada à comunicação e envolvida

[0] O que é Behavioral Design?

Willian Matiola - Behavioral Design (BD) é uma abordagem sistemática para aplicar insights comportamentais para resolver desafios de design que se concentram

[0] Construindo uma experiência para LGPD

Priscilla Brito - Na intenção de construir interfaces digitais que sejam confortáveis, acessíveis, fácies e encantadoras, consideramos alguns valores. Qual…

[0] Como a brand persona ajuda no processo de UX Writing

Ana Beatriz Miranda - Uma das etapas cruciais no processo de UX Writing é conhecer a voz da marca para escrever usando três maravilhosos cês: coerência, consistência e coesão. Entretanto, em muitas empresas, não existe…

[0] Faça as pazes com as restrições e entregue melhores produtos

Marcus Ferreira - Outro dia fui impactado por um anúncio do Mc Donalds. Essa peça publicitária, assim como várias outras, era bastante criativa. Eu me…

[0] Sessões gratuitas de mentoria para designers afetados pelo COVID-19

Fabricio Teixeira - Esses dias estava navegando no Youtube e recebi a recomendação de um vídeo onde os queridos Rodrigo Lemes e o Daniel Furtado conversavam ao vivo com outros designers sobre o impacto do COVID-19 no…

[0] Carnaval, design e improviso

Fernanda Tarrasco - Não vou te julgar se o título te interessou mas não estiver com paciência para ler tudo, ok? Lá vai um TL;DR pra te ajudar: Separei a roupa na noite anterior. Tudo tinha muito pouco pano e era bem…

[0] Quando a experiência é só da boca pra fora

Felipe Romão Macedo - Não é de hoje que as marcas correm atrás de experiência do consumidor — do usuário, do cliente, da pessoa, [insira aqui mais uma definição…

[0] Tangibilizando ciclos de aprendizado

Gabriel Pinheiro Maciel - Se você trabalha com produtos e serviços digitais, atua em uma startup, tem contato com a metodologia ágil, lean, ou ainda, estuda modelos de administração com foco em inovação, já ouviu falar em…

[0] Por que fazemos o que fazemos na Web?

Gabriela Briesemeister - Nossas interações no tempo e espaço online se resumem a vitrines. Isso mesmo vitrines de lojas! Pode ser que te pareça óbvia essa comparação, pois existem tantas formas, métodos, imagens, palavras…

[0] Você compraria meu produto?

Renato Poulicer - Se eu me deparasse com a pergunta “Você compraria um seguro de celular?”, cinco anos atrás eu responderia não. Hoje dependeria de quanto custa, de qual a cobertura, se eu tenho a fidelidade, de…

[0] Pare de obedecer o seu usuário — o UX Design agradece

Thiago Sgobero - UX da questão é o usuário. Uau, olha esse trocadilho. Aqui onde eu trabalho trocadilhos de tiozão devem ser pagos com um real no Pote da Discórdia. Por esse eu pagava até cinco. Ok, talvez dois. Mas…

[0] Competir com outros designers é ruim

Willian Matiola - Se você costuma se comparar com outros designers e sempre acha que nunca será bom o suficiente para chegar no mesmo nível, talvez você…

[0] Service Design Systems — isso é possível?

Gus Correia - Coloque o sufixo "Ops" em qualquer termo e entenda que isso se refere ao como fazer algo "em escala". Melhor ainda, a um conjunto de ferramentas, estruturas, processos, pessoas, etc que são mais…

[0] Product Led Growth Summit 2019: Primeiras impressões e principais aprendizados

Josias Oliveira - O Product Led Growth (PLG) Summit promovido pela Openview aconteceu no dia 13 de novembro de 2019 na cidade de San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. O evento reuniu os principais nomes de…

[0] Designers e ambientes adversos!

Ronaldo Gabriel Peggau - Tenho trabalhado dentro desse universo por anos, porém, não posso dizer ainda que sou um UX Designer com vasta experiência. Tive muitas…

[0] COVID-19 e UX Research: como pesquisar em tempos de Corona

Sheylla Lima - Já está claro que a COVID-19 causada pelo "CORONAVAIRUS!!" afetou a vida de todo mundo. Nesse momento é importante manter a segurança e, se possível, a produtividade. Tanto pro bem da nossa saúde…

[0] Ser mulher na liderança e gestão de design: 2019, o ano em que entendi um pouco mais sobre meu…

Letícia Pires - Estou há muitos meses sem escrever e muito mais tempo sem dividir meus pensamentos por aqui. A agitação de final de ano foi logo acompanhada por um janeiro que pareceu ter 65 dias. Ri com alguns…

[0] Cultura de Design de Serviço e os rituais de DesignOps

Gus Correia - TL;DR — O artigo em 30 segundos: Neste artigo, começo falando sobre o loop de criação de hábitos, segundo Charles Duhigg, o que pode ser particularmente útil para entendermos como finalmente podemos…

[0] Heurísticas de Nielsen: A experiência na candidatura intermediada pelo Kenoby

João Figueiredo Netto - Esse ‘mini estudo de caso’ é baseado na experiência que tive ao realizar a candidatura para uma vaga que utiliza a tecnologia do software Kenoby. Essa plataforma permite um cadastro unificado e…

[0] Mapeamento generativo de produtos: classificando seu ecossistema.

Gabriel Pinheiro Maciel - Em “Bem-vindo à selva de UX: desbravando ecossistemas”, eu apresentei a minha compreensão da anatomia de um ecossistema, considerando já o…

[0] 6 dicas rápidas pra escolher textos de botões (ou CTA para os íntimos)

Bá Lisboa - O ideal é que o usuário saiba o que aquela ação vai causar, sem necessariamente ler todo o conteúdo. Uma coisa que gosto de fazer é utilizar o mesmo verbo do botão no título, isso ajuda a completar…

[0] O tal do Product Designer: um pouco do que fazemos diariamente

Karla Lima - Antes de começar a falar um pouco sobre como é a atuação de um Product Designer, é importante ressaltar que cada empresa tem uma maturidade diferente, consequentemente os processos de Design também…

[0] Mapeamento do fluxo de ações para projetos UX e transformação digital

Claudio Palmieri - Na guerra, antes de agir, os comandantes buscam entender o cenário que se apresenta. O uso de mapas passa a ser de extrema importância…

[0] Tradição vs Inovação em UX

Fellype Nascimento - Este foi o comentário do meu cliente — para quem estou desenvolvendo um produto ainda em fase de protótipo — que me inspirou a escrever este artigo. A landing page não era estática e por isso a…

[0] Como Designers podem construir um futuro financeiro e não depender apenas de uma aposentadoria

Thiago Xavier - Comecei o ano pensando em contribuir um pouco mais sobre assuntos diversos e que possam ajudar mais pessoas da comunidade. O foco pode ser…

[0] Como conviver com um autista me torna um pai e um designer melhor

Rogério Pereira - Meu filho Gabriel tem 12 anos. Ele completa 13 em agosto de 2020. Há dois anos, assim que mudamos para São Paulo, Gabriel foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger. A Síndrome de Asperger é um…

[0] Por que designers também devem entender de negócios

Rafael Marrama - Já se foi a época em que o designer era inserido por último em um fluxo de trabalho. Hoje, o designer deve ter uma visão muito mais…

[0] Dicas para fazer animações usando Smart Animate do Figma

Laís Lara Vacco - O Figma introduziu a feature Smart Animate no ano passado. Com objetivo de entender melhor essa feature e praticar UI Design, resolvi fazer alguns experimentos. Usando formas com 0% de opacidade é…

[0] Design para um mundo mais justo

Priscila Alcântara - Ei, calma. Já vou começar assim, porque sou mulher e você pode achar que esse é um texto para falar mal dos homens, dos privilégios e puro suco de conversa feminista. Nops. Não é nada disso. Esse…

[0] O que eu aprendi com as Leis da Simplicidade do John Maeda

Pricila Rodrigues - Certo dia, olhando os vários livros na estante da empresa onde trabalho, um livro muito mais fino que os demais me chamou a atenção. Quando li o título, fez todo o sentido seu formato: The Laws of…

[0] O que é melhor: Content first ou Design first?

Ana Beatriz Miranda - Qual será a melhor maneira de se trabalhar em um time de UX? A resposta é que não existe uma resposta. Pelo menos não uma só. Depende de…

[0] User Experience precisa ser mais do que apenas um setor na sua empresa

Lucas Cordeiro - Você já deve ter ouvido falar sobre cultura de Design, provavelmente já leu algum artigo sobre isso e seu interesse por esse assunto te…

[0] Comportamento tóxicos que prejudicam a equipe de design

Aline B Guimarães - Sabia que suas atitudes e comportamentos impactam na equipe?Como toda área criativa, o design é sensível. Mas quais atitudes prejudicam…