[0] Design System: envolvendo pessoas chaves no processo de construção

Patrick A. G. Naufel - Sempre que leio ou escuto que um Design System fracassou, um dos principais motivos é a falta de adesão, principalmente da equipe de…

[0] Portfólios inspiradores de designer de UX

Mauro Teles - Sem o UX, o web design seria uma extensão estéril de botões nus, redação robótica e linhas de grade frias desprovidas de qualquer humanidade. Se você é um designer de UX, precisa mostrar suas…

[0] Como olhar para as evidências e não traduzi-las para sua própria agenda

Ariana Machado - A verdadeira empatia é ouvir e entender, a fim de implementar soluções para atender às necessidades reais do usuário, não apenas a nossa…

[0] Experiência do usuário e qualidade de software

Renato Poulicer - Desde que comecei a atuar em times de produto interajo com desenvolvedores, analistas de testes, analistas de negócios, product Owners…

[0] Fazer o bem, se divertir e ganhar dinheiro

Thiago Lucas - Richard Branson (fundador da Virgin America) chama de capitalismo 228 sua filosofia para negócios que lucrar a todo custo não é a meta…

[0] Criando um solução de gestão financeira pessoal para o Banco do Brasil — estudo de caso de UX

Rafael Camillo - O Poupa Mais BB tem como objetivo ajudar os usuários a estabelecer suas próprias metas, com algumas facilidades propostas pelo Banco do Brasil, como parcerias em viagens, seguros emergenciais…

[0] Vale a pena ir ao WebSummit Lisboa?

Paula Macedo - O WebSummit choca porque expõe todo o frenesi do consumo rápido e desenfreado em plena Europa e o objeto a ser consumido: Tecnologia. Com…

[0] O estado de UX em 2020

Fabricio Teixeira - Ler, editar e compartilhar mais de 2,411 artigos este ano nos ajuda a ter uma boa ideia do que a comunidade de UX está escrevendo, falando…

[0] Melhorando os cuidados com a saúde das crianças brasileiras — estudo de caso de UX

Bruno Araújo - Entenda como propomos uma nova experiência para os médicos e os pais digitalizando o caderninho que os pais recebem quando as crianças…

[0] 13 inspirações de fontes que todo designer deveria conferir

Mauro Teles - Uma fonte e tipos revolucionários de móveis de Gutenberg a ferramentas contemporâneas de design digital, a tipografia percorreu um longo…

[0] Participe do Panorama UX 2019

lulileslie - Há cinco anos, o Panorama UX tem o propósito de ajudar a comunidade de UX em português a conhecer o mercado, entender o perfil de quem…

[0] Pessoas de UX e pessoas desenvolvedoras: nós estamos precisando desacelerar.

Giovanni Tagliaro - Em algum momento nos últimos tempos, nós começamos a confundir agilidade com pressa. Você já reparou que o foco na perspectiva de curto…

[0] Melhorando a usabilidade com a exibição progressiva

Bárbara Uehara - Os usuários querem escolher qual conteúdo ler e ao mesmo simplicidade e rapidez no uso de aplicativos… Talvez a exibição progressiva possa…

[0] Mais importante do que criar um Content Guide é evangelizar as pessoas que vão consumi-lo

Suzana Demetrio - Quando cheguei aqui no Gympass, criar texto era um trabalho de todos. Mas quando alguma coisa é responsa de todo mundo, no final das…

[0] Breve mapa mental da lei geral de proteção de dados (LGPD)

Nilson Junior - LGPD é a sigla da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020. Todas as empresas devem se adequar a ela, pois o…

[0] ILA Medellin 2019: reflexões, inspirações, e referências

Melissa Oliveira Costa - Esse ano, o Interaction Latin America aconteceu na cidade de Medellín na Colômbia. O ILA é a conferência de design de interação, experiência do usuário, inovação e tecnologia mais importante da…

[0] UX na perspectiva daltônica

Matheus Garcia - É muito comum eu trabalhar nos projetos em que estou envolvido escutando musica, e uma banda que eu escuto muito é movements, estes dias…

[0] O que CRO tem a ver com UX Design?

Laís Lara Vacco - Sendo da área de UX Design (User Experience Design), decidi estudar sobre as práticas de CRO (Convert Rate Optimization) para entender quais processos e métricas utilizados que geram resultados…

[0] Como podemos ajudar com o estresse do trabalhador de São Paulo? — um estudo de caso de UX

Nilson Junior - A UX (user experience) pode sim ajudar as pessoas a diminuírem o estresse no trabalho (síndrome de burnout). E a gente vai explicar como.

[0] UI vs UX: por que a diferença importa

Mauro Teles - O tópico UI versus UX surge regularmente em qualquer fórum UX — é um debate aparentemente constante. No entanto, a realidade é que eles estão entrelaçados e você não pode ter um sem o outro. Você…

[0] Entrevista motivacional é a ferramenta de UX Research que você nunca ouviu falar sobre

Lucas Amorim - Uma perspectiva clínica de abordagem que pode ser aplicada na UX Research que te faz ser mais empático e entender o que leva as pessoas a…

[0] Por que eu defendo a especialização e a segmentação de perfis e papéis na área de UX?

Giovanni Tagliaro - Há alguns meses, nossa líder de equipe de design, Débora Costa, escreveu e lançou no Medium da ilegra um ótimo artigo sobre como as…

[0] Experiência do usuário x objetivos de negócio: encontrando o equilíbrio

Jonatan Zylbersztejn - Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Ariel Verber via UX Collective e traduzido para…

[0] Habilidades esperadas de designers em ambientes de trabalho modernos

Fabricio Teixeira - Habilidades que não são específicas de design, mas que quando encontradas em designers podem ter um impacto significativo em como eles são…

[0] Como utilizar o Framework HEART para melhorar suas métricas

Jhonatan Souza - É comum que muitas empresas cometam o erro de utilizar métricas de negócio e não pensarem muito no usuário. E, assim, acabam medindo o desempenho baseadas apenas em modelos comuns usados pelo mercado como, por exemplo, a quantidade de produtos vendidos, o número de leads, o total de conversões, o número de serviços prestados, o número de e-books baixados, dentre outros. Desta forma, ao negligenciar o usuário, sem reconhecê-lo como a parte mais importante do processo e não levar em consideração

[0] Design imersivo: os próximos 10 anos de interfaces

Ariana Machado - Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Gabriel Valdivia via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e…

[0] Como melhorar a qualidade de vida de entregadores de bicicleta? — estudo de caso de UX

Ana Luiza Prata Ramos - Durante o curso de User Experience intensivo, ministrado pela Tera, fomos desafiados a desenvolver , durante 1 semana em paralelo com as aulas, um projeto com algumas possibilidade de temas, sempre…

[0] E se ele quiser ir embora?

Priscilla Brito - Algumas das coisas mais assustadoras da LGPD é o direito ao esquecimento. A Lei 13.709 define alguns direitos para usuários/clientes sobre…

[0] Perguntas que deveriam estar no seu processo de UX

Bruno Vaz - Gosto de enxergar o processo de design como um exercício em camadas. Se questionar constantemente ajuda muito na resolução de problemas e na elaboração de interfaces mais sólidas e consistentes. Nos…

[0] Construção de confiança com a utilização de Design e UX no universo Fintech

Everton Aquiles - É evidente que a princípio este novo modelo pode provocar insegurança para os usuários. Em função disso, as fintechs necessitam embasar e…

[0] Será que os anúncios estão saindo do controle?

Alexandre Tempel - Com o mundo digital rodeando cada vez mais o dia a dia de cada um, me deparo constantemente com o questionamento sobre consumismo e…

[0] Melhorando o processo de pesquisa com usuários e personas

Beatriz Gonçalves - Quando comecei a criar personas para nossa equipe fiz a primeira coisa que qualquer UX amador faria, corri ao google e digitei “UX Persona Template”. Encontrei um modelo que parecia ser útil, fiz…

[0] Meu desenvolvedor não faz o que eu “mando”

Lucas Lima - Quero deixar claro que esse texto não é sobre guidelines, frameworks, linguagens, estilo ou qualquer coisa relativa à processos, mas, sim, sobre comportamento. Antes de iniciar esse artigo devemos…

[0] Como colocar som em seu site sem prejudicar os usuários

Mauro Teles - De vez em quando, todo profissional se depara com um desafio tão grande, tão ridículo que simplesmente não consegue se conter. Eles apenas…

[0] Como fiz uma transição de carreira em um ano para UX Design

Laís Lara Vacco - Depois de publicá-los recebi mensagens de outras pessoas que estão passando pelo mesmo processo, então achei que seria válido reescrevê-los em português. Quem sabe encoraje mais mudanças. Me formei…

[0] Sobre PRECISAR fazer coisas como UX designer e nossa falta de empatia

Aline Castilho - Eu gosto de escrever. Acho até que escrevo bem e tenho algumas das soft skills que julgo serem minhas fortalezas e facilitariam a coisa de…

[0] Produtos sérios não precisam ser sérios

Ariana Machado - Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Mo Bashagha via UX Collective e traduzido para…

[0] Os novos negócios: uma abordagem cruel e outra de afeição

Thiago Lucas - Recentemente de deparei com treinamentos para pessoas criarem novos modelos de negócio, onde que a mentalidade principal que você precisa ter é a de aproveitar dos pontos fracos das pessoas.‍

[0] Implantando uma cultura de UX — passo 02: enriqueça o solo

Patrick A. G. Naufel - Em um artigo anterior, iniciei uma analogia entre os 6 passos para plantar soja e implantar uma cultura de UX e Design. Isso iniciou uma…

[0] Design thinking para leigos

Gabriela Gomes - No meio da tecnologia, costumamos ouvir quase que diariamente diversos termos bem específicos da área, como: Design Thinking, Design Sprint, Atomic Design e segue a lista… Parece que por padrão, só…

[0] Testes de usabilidade e as 5 lições que descobri

Gabriela Sousa - Desde pequena, eu amo quizzes, quero descobrir qual música é minha trilha sonora e até que batata eu sou. A base dessa paixão é a curiosidade e ela influenciou minha vida em vários aspectos. E foi…

[0] Como solucionamos o fluxo de compra de hospitais usando o Design Sprint 2.0 — estudo de caso

Walter Darcie Neto - O carrinho de compras de um e-commerce já não é mais tão desafiador para um designer quanto já foi há um tempo atrás. É um assunto já bem estressado pela comunidade e hoje temos um vasto material…

[0] Ajude o seu usuário a não ter preguiça de digitar

Bárbara Uehara - Segundo Nielsen, as pessoas não gostam de ser forçadas a digitar em um App, mas se for preciso elas digitam… Como podemos tornar isso mais…

[0] De redatora criativa a UX writer — por que resolvi mudar?

Suzana Demetrio - Pra quem não me conhece, eu venho de mais de uma década na redação criativa de grandes agências. E o que eu posso dizer é que tava tudo…

[0] Melhorando a eficiência do acompanhamento legislativo — um estudo de caso de UX

Marcos Almeida - É muito comum ouvir que os parlamentares brasileiros pouco trabalham, vivem viajando ou em recessos intermináveis, porém, somente no ano de 2018 produziram mais de 13 mil proposições legislativas…

[0] A importância do feedback que você escolhe não falar

Fabricio Teixeira - Como designer, aquilo que decidimos não incluir nos nossos designs também é design — afinal, nosso trabalho é sobre priorização e redução…

[0] Não trabalhamos com protótipos, Sr(a)

Kiko Herrschaft - “Nesta casa não se entrega layout. Cadê o documento?”  Eu, quando alguém na Wefit me mostra um protótipo e diz que vai mandar para o…

[0] O que a Sociologia mudou no meu design?

murilo bispo - A Sociologia é a ciência que estuda os fatos sociais. Justamente por ser uma ciência, baseia-se sempre em dados. O trabalho, a violência, a migração, o racismo, são alguns exemplos de fatos sociais…

[0] Maturidade do design é que nem cebola

Pedro Sant'Anna - De cadeiras à ecossistemas, o design conquistou um espaço fundamental nas organizações, especialmente onde pensar a experiência virou uma espécie de “bala de prata” para os negócios. Com isso, muito…

[0] O que a experiência de “não ser ouvido” me ensinou sobre UX

Fabio Ausfame - Quando estava numa conversa, muitas vezes apenas ouviam o que eu dizia e não faziam comentários a respeito. Por educação, eu sempre esperava uma pausa para começar a falar e não atrapalhar os…

[0] O que acontece quando seu projeto não tem UX?

Aline B Guimarães - Após alguns meses executando trabalhos de UX, pude claramente perceber a diferença ao realizar a construção de escopo de um projeto quando estruturo uma análise de UX. A segurança em saber que as…

[0] Eu como usuário: desta vez não como vacilo de processo — os aprendizados de ser cliente do seu próprio produto

Letícia Pires - Quando um designer manda “eu como usuário”, eu arrepio. É duro ouvir isso, não é? Já vi até meme com “você não é usuário do seu produto” e…

[0] Porque você não está sendo promovido (e porque provavelmente é culpa sua)

Jonatan Zylbersztejn - Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Quintin Marcus via UX Collective e traduzido para…

[0] Como o boom das figurinhas do Whatsapp foi freado por sua interface

Alexandre Tempel - Em 2018 o Whatsapp lançou as famigeradas figurinhas que conquistaram de imediato a maioria das pessoas. Dessa história toda percebi um

[0] Como tabular testes de usabilidade

Sheylla Lima - Uma dúvida comum de novos pesquisadores é como registrar as informações coletadas durante as sessões com usuários. No início de meus trabalhos como pesquisadora costumava gravar em 2 vias todas as…

[0] A experiência de aplicar o Design Sprint em escola de ensino médio

Thiago Xavier - Esse ano de 2019 está sendo bem interessante, dentre outras várias oportunidades que surgiram, veio o convite para ser professor de Design…

[0] Desenvolvendo apps compatíveis com vários dispositivos para torná-los acessíveis a mais usuários

Susanna Zaraysky - Este artigo foi originalmente escrito em inglês por Ramprakash Ravichandran (designer de interação do Google) e Susanna Zaraysky (estrategista de conteúdo do Google) para o site Medium do Google…

[0] Por onde começar em UX?

Nath Yamauti - Dar aulas tem me feito pensar em diversos momentos da minha trajetória na área de UX. Não raro, leio e ouço sobre decepções com cursos…

[0] Ajudando pessoas que utilizam o metrô pela primeira vez — estudo de caso de UX

Mayza de Oliveira - Na última semana de agosto participei de um Bootcamp de User Experience Design onde pude estudar os processos de UX e praticar em cima de…

[0] Produtos digitais para idosos

Gabriela Flor - O uso da mídia social pode resgatar autoestima, exercitar o cérebro e entreter a vida do idoso de uma forma que ele se sinta um cidadão participante da sociedade. Contudo, antes disso acontecer…

[0] WorCoffee, um app para trabalhadores remotos — estudo de caso de UX

Daniel Brito - WorCoffee, um app para trabalhadores remotos — estudo de caso de UX Estava eu dia desses na fila da Starbucks procurando uma mesa para sentar enquanto esperava ser atendido. Ao olhar em volta reparei na quantidade de pessoas trabalhando com seus notebooks nas mesas espalhadas pelo salão da cafeteria. Algo absolutamente normal na atualidade. Foi aí que pensei nas coworkings espalhadas por aí. Refleti sobre isso: “Deve ser bem caro pagar um coworking, será que é por isso que todo mundo vem pra cá

[0] Como usei os processos de UX para facilitar a matrícula de crianças nas creches públicas

Raquel Zaghi - Quando meu filho tinha uns três meses de idade, em uma conversa com uma dessas amizades pós maternidade, outra mãe de primeira viagem me desabafou surpresa com o fato da filha dela ter sido chamada…

[0] Por que não apoio a produtividade?

Thiago Lucas - Basicamente artifícios para te fazer produzir mais coisas loucamente em menos tempo? É exatamente isso que está sendo empregado, mas saiba que isso pode te levar para um quarto escuro…

[0] Evitando a síndrome de recém UX manager

Fabricio Teixeira - Estou realmente feliz por você; esse é o primeiro passo de algo grandioso. Saia para comemorar essa promoção com as pessoas que você ama. Sim, vá em frente. Tome uns drinks hoje à noite; você não…

[0] Perguntas que eu gostaria de ter feito antes de começar a participar de processos seletivos de UX

Karla Lima - Frequentar comunidades e eventos da área de UX, me fizeram ouvir diversas histórias e relatos de pessoas que passaram pelas mesmas coisas que eu passei, quando eu quis sair de Design Gráfico e me…

[0] Como é ser designer preto

Flavio Pires - Não esperem que diga e aponte pessoas racistas durante a caminhada profissional. Isso na maioria das vezes não existe. Não existem pessoas a serem culpadas nesse artigo. O que existe é um conceito…

[0] Uma nova experiência durante a viagem pela Cabify — estudo de caso de UX

Bernard Furiatti - Em tempos de novas soluções para a mobilidade urbana e cada uma destas soluções buscando ganhar espaço em um mercado dominado pela Uber, a Cabify, nascida em 2011, tem como objetivo tornar as…

[0] A melhor ferramenta de UX para você começar a usar agora

Diego Rezende - Já se deparou com alguém perguntando “Qual é a melhor ferramenta de UX do mercado?” e pessoas respondendo com listas e listas de softwares…

[0] LGPD e UX com uma pitada de Legal Design

Priscilla Brito - Ainda continuando a série de posts sobre LGPD, existe um assunto que muito contribui para a transparência da informação, privacidade de…

[0] Product Discovery orientado pelo design

Vitor Hugo Pacheco - Desde que comecei a estudar e trabalhar com Design, a etapa de Descoberta, ou seja, aquela em que pesquisamos por dados, informações e comportamentos, é tratada pela maioria dos profissionais sem a…

[0] Brainstorming de ideias horríveis, péssimas, muito ruins

rafael frota. - Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Krista Siniscarco via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e…

[0] Análise heurística para LGPD

Priscilla Brito - Estamos, exatamente, a um ano de sermos regulamentados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Falta pouco tempo perto do tamanho do…

[0] O Nubank é a nova Apple

Vitor Ferrara - Antes de falarmos sobre o Nubank, precisamos entender quem foi a Apple, independente se você gosta ou não dos produtos, os números não mentem: A Apple é uma das empresas mais valiosas do planeta. E…

[0] Uma grande mancada como gerente de design

Letícia Pires - Nos últimos dois anos e meio, já estive em posições de gestão diferentes no time de design do QuintoAndar — uma empresa de tecnologia que está em crescimento acelerado. A primeira foi como Design…

[0] Usando o design orientado por hipóteses no desenvolvimento de produtos

Leonardo Salvador - No post anterior “Benchmarking — analise seus concorrentes antes de iniciar qualquer solução” compartilhei como utilizo o benchmarking para analisar produtos concorrentes e similares, caso você não…

[0] Aprendendo e vivendo o design thinking

Renato Poulicer - Design thinking é um mindset. É sobre resolver problemas se concentrando nas necessidades dos usuários, através de pesquisa e vivência…

[0] Como fazer um discovery no exterior

Nina Vasconcelos Simões - Em Julho desse ano eu e a Akemi Russi, Product Manager do meu time, tivemos a oportunidade de fazer parte de um processo de discovery em Nova York pelo Gympass. Assim que me deram a notícia, o…

[0] A força do visual no design de produtos

Jonny Czar - Quase toda informação que chega aos nossos olhos é absorvida consciente ou inconscientemente pelo nosso cérebro. Essa informação tem um impacto tão grande nas nossas decisões e no nosso…

[0] Os desafios de fazer design no mercado de defesa

Rafael Burity - Definitivamente, ser uma empresa especializada em soluções para missões críticas com foco em alta tecnologia que proporciona o apoio, importante e sensível, a tomada de decisão dos clientes traz uma carga de responsabilidade muito grande. Um dos aspectos mais interessantes do processo que envolve todo o desenvolvimento destas soluções é como a usabilidade se torna tão importante, além de alcançar contornos muito específicos e diferente de como é tratada no mercado. Cada sistema deste possui alg

[0] Criando um design system

Anne Mendes - Com a natureza mutável da tecnologia e dos produtos que passam de um MVP a um produto crescente de competição no mercado num piscar de olhos, enfrentamos inúmeros desafios durante o desenvolvimento…

[0] O papel do storytelling na era da experiência

Bruno Medrado - Mesmo num momento em que vemos indicativos preocupantes na economia a área de user experience segue em crescente valorização, a ponto de já existir quem fale numa possível bolha. O fato é que focar…

[0] Implantando uma cultura de UX — passo 01

Patrick A. G. Naufel - Precisamos preparar muito bem o “solo”, isto é, a mente e o coração das pessoas para receber e entender e necessidade de uma mudança.

[0] Ser gestora nunca esteve no desejo de carreira — afinal, por que isso acontece com designers?

Letícia Pires - Em março deste ano, o Lucas Chaves, hoje designer na Ioasys, me convidou para um papo super bacana em seu podcast, o Roadmap — Design e…

[0] Atenuando as dores do crescimento com UX Writing

Suzana Demetrio - Já ouviu dizer que crescer dói? Bem, a chamada dor do crescimento é comum, especialmente entre 3 e 8 anos de idade. Inclusive, os médicos…

[0] Facilitando processos operacionais com UX

Patrícia Panza - Quando comecei a trabalhar na CargoX, fiz um tour de onboarding por todas as áreas da empresa para entender como as engrenagens funcionavam. Nesse processo, percebi que diversas áreas como…

[0] A experiência entregue de bandeja

Júlio César - A experiência do usuário parece ter uma forte ligação com produtos e serviços digitais. Porém, sugiro uma reflexão: não seria melhor e…

[0] Estamos criando uma cultura insincera de feedback em design?

Bruno Canato - E manter o bom senso em relação à matéria-dura — o trabalho — de vários grupos ao mesmo tempo em cursos de educação executiva? No último ano com minha equipe de UX fiz vários experimentos, encontrei…

[0] Como me tornar pai fez de mim um designer melhor

Eduardo Insaurriaga - Desde muito pequeno trago comigo dois sonhos: ser desenhista e ser pai. Minha trajetória dentro do design abraçou o desejo de ser desenhista. Já a paternidade foi uma realização recente, para a qual…

[0] Será que maus designers estão usando “UX” como desculpa?

Fabricio Teixeira - UX Designers ficaram tão acostumados a não serem responsáveis pelo visual final do produto, que acabaram se distanciando (demais?) do…

[0] Como foi sair de uma startup para uma consultoria de design?

Vitor Ferrara - Após quase um mês de minha mudança do Rio de Janeiro para São Paulo, decidi contar minha breve história de como foi essa transição de uma pequena startup para uma grande consultoria, e o que tudo…

[0] Por que na área de UX (e na vida) fazer perguntas é mais importante do que ter respostas?

Mariana Leite de Almeida - Temos nos questionado cada vez menos, e isso é um problema, já que a qualidade das nossas soluções estão nas perguntas que fazemos.

[0] Recrutamento para pesquisa: como automatizar sem gastar 1 centavo a mais

Sheylla Lima - Existe uma forma muito simples de automatizar o recrutamento e ainda mantê-lo humanizado. Aqui eu te conto como. Uma das fases mais importantes e também mais trabalhosas de uma pesquisa é o…

[0] Projetando estímulos para uma vida mais ativa — estudo de caso de UX

Ingrid Layara - Na época em que eu estava concluindo a minha graduação, tive que pensar em um problema e aplicar meus conhecimentos de design. Acabei…

[0] Porque estudar psicologia pode ser importante para o designer?

Patricia Belo - Tenho formação em Design Gráfico e já há alguns anos trabalho como Product Designer. Embora considere meu trabalho absolutamente interessante, desenhando experiências pra facilitar a vida do…

[0] Criando a ideia vencedora de hackathon — Parte 2

Luíza Valério - Com o cérebro super ativo, ideias surgindo a todo momento e anseio por desenvolver aplicações de sucesso, vamos para o processo de ideação! À partir do momento em que se está na maratona, você…

[0] 7 passos para aproveitar o máximo de cada evento de design

Jonny Czar - A Comunidade de Design tem buscado diversas maneiras de propagar o que aprendeu nos últimos anos. Erros e acertos, metodologias e inspirações nos motivam a repensar nosso papel e melhorar como…

[0] Empreendendo e aprendendo com UX

Felipe Domeneguetti - Como foi a experiência de participar de um programa de inovação e intraempreendedorismo para a criação de um produto digital no setor…

[0] Processo de UX: definições de “pronto” e “feito” em projetos ágeis

Gabriel Feitoza - A definição de um processo de UX mais claro e conciso é essencial para que o designer não fique andando em círculos ou atirando no escuro…

[0] Criando a ideia vencedora de hackathon — Parte 1

Luíza Valério - Hackathon é a atividade que mais me traz prazer hoje em dia, meu hobby. Já participei de oito competições como Ux/Ui Designer. Em duas delas, como mentora. E, em cinco, subindo ao pódio. Aprendi…

[0] Explorando a matemática por trás dos critérios de contraste da WCAG

Luciano Infanti - Explorando a matemática por trás dos critérios de contraste da WCAG Motivação Você já precisou fazer um botão laranja? Se sim, tente se lembrar que cor de texto escolheu para o rótulo. Se estava preocupado com os padrões de acessibilidade da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) (e você deveria estar) provavelmente escolheu a cor preta. Se não, eu chutaria que optou pelo branco. Como já explorado no artigo Orange you accessible? , a maioria das pessoas tende a preferir a cor branca — e qu