[0] Construindo uma experiência para LGPD

Priscilla Brito - Na intenção de construir interfaces digitais que sejam confortáveis, acessíveis, fácies e encantadoras, consideramos alguns valores. Qual…

[0] Como a brand persona ajuda no processo de UX Writing

Ana Beatriz Miranda - Uma das etapas cruciais no processo de UX Writing é conhecer a voz da marca para escrever usando três maravilhosos cês: coerência, consistência e coesão. Entretanto, em muitas empresas, não existe…

[0] Faça as pazes com as restrições e entregue melhores produtos

Marcus Ferreira - Outro dia fui impactado por um anúncio do Mc Donalds. Essa peça publicitária, assim como várias outras, era bastante criativa. Eu me…

[0] Sessões gratuitas de mentoria para designers afetados pelo COVID-19

Fabricio Teixeira - Esses dias estava navegando no Youtube e recebi a recomendação de um vídeo onde os queridos Rodrigo Lemes e o Daniel Furtado conversavam ao vivo com outros designers sobre o impacto do COVID-19 no…

[0] Carnaval, design e improviso

Fernanda Tarrasco - Não vou te julgar se o título te interessou mas não estiver com paciência para ler tudo, ok? Lá vai um TL;DR pra te ajudar: Separei a roupa na noite anterior. Tudo tinha muito pouco pano e era bem…

[0] Quando a experiência é só da boca pra fora

Felipe Romão Macedo - Não é de hoje que as marcas correm atrás de experiência do consumidor — do usuário, do cliente, da pessoa, [insira aqui mais uma definição…

[0] Tangibilizando ciclos de aprendizado

Gabriel Pinheiro Maciel - Se você trabalha com produtos e serviços digitais, atua em uma startup, tem contato com a metodologia ágil, lean, ou ainda, estuda modelos de administração com foco em inovação, já ouviu falar em…

[0] Por que fazemos o que fazemos na Web?

Gabriela Briesemeister - Nossas interações no tempo e espaço online se resumem a vitrines. Isso mesmo vitrines de lojas! Pode ser que te pareça óbvia essa comparação, pois existem tantas formas, métodos, imagens, palavras…

[0] Você compraria meu produto?

Renato Poulicer - Se eu me deparasse com a pergunta “Você compraria um seguro de celular?”, cinco anos atrás eu responderia não. Hoje dependeria de quanto custa, de qual a cobertura, se eu tenho a fidelidade, de…

[0] Pare de obedecer o seu usuário — o UX Design agradece

Thiago Sgobero - UX da questão é o usuário. Uau, olha esse trocadilho. Aqui onde eu trabalho trocadilhos de tiozão devem ser pagos com um real no Pote da Discórdia. Por esse eu pagava até cinco. Ok, talvez dois. Mas…

[0] Competir com outros designers é ruim

Willian Matiola - Se você costuma se comparar com outros designers e sempre acha que nunca será bom o suficiente para chegar no mesmo nível, talvez você…

[0] Service Design Systems — isso é possível?

Gus Correia - Coloque o sufixo "Ops" em qualquer termo e entenda que isso se refere ao como fazer algo "em escala". Melhor ainda, a um conjunto de ferramentas, estruturas, processos, pessoas, etc que são mais…

[0] Product Led Growth Summit 2019: Primeiras impressões e principais aprendizados

Josias Oliveira - O Product Led Growth (PLG) Summit promovido pela Openview aconteceu no dia 13 de novembro de 2019 na cidade de San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. O evento reuniu os principais nomes de…

[0] Designers e ambientes adversos!

Ronaldo Gabriel Peggau - Tenho trabalhado dentro desse universo por anos, porém, não posso dizer ainda que sou um UX Designer com vasta experiência. Tive muitas…

[0] COVID-19 e UX Research: como pesquisar em tempos de Corona

Sheylla Lima - Já está claro que a COVID-19 causada pelo "CORONAVAIRUS!!" afetou a vida de todo mundo. Nesse momento é importante manter a segurança e, se possível, a produtividade. Tanto pro bem da nossa saúde…

[0] Ser mulher na liderança e gestão de design: 2019, o ano em que entendi um pouco mais sobre meu…

Letícia Pires - Estou há muitos meses sem escrever e muito mais tempo sem dividir meus pensamentos por aqui. A agitação de final de ano foi logo acompanhada por um janeiro que pareceu ter 65 dias. Ri com alguns…

[0] Cultura de Design de Serviço e os rituais de DesignOps

Gus Correia - TL;DR — O artigo em 30 segundos: Neste artigo, começo falando sobre o loop de criação de hábitos, segundo Charles Duhigg, o que pode ser particularmente útil para entendermos como finalmente podemos…

[0] Heurísticas de Nielsen: A experiência na candidatura intermediada pelo Kenoby

João Figueiredo Netto - Esse ‘mini estudo de caso’ é baseado na experiência que tive ao realizar a candidatura para uma vaga que utiliza a tecnologia do software Kenoby. Essa plataforma permite um cadastro unificado e…

[0] Mapeamento generativo de produtos: classificando seu ecossistema.

Gabriel Pinheiro Maciel - Em “Bem-vindo à selva de UX: desbravando ecossistemas”, eu apresentei a minha compreensão da anatomia de um ecossistema, considerando já o…

[0] 6 dicas rápidas pra escolher textos de botões (ou CTA para os íntimos)

Bá Lisboa - O ideal é que o usuário saiba o que aquela ação vai causar, sem necessariamente ler todo o conteúdo. Uma coisa que gosto de fazer é utilizar o mesmo verbo do botão no título, isso ajuda a completar…

[0] O tal do Product Designer: um pouco do que fazemos diariamente

Karla Lima - Antes de começar a falar um pouco sobre como é a atuação de um Product Designer, é importante ressaltar que cada empresa tem uma maturidade diferente, consequentemente os processos de Design também…

[0] Mapeamento do fluxo de ações para projetos UX e transformação digital

Claudio Palmieri - Na guerra, antes de agir, os comandantes buscam entender o cenário que se apresenta. O uso de mapas passa a ser de extrema importância…

[0] Tradição vs Inovação em UX

Fellype Nascimento - Este foi o comentário do meu cliente — para quem estou desenvolvendo um produto ainda em fase de protótipo — que me inspirou a escrever este artigo. A landing page não era estática e por isso a…

[0] Como Designers podem construir um futuro financeiro e não depender apenas de uma aposentadoria

Thiago Xavier - Comecei o ano pensando em contribuir um pouco mais sobre assuntos diversos e que possam ajudar mais pessoas da comunidade. O foco pode ser…

[0] Como conviver com um autista me torna um pai e um designer melhor

Rogério Pereira - Meu filho Gabriel tem 12 anos. Ele completa 13 em agosto de 2020. Há dois anos, assim que mudamos para São Paulo, Gabriel foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger. A Síndrome de Asperger é um…

[0] Por que designers também devem entender de negócios

Rafael Marrama - Já se foi a época em que o designer era inserido por último em um fluxo de trabalho. Hoje, o designer deve ter uma visão muito mais…

[0] Dicas para fazer animações usando Smart Animate do Figma

Laís Lara Vacco - O Figma introduziu a feature Smart Animate no ano passado. Com objetivo de entender melhor essa feature e praticar UI Design, resolvi fazer alguns experimentos. Usando formas com 0% de opacidade é…

[0] Design para um mundo mais justo

Priscila Alcântara - Ei, calma. Já vou começar assim, porque sou mulher e você pode achar que esse é um texto para falar mal dos homens, dos privilégios e puro suco de conversa feminista. Nops. Não é nada disso. Esse…

[0] O que eu aprendi com as Leis da Simplicidade do John Maeda

Pricila Rodrigues - Certo dia, olhando os vários livros na estante da empresa onde trabalho, um livro muito mais fino que os demais me chamou a atenção. Quando li o título, fez todo o sentido seu formato: The Laws of…

[0] O que é melhor: Content first ou Design first?

Ana Beatriz Miranda - Qual será a melhor maneira de se trabalhar em um time de UX? A resposta é que não existe uma resposta. Pelo menos não uma só. Depende de…

[0] User Experience precisa ser mais do que apenas um setor na sua empresa

Lucas Cordeiro - Você já deve ter ouvido falar sobre cultura de Design, provavelmente já leu algum artigo sobre isso e seu interesse por esse assunto te…

[0] Comportamento tóxicos que prejudicam a equipe de design

Aline B Guimarães - Sabia que suas atitudes e comportamentos impactam na equipe?Como toda área criativa, o design é sensível. Mas quais atitudes prejudicam…

[0] A influência do design clássico holandês no design digital

Pedro Julien - Tive a oportunidade de morar e trabalhar na Holanda por 2 anos em minha vida, e confesso que foi uma experiência muito enriquecedora em diversos sentidos. Porém atemos aqui ao lado profissional…

[0] Como planejar uma pesquisa de UX em 8 passos simples

Sheylla Lima - Planejamento é importante em quase tudo na vida. Em pesquisa, antes de começar qualquer projeto, é essencial observar o ambiente e conhecer o contexto. Na Youse sempre tivemos a cultura de mapear…

[0] 7 Patterns de interface para design mobile indispensáveis

Nayara Santos - UI patterns são soluções frequentemente usadas para resolver problemas comuns de interface. Essas soluções são consideradas patterns, pois…

[0] Por que designers devem ser bons contadores de histórias

Bruno Vaz - No dia a dia estamos sempre atentos às últimas tendências, compartilhamos referências e consumimos narrativas o tempo todo. Designers não só adoram uma boa história, como são um público bem…

[0] Times multidisciplinares em UX: um mais um é sempre mais que dois

Ana Beatriz Miranda - Ao longo de muitos anos trabalhando com equipes grandes, constatei empiricamente como é valioso o time multidisciplinar na hora de…

[0] Não se apaixone pelo pixel

Fê Tarrasco - Não vou te julgar se o título te interessou mas não estiver com paciência para ler tudo, ok? Lá vai um TL;DR pra te ajudar: Ilustração e design gráfico foram as duas áreas onde comecei como…

[0] Metodologias de design não são a Bíblia Sagrada

Fransuel Nascimento - Calma. Antes de começar o texto, é preciso afirmar com contundência que é preciso SIM que você não apenas saiba, mas DOMINE as técnicas de design aplicas a UX, ok? Ok. Dito isto, é preciso ir para o…

[0] Eu confundi Design Principles com heurísticas de usabilidade e foi péssimo

Thiago Sgobero - Quando você viu, aprendeu. E mesmo se não quiser aprender nada, se recusar, fechar a boca pro aviãozinho, ainda assim o conhecimento vem. E vem com tudo. E foi nessa que eu me enrolei com dois…

[0] 6 habilidades essenciais para o designer do futuro

Bruno Vaz - A atuação de um designer tem sido cada vez mais complexa do que apenas resolver problemas através de interfaces digitais. Não estou me referindo às inúmeras ferramentas e métodos de trabalho que…

[0] Melhorando a experiência do processo de aluguel com menos burocracia

Júlia Pedroso - Como utilizamos UX Design para entender as principais dificuldades de inquilinos e proprietários para conectá-los de uma forma mais rápida…

[0] Product Illustration: mais do que enfeite, uma comunicação intencional

Laís Lara Vacco - Empresas como Airbnb, Dropbox, Mailchimp e Shopify têm investido em product illustration (em português: ilustração de produto) para gerar valor, criar empatia e se comunicar. As ilustrações têm uma…

[0] Coisas que você pode fazer pra ser melhor amigo do Front End

Julia Medeiros - Nossa profissão nos leva a pensar sempre nas melhores práticas de usabilidade para entregar bons produtos para nossos usuários. E nesses anos trabalhando como ui/ux, passei a me preocupar muito mais…

[0] Resultados da pesquisa Panorama UX 2020: diversidade

Carolina Leslie - A parte dois dos resultados da pesquisa Panorama UX 2020 mostra um censo da área, dando mais visibilidade para os pontos onde a comunidade é inclusiva e nos critérios em que precisa melhorar.

[0] Se a vida te der limões não faça uma limonada

Flavio Pires - Na rotina dos designers, resolução de problemas é uma habilidade exercitada constantemente. Hoje, muitas vagas e perfis de LinkedIn exibem "resolução de problemas" como uma skill muito desejada e…

[0] Como escolher a mesa de ping-pong ideal para o seu time de design

Fabricio Teixeira - Outro dia estava conversando com uma amiga minha que trabalha como arquiteta. Ela me contava sobre o fluxo de trabalho de escritório de arquitetura: como eles recebem o brief, como eles dividem a…

[0] Healthy design: o design ético acima de qualquer outro

Thiago Lucas - P or muito tempo nos preocupamos com a empatia, na resolução de problemas e atendimento das demandas, falamos de acessibilidade, inclusão, ética e sustentabilidade. Hoje temos um problema sem nome…

[0] Melhores extensões gratuitas do Google Chrome para Designers

Mauro Teles - O design de produto digital não se resume apenas à criação. O ecossistema em torno do ato de criação é bastante grande e contém, por…

[0] Ética, e os designers que se preocupam mais com o Linkedin do que com as pessoas

Gabriel Closel - Antes de tudo, gostaria de dizer que não estou aqui para afirmar algum conceito, estou apenas levantando um questionamento da situação…

[0] Para a sua aplicação, o gênero do usuário não importa. Ponto final.

Marcus Lyra - Antes de desenhar um projeto que leve em consideração pesquisa de gênero, pare, e se questione com sinceridade: para quê utilizará esta informação? E, se fizer isso, tenho duas más notícias: 1ª; se…

[0] Criando e validando ilustrações de produto para o site vagasux

Laís Lara Vacco - Desde pequena eu gostava de desenhar e segui fazendo isso como hobby. Em 2017 comecei a desenhar de forma unicamente digital e a evolução dos meus traços têm sido bem variada: Recentemente descobri…

[0] 4 passos (curtos) para uma mentalidade brilhante

Thiago Lucas - Segundo o cientista e pesquisador Michael Araki, existem até quatro diferentes tipos de polimatia, sendo que a principal diferença entre eles são o impacto que individuo provocou na humanidade e a sua

[0] 6 leis essenciais para deixar o usuário pistola

Mateus Milczewski - Desta vez trago uma reflexão de maneira um pouco inusitada. Após estudar alguns conceitos de UX, apliquei uma engenharia reversa e…

[0] Erre, assuma a culpa e não fique mal por isso — do design para a vida

Filipe Esteves - Às vezes nos encontramos em situações que não podemos cometer erros, seja em jogos online, relacionamentos ou na vida profissional. O ser…

[0] Liderança em times de design também é colaborativo

Fransuel Nascimento - É possível que você tenha lido ou ouvido recentemente sobre o papel do líder de time no desenvolvimento das equipes de design. E como a colaboração dentro do time é um fator chave para conseguir…

[0] A relevância do QA de Design em produtos digitais

Rafael Marrama - Um tempo atrás, fiquei imaginando como seria se não existisse um padrão de qualidade para as coisas feitas em grande escala. Por exemplo…

[0] Descobertas de um aplicativo de saúde — estudo de caso de UX

Marianne Braum - Esse é um estudo que desenvolvi durante seis meses. Ele teve início quando observei minha dificuldade e de outras pessoas ao meu redor, em controlar os medicamentos que tomava, administrar os…

[0] O papel do designer dentro dos negócios da empresa

Fransuel Nascimento - Nos últimos 6 meses, frequentando cursos e palestras de design, conversando com outros profissionais e descobrindo suas vivências de mercado, há uma reclamação geral em relação à participação do…

[0] Torne suas personas ótimas novamente em 7 etapas

Ariana Machado - Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Slava Shestopalov via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e…

[0] Como NÃO recrutar participantes para sua pesquisa de mercado ou design

Thiago Barcelos - A importância de uma abordagem transparente para transmitir segurança e construir confiança para com potenciais participantes em pesquisas…

[0] Desenhando o legado do bom — estudo de caso

Lucas Fernandes - Um produto construído com base nos princípios de Interação de Interfaces e Experiência do Usuário (UI/UX) irá ajudar o grupo 3UP a manter o legado do bem. O 3UP é um grupo de aproximadamente 60…

[0] Sistemas de design e design de sistemas — qual é a diferença?

Jonatan Zylbersztejn - Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Donnie D'Amato via UX Collective e traduzido para…

[0] Ego em UX: uma luta sem fim

Henrique Bustamante - Este assunto tende a ser o mais controverso no mundo dos designers, porque mexe com o seu "eu interior", onde nunca queremos falar sobre ele. Neste caso sempre achamos que o problema é o usuário…

[0] Panorama UX 2020

lulileslie - Todo ano o Panorama UX investiga o perfil de trabalha na área no Brasil, trazendo informações sobre o mercado de trabalho, atividades realizadas, aspirações profissionais e, a parte mais esperada…

[0] UX crítico e o colonialismo digital

Marcus Lyra - Foram algumas décadas até que o sonho dos hippies californianos de uma rede mundial de computadores que fosse horizontalizada e democrática, se comprovasse simplesmente inviável. Algumas lições…

[0] Existe mesmo uma "bolha de UX"?

Fransuel Nascimento - Esses dias, no LinkedIn, me deparei com não um, mas dois posts falando sobre o assunto. Imediatamente lembrei deste outro artigo sobre o tema, que trata o caso sob o mesmo viés dos anteriores. Estou…

[0] Quando seguir um framework faz mal

Lucas Cordeiro - Design Thinking, Scrum, Sprint, Jobs to be done, e infinitos Frameworks que você naturalmente conhece. Todos eles são super importantes e seguimos pelo menos um deles quando precisamos desenvolver…

[0] Uma embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa

Mauro Teles - Nos últimos dias, um projeto acadêmico revolucionou a embalagem usada para a pasta de dente. O estudante Allan Gomes, da Universidade…

[0] Experiência de usuário aplicada na construção de um relatório de pesquisa

Bruno Barreto Rosa - Como aprendi a escrever e estruturar relatórios de testes de usabilidade úteis e objetivos para o bem dos designers da minha empresa.

[0] Leonardo da Vinci: como seria o seu conhecimento no século XXI

Thiago Lucas - Como seria as oportunidades e aquisição de conhecimento de Leonardo Da Vinci na era de muita informação reciclada e atenção escassa do…

[0] O que ninguem nunca vai te contar sobre o Design

Daniel Rodrigues - Antes de iniciarmos essa leitura devo alertar que este artigo não tem a intenção de ofender e sim conscientizar os profissionais, portanto tenha cautela com a interpretação do conteúdo. A origem…

[0] Escalando consistência e arquitetura da informação

Elvis Soares - Recentemente observei que a arquitetura e consistência da informação se tornou esquecida, mal aplicado ou negligenciada, a falta da…

[0] UX e economia comportamental — um estudo de caso

Heber Alvares - A ideia desse texto é mostrar como aplicamos conceitos da Economia Comportamental na construção de um produto. O foco é mostrar o método comportamental usado, logo, detalhes sobre processos e…

[0] O que não falam sobre liderar equipes

Bruno Canato - Nos dois últimos anos, tenho dedicado tempo, energia e prática ao exercício de liderança — a criação de uma visão compartilhada, um ponto de vista sobre o design e os problemas, além da importante…

[0] Clear Sky Airlines App — estudo de caso

Bruno Salomon - Clear Sky Airlines App — estudo de caso Introdução Este é um projeto acadêmico, desenvolvido no Curso Saper Fare - Design Digital, oferecido pelo IED-Rio em parceria com a Globo.com. O projeto foi realizado no curso em conjunto com o designer Fábio Gazineo. Em seguida, dei continuidade ao projeto, desenvolvendo novas interfaces e melhorias. Processo de design Briefing A ClearSky Airlines é uma companhia de aviação que está chegando no mercado brasileiro oferecendo um serviço de linha aérea com

[0] 2 ferramentas para criar o que as pessoas amam ver

Danilo Barros - Muitos defendem que apreciar ou não um design é apenas questão de gosto. Em partes podemos concordar com isso, mas saindo “da caixa”, criando de maneira estratégica e dominando algumas ferramentas para criar designs que as pessoas amam ver somos capazes de aumentar o grau de apreciação pelas nossas criações. Shutterstock Hoje, vamos trocar uma ideia sobre: O que o cérebro gosta de ver? Como criar designs mais consistentes e harmoniosos A proporção áurea no dia a dia O equilíbrio da Regra dos Te

[0] Qual conselho de carreira você daria se pudesse mantê-lo anônimo?

rafael frota. - Inspirado por uma publicação que li em 2019, decidi criar um projeto onde eu faria perguntas a profissionais que admiro e ajudam a comunidade de Design. E, sim, são questionamentos válidos…

[0] Design de interação e UX para a indústria 4.0

Tabata Milanez - A Indústria e o Design estão intrinsecamente ligados por contexto histórico, negócio, tecnologia, pessoas e comportamento. Afinal, o design surgiu nas revoluções industriais. A Indústria 4.0 (4.ª…

[0] As microinterações na experiência do usuário

Danilo Barros - A partir do momento que um produto, real ou digital, é criado para ser utilizado por uma ou mais pessoas, ele irá proporcionar experiências de utilização. No nosso contexto as pessoas são chamadas de usuários, logo esse produto proporciona a experiência do usuário  usa-lo. A experiência do usuário é universo amplo e com algumas ramificações que irei definir melhor em um próximo momento. Hoje, iremos conversar sobre as menores partículas de interação oferecidas pelas marcas através de seus produ

[0] Noções básicas de HTML que todos os designer gráficos e da web devem saber

Mauro Teles - Uma seção significativa da comunidade de design ainda está debatendo a necessidade de codificar para designer. Muitos designer pensam que…

[0] Pão de Açúcar Mais — estudo de caso de UX

Alexandre Miyake - Este estudo tem como objetivo entender os principais gargalos do aplicativo Pão de Açúcar Mais sob a ótica da experiência do usuário.

[0] Ferramentas essenciais para criação de logotipos no Illustrator

Mauro Teles - Quando falo sobre ferramentas essenciais, quero trazer o recorte de essenciais para criação de logotipos, pois quando trabalhamos com…

[0] "Ruined by Design", um livro mais do que necessário

Ibrahim Cesar - É com essas palavras que Mike Monteiro abre seu mais recente livro "Ruined by Design", um dos mais importantes livros que li esse ano, e talvez um dos mais importantes para minha carreira. É uma…

[0] A lei dos pequenos números e seus impactos no Design

Luciano Infanti - Quando usamos dados para o desenvolvimento de produtos o fazemos com um objetivo maior: balizar a tomada de decisão em algo menos subjetivo — talvez exato. O problema é que sem o domínio do vasto…

[0] 3 maneiras rápidas e eficientes de testar a usabilidade do seu produto

Wagner Guimarães - No dia-a-dia de times de produto, sempre nos deparamos com possíveis hipóteses de entendimento de uma interface, seja sobre se o usuário…

[0] 10 dicas para você moderar workshops (e muito mais)

Diego Rezende - Facilitar workshops está em alta, está tão em alta que hoje temos meetups, cursos e formações sobre o tema. Eu já falei anteriormente que…

[0] Minhas maiores dificuldades como Product Designer

Lucas César - Pouco tempo atrás, por volta de Setembro de 2018 estava atuando como Designer no time de Branding do Gympass, onde boa parte do meu tempo era gasto com o desenvolvimento de materiais gráficos…

[0] Psicologia das cores não é o que você esta pensando!

Thiago Lucas - A internet tende a compartilhar informações recicladas, onde muitas das vezes um fundamento é brutalmente simplificado para que “as…

[0] Comunicação não-violenta + Design Thinking: melhorando a experiência das conversas no dia a dia

Laís Lara Vacco - Comecei a ler e praticar algumas ferramentas de diálogo em 2017, um ano antes de aprender sobre UX Design. Concluí que aprender sobre…

[0] Pensamentos sobre UX em livros digitais (review do Kindle)

Andrei Gurgel - Recentemente eu atualizei o meu leitor Amazon Kindle para uma versão mais nova. Aproveitei para revisar um relato que eu tinha feito em 2012 sobre a UX de Livros Digitais, meses após começar a usar…

[0] UX design e a independência tecnológica

Lucas Cordeiro - Desde que comecei a estudar e trabalhar com UX, uma coisa sempre me chamou a atenção e foi uma das minha principais preocupações quando…

[0] Humanos Artificiais: a nova interface?

Felipe A. Carriço - Se você já disse “Ok, Google”, “Hey, Siri” ou chamou pela Alexa, o assunto inteligência artificial interativa talvez não seja uma novidade. As empresas por trás destas 3 assistentes virtuais —…

[0] Como se tornar um designer polímata em 2020?

Thiago Lucas - Os polímatas são excelentes em vários campos. Mas o que leva um polímata a ter experiências que pode ajuda-lo a enfrentar alguns dos…

[0] Atenção: UX e UI design não são a mesma coisa, mas caminham juntos

Helena Duppre - Frequentemente me vejo em conversas com designers que não aguentam mais ser confundidos. O papo é sempre o mesmo: “me contrataram como UX, cheguei lá e passo o dia desenhando telas e mais telas…”…

[0] Design Thinking: o que não falta são problemas

Bianca Herculano - O objetivo principal do Design Thinking é provocar e solucionar problemas comuns (ou não), de forma inovadora. Para projetar soluções…

[0] Queime o que é chato; crie uma narrativa para seu negócio

Thiago Lucas - Chato para seu cliente é não ter nada que o ajude em seu sucesso pessoal, de fato esse é o principal fator que deixa um negócio chato.

[0] Reflexões sobre liderança em design (parte 2)

Paulo R. Floriano - Continuo colocando pra fora algumas opiniões sobre liderança em design de produtos digitais, dessa vez sobre seus papeis essenciais.

[0] Por que natal é a inveja das marcas?

Thiago Lucas - O Natal desafia todas as regras do mundo atual do modelo de negócios. Nunca foi reestruturado, nunca teve uma grande mudança de marca, apenas esteve disponível em um dia do ano e nunca foi diversifica

[0] Design não é o início e nem o fim: é o meio

Julio César - Em 2004, quando fiz minha conta no Orkut, me lembro que a primeira comunidade que entrei foi a “Design Brasil”, que era bem ativa e cheia…